XHTML 2.0

Enviada por Rubens Takiguti Ribeiro 
Rubens Takiguti Ribeiro
XHTML 2.0
25 de January de 2010 às 01:33AM
Alguém sabe que rumo teve o XHTML 2.0 e o HTML 5?

Vi esta notícia que me assustou:
http://www.w3.org/News/2009#entry-6601

Dizendo que iam abortar o XHTML 2.0 para acelerar o desenvolvimento do HTML 5.

Eu, particularmente, torcia pelo XHTML 2.0 e por um rumo mais ofencivo para a Web semântica. O HTML 5 tem alguns recursos interessantes voltados para interatividade, mas parece que a preocupação com um XML bem formado não é o foco.

O que vocês pensam sobre isso?
Marcos Regis
Re: XHTML 2.0
25 de January de 2010 às 08:43PM
Se ler direito e ir ao FAQ perceberá que o XHTML 2.0 ia acabar sendo igual ao HTML5 no que diz respeito a parte de XML e portanto os recursos previstos em XHTML estarão presentes em XHTML 5
http://www.w3.org/TR/html5/introduction.html#html-vs-xhtml
Rubens Takiguti Ribeiro
Re: XHTML 2.0
26 de January de 2010 às 12:38AM
Puts, nem notei a Faq ali.

Mas é... o XHTML tinha muita coisa revolucionária. Me lembro de algumas: abolir "h1", "h2", "h3" (etc) e transformar tudo em "h"; poder colocar "href" em qualquer elemento. Estas coisas me chamaram a atenção e, pelo visto, não devem ir nem pra XHTML 5, já que parece que um dos motivos do HTML 5 ter ganhado foco é o fato de ele ser mais compatível com as versões antigas.

Eu acho que as mudanças radicais do XHTML 2 deviam entrar. Facilitaria bem alguns detalhes. Mas o detalhe principal, que era o da compatibilidade com XML já me deixa mais tranquilo.
Marcos Regis
Re: XHTML 2.0
26 de January de 2010 às 01:09PM
Sinceramente, a não ser que vá desenvolver algum browser, não me vejo num futuro proximo/medio preocupado com isso.
Não me acho tão bom assim para ficar preocupado em esmiuçar especificações, nem mesmo programando em JEE como faço atualmente. Embora use puramente XHTML em Java não tenho necessidades especiais que me façam procurar por esses elementos.
Rubens Takiguti Ribeiro
Re: XHTML 2.0
26 de January de 2010 às 10:26PM
Eu não pretendo fazer um browser, mas, na posição de usuário de um sistema de buscas na Web, eu torço para que existam avanços mais significativos nesta área. Talvez por preconceito, eu tinha algum sentimento de que a equipe que fazia o XHTML estava mais preocupada com isso e que a equipe de HTML 5 estava mais voltada para recursos de utilização comercial. Enfim, talvez seja tudo impressão minha.
Você precisa estar logado no PHPBrasil.com para poder enviar mensagens para os nossos fóruns.

Faça o login aqui.