Aplicar reajuste de preços em uma tabela MySql

Enviada por Jayr Porto 
Aplicar reajuste de preços em uma tabela MySql
15 de December de 2003 às 02:10PM
Olá pessoal.

Qual a melhor forma de se aplicar um reajuste de preços em uma tabela de produtos.

Tenho a seguinte realidade.
A minha tabela de produtos está vinculada a uma segunda tabela de categorias. assim, tenho este esquema:

categoria A
produto 1
produto 2
produto 3
produto 4
produto N


categoria B
produto 6
produto 7
produto 8
produto 9
produto Z

O administrador terá a possibilidade de, acessando o cadastro de uma categoria, solicitar o reajuste de preços de todos os elementos de uma certa categoria.

Funcionamento geral:
O administrador acessa o cadastro de uma categoria. Nesta página, coloquei um link para o reajuste. Clicando nele, o administrador é enviado a um form que já contem o campo hiddem do código desta categoria, o input do percental de reajuste e o input relacionando se ACRESCIMO ou DECRESCIMO de preço.

Este form é "postado" (desculpem a verborreia) em uma página que procede a ação no db.

A pergunta é:

Vou ter de ler, recalcular e gravar produto a produto ou existe um comando direto que posso aplicar diretamente no mysql?

A forma de cálculo é bastante simples mas os complicantes são:

1 - Queria ficar livre do loop pois posso ter 10.000 produtos em uma categoria.

2 - Quero evitar overflow do Mysql.

3 - Tenho de selecionar apenas os produtos da categoria (um WHERE) e não toda a base de dados.

Antecipadamente agradeço
Re: Aplicar reajuste de preços em uma tabela MySql
17 de December de 2003 às 08:07PM
Já descobri.

Fica para registro:

Na propria mntagem da query de update, pode-se aplicar uma operação matemática ou string. Assim teremos:

$var="UPDATE tabela SET valor1=valor1*'$fator1', valor2=valor2*'$fator2' WHERE condicao";
Você precisa estar logado no PHPBrasil.com para poder enviar mensagens para os nossos fóruns.

Faça o login aqui.