+2

Desenvolvimento web - 9 passos fundamentais

criado por André Sam! em 27/01/2005 2:37pm
4.) VERIFICAÇÕES

Antes de apresentar qualquer recurso que esteja implementado no site ao seu cliente, certifique-se que tudo está funcionando corretamente. Mostrar scripts falhos cria uma imagem negativa de seu profissionalismo. Verifique incansávelmente todo o funcionamento para que ao apresentá-lo você não venha a ser alvo da própria negligência. Em relação à instalação do site no servidor, sua cautela deve ainda ser maior: certfique-se de que todas as ferramentas do site estão devidamente em funcionamento, desde links à scripts em geral. Ao publicar o site, se o mesmo contiver erros e navegações imprecisas, você não estará somente afetando negativamente sua imagem, mas principalmente a imagem da empresa de seu cliente.
Além destas verificações técnicas, mantenha um foco em relação à gramática do site. Erros de português são sempre muito desagradáveis.

Lembre-se: um site é uma ferramenta de marketing; se não tivermos essa visão, o marketing da empresa irá falhar, pois que o mesmo continua a existir, mesmo que não venhamos a lhe enxergar. Assim sendo, o site não irá gerar nenhum resultado e será um conteúdo desnecessário, tornando-se GASTO, e não INVESTIMENTO.

5.) PUBLICAÇÃO

Finalmente o momento mais empolgante: a publicação final do conteúdo.
Depois de termos feito todas as verificações necessárias e de o site estar todo aprovado pelo cliente, devemos enviar todos os arquivos para o servidor e após o envio, fazermos novamente todos os testes possíveis para verificarmos que o site está em perfeito funcionamento. Um teste importante é navegarmos no site, após publicado, tanto em conexão discada como em banda larga; isso nos ajuda a ter uma idéia de como está seu desempenho nestas duas conexões.


6.) ACOMPANHAMENTO

Não basta enviar os arquivos para o servidor, testá-los e verificarmos que estão todos ok. Após o lançamento a tarefa continua, acompanhando o desempenho do site, o número de acessos, de banda que está sendo utilizado. Não somente as verificações virtuais, mas também o contato com o cliente para saber dele o que está achando do site, se está precisando implantar algo novo que se fez necessário no instante em que o site foi posto em função, são acompanhamentos que devem ser feitos periódicamente para manter a saúde do projeto.


7.) DIVULGAÇÃO

A divulgação do site é um dos pontos que mais interessa ao cliente, o que é óbvio.
Mas como fazer a divulgação? É aí que devemos usar de estratégias que possam gerar soluções à esta etapa. O primeiro passo são os sites de busca; uma solução rápida para adicionarmos o site aos buscadores é abrirmos uma conta em uma empresa como o Divulgue.com por exemplo, onde você poderá efetuar o cadastro do site de um modo mais prático e em muitas engines. Outras opções são criar nas “headers” de seu site descrições e palavras chaves que ao serem digitadas nos buscadores sejam encontradas. Além dessas, campanhas publicitárias poderão ser elaboradas em sites do gênero com banners ou pop-ups, por exemplo. Mas não somente as campanhas em sistemas virtuais: deve-se fazer com que o cliente compreenda a necessidade da divulgação do site em todos os setores em que o nome de sua empresa esteja presente. Por exemplo, se ele anuncia em jornais, revistas, rádios, televisão, deve sempre divulgar o endereço do site. Toda essa divulgação depende da aprovação do próprio cliente, pois que o investimento é dele, porém, a ética na montagem desta campanha depende do desenvolvedor, não efetuando spam, por exemplo, ou mesmo adicionando palavras chave que não tenham nada a ver com o conteúdo do site, pois que é muito chato entrar num site que não teve nada a ver com nossa pesquisa.
A estratégia deve acompanhar também a segmentação, buscando atingir com o máximo de prioridade possível um público que realmente se interesse pelo produto ou serviço daquele cliente.


