+1

Táticas para Projetos Open Source

criado por João Prado Maia em 21/03/2002 9:27pm
Seguindo a linha de pensamento já explicada tente criar o seu projeto já pensando em possíveis contribuições, ou seja, escrevendo o seu código de uma forma limpa e fácil de se entender, com comentários e talvez até documentação sobre o que cada pedaço do código faz.

Normalmente não existe documentação no início de um projeto, mas não custa nada tentar sonhar que alguma dia isso vai acontecer ;)

Tente pensar no ponto de vista do contribuidor - se o projeto não for basicamente simples de entender ou se o mesmo não for algo divertido de se trabalhar, não vai ter nenhuma chance de alguém se interessar. Partindo dessa idéia, tente sempre criar maneiras de abrir a comunicação entre a comunidade de desenvolvedores e dos usuários do seu programa.

Isso obviamente significa criar um site específico para o seu projeto, oferecendo documentação nos processos de instalação, área de discussão como fóruns e até áreas para relatar problemas com o software. O site Sourceforge.net ou CodigoLivre.org.br existem exatamente para ajudar possíveis projetos a se organizar e a maximizar a eficiência deles.

Acho que a coisa mais importante é se lembrar que projetos open source não são algo simples de se administrar - é necessário muita dedicação, vontade de ajudar novos contribuidores e acima de tudo entusiasmo pela idéia (sem o qual fica difícil trabalhar por meses num projeto).

Comentários:

Mostrando 1 - 4 de 4 comentários
Gabriel disse:
O principal problema que identifico no Open Source é que os usuários que nunca participaram de projeto algum tem sempre a infeliz idéia de pegar o seu software desenvolvido e mudar algumas coisas, colocar o nome dele e sair "vendendo"...

Temos que mudar essa mentalidade....
Caso contrario muitas pessoas nunca irão participar de projetos Open Source
28/10/2003 10:00pm (~17 anos atrás)

Gabriel disse:
Use o PHPNuke....
28/10/2003 9:58pm (~17 anos atrás)

Felipe Roman disse:
Tornar o sistema do site phpbrasil.com Open Source já que centenas de programadores de php acessam o site diáriamente, com certeza teria muitos colaboradores. Sei que por outro lado é perigoso abrir o código de um site pois outras pessoas podem aproveitar do código para abrir sites semelhantes ao phpbrasil.com mas com certeza o que faz um site como este funcionar e crescer é a sua comunidade de programadores...
Abraços, Felipe
08/08/2002 8:14pm (~18 anos atrás)

Ciro Feitosa disse:
Achei muito importante sua colocação quanto a projetos Open Source. Devemos traçar todo o caminhar desse projeto, para que não haja falhas no seu decorrer, e no seu desempenho final. Outro ponto legal, foi quanto à super-dedicação a um projeto Open Source.

[]s
25/03/2002 4:34pm (~19 anos atrás)

Novo Comentário:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)