2 forms em uma página

Enviada por Pedro Mendes 
Pedro Mendes
2 forms em uma página
12 de April de 2010 às 06:07PM
Amigos!

Estou precisando usar 2 forms em 1 única página. Como assim?

Tenho um campo chamado CPF e mais outros 2. O primeiro form "form1" uso para o campo CPF, onde vai jogar para a mesma página e verificar se a pessoa existe ou não. Se existir, habilita os dados dessa pessoa e habilita os outros 2 campos (que estão dentro do outro form "form2"). O problema é que o form1 ele consegue averiguar, e o outro ele não funciona. Alguém saberia me dar um help?!
Valeu!
Rubens Takiguti Ribeiro
Re: 2 forms em uma página
15 de April de 2010 às 02:32AM
Pedro, quando você tem 2 formulários, você precisa de um mecanismo para determinar se os dados vieram de um ou de outro.

Uma forma é colocar um input hidden (com mesmo "name") em cada um dos formulários, mas cada um com um valor diferente. Assim que você recebe o vetor $_POST, por exemplo, você verifica o valor do campo hidden e faz o tratamento adequado dos dados.

Outra forma é colocar um valor diferente para o atributo "name" do botão de submit de cada formulário. Esse valor precisa ser único em um formulário e em outro. Por exemplo, o "name" do "form1" valer "checar_cpf" e o "name" do "form2" valer "cadastrar". Daí você precisa testar de o $_POST possui a posição "checar_cpf" ou se possui a posição "cadastrar", para fazer o tratamento adequado.

Existem outras formas, estas que mencionei são exemplo.

Se bobiar, da pra fazer o que você quer com apenas um formulário, mas com dois botões de submit (cada um com um propósito). Basta colocar um "name" diferente pra cada um.
Você precisa estar logado no PHPBrasil.com para poder enviar mensagens para os nossos fóruns.

Faça o login aqui.