8.) ADMINISTRAÇÃO

Não são raros os sites ABANDONADOS na web.
Vemos sites de grandes empresas que estão completamente atrasados em conteúdo e informações.
Planejar, conceber, testar, publicar, acompanhar e divulgar um site são serviços jogados fora quando esse site não possui uma administração no mínimo mensal. Para isso, é de uma importância absoluta que o desenvolvedor esteja sempre presente em seu projeto, oferecendo suporte, manutenção, otimização ao seu desempenho.
Em se tratando de um site empresarial, mantê-lo sem nenhum tipo de administração é imperdoável e acusa um desenvolvedor desleixado.
Você até pode pensar: “Mas o site não está sendo alterado pois que meu cliente não quer modificar”, e então eu te digo: mas você realmente mostrou à ele o poder da web? Ele está sendo informado da importância do site à sua empresa? Você está conseguindo fazer com que ele veja a dimensão real deste projeto?

Pense nisso se você pensa assim.

Essa manutenção pode lhe render um valor mensal. No momento em que você enviar a proposta de desenvolvimento para seu cliente, nela deverá conter as informações sobre a manutenção e o valor de taxa mensal para a mesma.


9.) SEGUNDA EMPRESA

Um site é uma segunda empresa.
Gera renda certa se for bem administrado e formulado.
Possibilita fechar negócios, efetuar vendas, conhecer qualidade empresarial.
Como empresa, necessita de cuidados constantes e de visão estendida à fatores futuros.
Como site, solicita sejam lhe aplicados sistemas bem definidos e de fácil interpretação por parte de visitantes leigos ou experientes em acesso à internet.

Seja você um acessor desta empresa. Seja único.
Trabalhe para seu cliente sempre com atenção às suas necessidades, conquistando-o como amigo.
Isso fará de você um profissional requisitado e valorizado.


Um grande abraço e até mais ver!

André Sam!
http://www.zunz.com.br
msn: suporte@zunz.com.br

Comentários:

Mostrando 1 - 10 de 15 comentários
Acabei de Instalar o Apache, como eu publico uma pagina HTML?, é possivel?
18/11/2006 1:44pm (~16 anos atrás)

é muito bom saber que nós iniciantes temos pessoas que possam nos dar dicas, pois ninguem nasce sabendo.
Pra falar a verdade quando eu fui vender meu primeiro trabalho eu nem sabia o que falar para meu cliente.
Garanto que se tivesse lido as colunas desse site teria saido melhor!
Mais é assim, Obrigado ae por nos dar essa oportunidade vlw cara e parabens!!!
14/08/2005 7:58am (~17 anos atrás)

Seria legal se publicasse como escrver um contrato para a negociação com o cliente
01/05/2005 2:18am (~18 anos atrás)

Alan Tygel disse:
Foi citado no artigo, mas queria salientar:

Eh muito importante que o projeto, seja site, sistema web ou software, seja feito de forma que futuras alteracoes na especificacao sejam faceis de serem implementadas.

Isso porque, todo mundo sabe que na pratica a especificacao SEMPRE vai mudar!!!

Ate!
12/04/2005 7:37pm (~18 anos atrás)

André Sam! disse:
Seguinte:

percebi que a galera ae ficou meio frustrada com a questão dos piercings e tatuagens e talz ...

antes de tudo, quero dizer que eu não sou nenhum careta, lóque do caramba ... sou bem maluco e possuo tatoo.

Mas quando me referi à questão, digo isso com base em experiência e não somente em teorias ...

a primeira impressão é a que fica, e outra, geralmente, quando vamos à uma empresa para uma entrevista, essa empresa não possui somente o nosso contato mas outros tb, para poderem avaliar qual será a melhor proposta.

Realmente o fato de tatoos e piercings, na maioria dos casos, causa uma impressão que por vezes pode ser não muito interessante, porque o povo É PRECONCEITUOSO SIM e escolhe a dedo!!!

Por isso, mantenho a idéia de que se vc possui piercings ou tatoos ou muitos acessórios pelo corpo, que procure torná-los ao menos discretos.

