Varios usuarios de um programa em PHP

Enviada por Thiago 
Thiago
Varios usuarios de um programa em PHP
24 de August de 2006 às 01:31PM
Olá Amigos do phpbrasil.com

Tenho a seguinte pergunta:

Tenho um programa feito em php, que está hospedado no meu servidor na pasta "sistema", varios clientes utilizam este programa então fiz o senguinte. Criei uma pasta pra cada cliente com o conteúdo do programa

O problema reside na atualização, eu atualizo o programa na pasta "sistema" e tenho que copiar e colar pra todas as outras pastas, imagine se com o tempo eu tiver 100 pastas.

Pensei então em dentro da pasta sistema criar as pastas dos clientes, contendo o arquivo de login e conexão, e passando o nome da pasta como parâmetro pro programa, será que isto dá certo? ou existe uma solução mais facil?
Jonatas Damasceno
Re: Varios usuarios de um programa em PHP
24 de August de 2006 às 01:50PM
mas pq criar uma pasta para cada usuario?
(ou eu q nao entendi?)

[ ]s
trambulhao
Re: Varios usuarios de um programa em PHP
24 de August de 2006 às 02:38PM
vc pode fazer de varias maneiras, tipo..

nome das pastas: cliente1, cliente2, .....

<?
for($i=1; $i<=100 ; $i++){
move_uploaded_file("nome_do_arquivo", "cliente".$i."/arquivo");
}
?>

agora é só criar um função para pegar o total de pasta no servidor para jogar no lugar do 100..

Pode usar também o mysql para guarda o nome ou caminho de cada pasta... existe varias maneira de fazer, basta usar o laço pra isso.
Thiago
Re: Varios usuarios de um programa em PHP
24 de August de 2006 às 03:03PM
O que ocorre é o seguinte

Meu programa está na pata sistema...

/
-Sistema (Pasta com o programa)

pra cada cliente eu replico a pasta com o programa

/
-Sistema (Pasta com o programa)
-Cliente1 (Pasta com o programa)
-Cliente2 (Pasta com o programa)

O problema é o trabalho que dá pra atualizar....o programa é sempre o mesmo para todos os clientes e tenho que copiar os arquivos atualizados da pasta "sistema" para a pasta dos clientes... A unica coisa que é diferente de um cliente para o outro é o arquivo de conexão com o BD.
Jonatas Damasceno
Re: Varios usuarios de um programa em PHP
24 de August de 2006 às 04:20PM
cara..
e se vc manter os arquivos de sistema na pasta de sistema mesmo e no bd na tabela dos clientes vc insere os dados específicos relacionado a conexão ao bd, sacou?

tipo cria uma coluna 'dados_para_conexao' e ao carregar os dados do cliente chama tb essa coluna, sacou

[as vezes nao consigo escrever o q penso]

[ ]s
Thiago
Re: Varios usuarios de um programa em PHP
24 de August de 2006 às 04:30PM
Certo mais cada cliente possui seu proprio BD,
tinha pensado em fazer o seguinte:
/
-Sistema(Programa em PHP)
-Cliente1(Arquivos de login e Conexão)
-Cliente2(Arquivos de login e Conexão)

O cliente acessaria o endereço proprio dele

http://nomedosite.com.br/sistema/cliente1

cairia em uma tela de login, ao fazer o login ele direcionaria para o index.php na pasta do sistema, soh que o problema reside no arquivo de conexão dele que eu vou precisar para o programa funcionar, eu pensei em usar session e no BD colocar a pasta do cliente, ai no meu require fazer o seguinte

require_once($pasta_cliente/conecta.php);

para importar o arquivo de conexão..soh que tentei fazer isto com session mas não deu certo.
Jonatas Damasceno
Re: Varios usuarios de um programa em PHP
24 de August de 2006 às 04:48PM
podia ter um arquivo conectaCliente.php

e coloca nele tipo:
if ( !empty($_GET['idCliente']) ) {
$add = " WHERE id_cliente = '" . $_GET['idCliente'] . "'";
} else {
$add = "";
}

require ("conectaSQL.php");

$query = "SELECT * FROM tabela ". $add ." DESC ";

ajudaria isso?
Thiago
Re: Varios usuarios de um programa em PHP
24 de August de 2006 às 05:49PM
A grande questão é que cada cliente tem o seu BD

então o arquive de conexão do cliente1 é

<?
$conexao = mysql_connect('localhost','xxx','xxx') or die ("Falha na conexão!");
$bd_sql = mysql_select_db("cliente1") or die ("Falha na Abertura do Banco de Dados!");
?>

O script de conexão de cada cliente teria que ser usado pelo programa, por isto coloquei o

require_once($pasta_cliente/conecta.php);

ou seja se $pasta_cliente = "cliente1"
então ele vai procurar o arquivo em cliente1/conecta.php.

o problema é recuperar e mandar esta variavel $pasta_cliente para os scripts que precisam do conecta.php, o legal era usar uma session mais tentei e não consegui.
wellington
Re: Varios usuarios de um programa em PHP
25 de August de 2006 às 11:58AM
kra isso é loucura pq nao usa session ou cookie e deixa apenas uma pasta e fazr as modificaçoes pelo q eu entendi é o mmo programa pra todos so q com peqnas mudancas
minha sugestao é a seguinte
crie apenas no bd uma coluna com o nome config_perfis
ond vc colok
nome da empresa
nome cliente
imagens da empresa e assim por diante depois q okra faz o login no seu sistema o sistema vaicarregar o perfil dele e parece q o sitema foi feito so pra ele se o outro cliente logar a mma coisa tenho um assim e so o q fiz foi usar session da menos trabalho e se precisar de doenload crie uma tabela de download com os campo
id idcliente arquivo
passando a variavel do idcliente pra ele poder baixar os arq
Thiago
Re: Varios usuarios de um programa em PHP
25 de August de 2006 às 12:29PM
Blz....
Consegui fazer usando session, obtenho a configuração do cliente e registro os dados na session....

Show de bola...
wellington
Re: Varios usuarios de um programa em PHP
25 de August de 2006 às 12:31PM
HONORIO
Re: Varios usuarios de um programa em PHP
23 de December de 2022 às 08:01PM
Boa tarde Thiago, estou passando pelo mesmo problema, sou iniciante em PHP pode dar uma dica de como conseguiu com SESSION? Se possível com um pequeno fonte para analise. Desde já agradeço, HASA.
Você precisa estar logado no PHPBrasil.com para poder enviar mensagens para os nossos fóruns.

Faça o login aqui.