+1

Táticas para Projetos Open Source

criado por João Prado Maia em 21/03/2002 9:27pm
Uma coisa que acontece muito atualmente é de pessoas imaginarem um projeto de um aplicativo open source e enviar emails para todas as listas de discussão existentes para tentar recrutar ajudantes, achando que isso irá fazer do projeto uma realidade mais rapidamente.

Isso é um erro terrível, e eu explico o porquê. Projetos open source normalmente são criados para suprir uma necessidade específica dos autores, seja uma linguagem de programação como o PHP (criada por Rasmus Lerdorf para tentar simplificar o processo de criação de sites) ou um projeto como o Linux.

Essas pessoas, os autores, também normalmente trabalham sozinhos ou em grupos pequenos de amigos / conhecidos para criar uma versão inicial desse programa. Quando acham que o mesmo já está 'usável', eles lançam uma versão inicial para o público, e pedem contribuições para o projeto.

Essa tática inicial de criação de projetos open source funciona incrívelmente bem, pois possíveis contribuidores tem algo para usar e melhorar. Pode parecer algo 'tirano' criar um programa que só serve para suprir as suas necessidades, mas as chances são altas que as suas necessidades sejam as mesmas que centenas de outras pessoas pela Internet a fora.

Tome cuidado em se tentar ser muito cordial, e não discutir seriamente as suas idéias e a sua visão para o projeto. Excesso de democracia ou de discussão em grupos de desenvolvimento é sinal de desastre.

Eu pessoalmente vi isso acontecer há alguns meses num grupo razoavelmente grande de desenvolvedores que ficavam discutindo e discutindo sobre como criar um programa bem abstrato e meio que não definido, e o mesmo acabou caindo em esquecimento. Nada acontece mais nisso, nenhuma linha de código foi escrita e de tanto discutir sobre possíveis implementações do projeto, nada foi feito.

Comentários:

Mostrando 1 - 4 de 4 comentários
Gabriel disse:
O principal problema que identifico no Open Source é que os usuários que nunca participaram de projeto algum tem sempre a infeliz idéia de pegar o seu software desenvolvido e mudar algumas coisas, colocar o nome dele e sair "vendendo"...

Temos que mudar essa mentalidade....
Caso contrario muitas pessoas nunca irão participar de projetos Open Source
28/10/2003 10:00pm (~13 anos atrás)

Gabriel disse:
Use o PHPNuke....
28/10/2003 9:58pm (~13 anos atrás)

Felipe Roman disse:
Tornar o sistema do site phpbrasil.com Open Source já que centenas de programadores de php acessam o site diáriamente, com certeza teria muitos colaboradores. Sei que por outro lado é perigoso abrir o código de um site pois outras pessoas podem aproveitar do código para abrir sites semelhantes ao phpbrasil.com mas com certeza o que faz um site como este funcionar e crescer é a sua comunidade de programadores...
Abraços, Felipe
08/08/2002 8:14pm (~14 anos atrás)

Ciro Feitosa disse:
Achei muito importante sua colocação quanto a projetos Open Source. Devemos traçar todo o caminhar desse projeto, para que não haja falhas no seu decorrer, e no seu desempenho final. Outro ponto legal, foi quanto à super-dedicação a um projeto Open Source.

[]s
25/03/2002 4:34pm (~14 anos atrás)

Novo Comentário:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)