Como disse, o preconceito existe, mas não parte de mim pois que eu também uso tais acessórios em mim mesmo ...
08/03/2005 11:18am (~18 anos atrás)

Ray Soares disse:
Eu aprovo esse artigo, pois ele não é feito para os desenvolvedores profissionais que sabem os pontos falhos do artigo, e sim, para quem está caindo agora nesse mundo e não tem muita noção, isso é o básico, não adianta nada falar agora de UML, RUP, modelagem, etc...

E qto aos brincos e tatuagens, se nao for nada muito punk, nao tem nada a ver, o triste é ver gente de pircing no nariz, tatuagens em tudo qto é parte e uma orelha q parece arvore de natal.

Mas achei bastante intuitivo seu artigo, serve pra muita gente sim..

Abraços
08/03/2005 10:59am (~18 anos atrás)

Desculpa a sinceridade mas o artigo não é condizente com todas as realidades, para ser mais sincero ainda não é condizente nem com a maioria.

1) Não foi comentado absolutamente nada sobre engenharia de software ou metodologias de desenvolvimento. Esta foi a falha mais grave. Tornou sua técnica dos "9 passos" altamente aberta a erros e falhas.

2) Ignorou-se a prototipagem e a validação, atendo-se a uma pré-aprovação de algo que não foi realizado.

3) Recomendo retirar anéis e piercings apenas no ato da apresentação, pois isto tira a atenção do entrevistado. Dizer que brincos e piercings dão má aparência é algo um tanto preconceituoso. Eu tenho brincos e tatuagem visível, e nunca os escondi em visita a cliente (apenas nas apresentações, conforme citei). Em muitos casos isto me deu um certo ar de "modernidade" e "vanguarda", que muitos fornecedores tradicionais de tecnologia (leia-se quem visita cliente de gravata) não conseguem (comentário de um diretor de uma empresa cliente com mais de 900 funcionários num mercado bastante tradicional, o agribussiness). Má aparência é algo muito relativo, pois vestir-se de forma excessivamente formal intimida um entrevistado que esteja se vestindo de maneira informal.

4) O artigo é voltado apenas para a construção de pequenos sites estáticos, e não deve ser empregado como técnica no caso de sistemas baseados em ambiente web. Nem nos pequenos.

5) O artigo é muito voltado à "aparência" de seu trabalho e muito pouco aos resultados. Concentre nos resultados e nos prazos... Supere expectatívas! Desenvolva soluções que nem seus clientes haviam pensado. Estude o negócio de seu cliente e fale o vocabulário dele... não deixe seu cliente analisar o sistema para você. Obtenha dele apenas seus anseios e necessidades. Crie você as soluções. Poxa! Você é quem é o analista não o cliente.

Desculpe se fui sincero demais, mas achei o artigo mais "desinformador" que útil.

Uma boa dica para quem quer aprender algo sobre "Desenvolvimento de Sistemas" é ver o site http://www.rogeriobravim.com.br/bravim.htm
22/02/2005 8:52am (~18 anos atrás)

O artigo eh muito bom. Mas gostaria de alertar que existem processos de desenvolvimento de software (metodologias tais como RUP, PSP, etc) que orientam os gerentes de projeto na concepcao e elaboracao de produtos de software. E ainda mais, o UWE (extensao UML para modelar aplicacoes web) eh uma metodologia completa para projetar sites. Abracos!!!
17/02/2005 9:26am (~18 anos atrás)

Weldys Santos disse:
Eh sempre importante quando se ajuda aqueles que estão ingressando agora no mercado, muito bom o seu artigo e acho que estas iniciativas devem ser tomadas mais vezes, para que aqueles que estão começando possam sempre estar por dentro do planejamento e produção de um sistema web...
13/02/2005 7:05pm (~18 anos atrás)

Este artigo é realmente muito bom, parabéns André!!!
06/02/2005 9:31pm (~18 anos atrás)

Novo Comentário:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)