Restringir a utilização de memória por virtualhost

Enviada por Rubens Takiguti Ribeiro 
Rubens Takiguti Ribeiro
Restringir a utilização de memória por virtualhost
21 de January de 2010 às 01:59AM
Alguém sabe se existe alguma forma de restringir a utilização de memória do PHP para diferentes virtualhost em um servidor Apache?

Não é restringir a memória de uso por um script PHP de acordo com seu host. É restringir o módulo do PHP como um todo de acordo com o host.

Criando máquina virtual é uma solução, mas será que existe outra que não seja com este recurso?
Marcos Regis
Re: Restringir a utilização de memória por virtualhost
25 de January de 2010 às 08:38PM
Já tentou usar
php_value memory_limit
dentro da definição do Virtual HOST?

Existe uma forma de carregar diferente modulos do PHP para diferentes VHosts. Dessa forma casa modulo pode ter suas proprias definições e ate mesmo php.ini

O cPanel usa um Apache personalizado que permite ter um php.ini para cada VHost.
Rubens Takiguti Ribeiro
Re: Restringir a utilização de memória por virtualhost
26 de January de 2010 às 12:42AM
Sim, usei. Só que memory_limit restringe a utilização de memória da execução de um script do vhost. Eu queria saber se teria jeito de restringir o módulo do PHP no Apache como um todo.

Usando máquina virtual, daria pra limitar o uso de memória por máquina e, consequentemente, o uso de memória do que está instalado nela. Mas se tivesse uma alternativa sem máquina virtual eu acharia melhor. O que você acha? Eu não conheço nada do php.ini que restringe a utilização de memória do PHP como um todo.
Marcos Regis
Re: Restringir a utilização de memória por virtualhost
26 de January de 2010 às 01:07PM
Creio que não faz sentido usar limite de memória dessa forma. Vc acabaria fazendo com que se um site tivesse muito tráfego ele volta e meia desse problemas de falta de memória.
Rubens Takiguti Ribeiro
Re: Restringir a utilização de memória por virtualhost
26 de January de 2010 às 10:30PM
Sim, mas as vezes essa é a intenção. Supondo um sistema Web muito importante e um site que tem muitos acessos, mas que não tem tanta importância. Ambos no mesmo servidor. Pensei que, neste cenário, poderia ser útil limitar o PHP como um todo.

Não tem problema o site sair do ar por falta de recursos, o importante é mantar o sistema em alta.
Rubens Takiguti Ribeiro
Re: Restringir a utilização de memória por virtualhost
26 de January de 2010 às 10:34PM
Aliás, talvez uma diretiva do Apache para limitar a quantidade de conexões por virtual host já seria bom. Não conheço tão bem o Apache pra saber se existe, preciso dar uma pesquisada. Você conhece alguma, Marcos?
Marcos Regis
Re: Restringir a utilização de memória por virtualhost
27 de January de 2010 às 02:45PM
Eu não concordo com esta forma de pensar.
Colocar Um site importante em um Servidor compartilhado para mim já é inaceitável.
Mesmo assim, como eu havia dito anteriormente, vc pode ter quantidades de memoria limitada por VHost.
Quanto as diretivas
http://httpd.apache.org/docs/2.2/mod/directives.html
http://httpd.apache.org/docs/2.2/mod/beos.html#maxrequestsperthread
Rubens Takiguti Ribeiro
Re: Restringir a utilização de memória por virtualhost
27 de January de 2010 às 09:21PM
Obrigado, Marcos. A diretiva maxrequestsperthread resolve bem o problema.

Mas sobre a divisão dos recursos em um servidor, não se trata de um plano de ação para um cenário. É o resultado de uma análise dos recursos e limitações, observando-se outras possibilidades. Eu também acharia ótimo se tudo se resolvesse com a compra de mais um servidor, mas nem tudo depende só da gente.

Acho que o mais importante é a condução dessa análise, de forma que o cliente fique ciente dos riscos e limitações que passará. No mais, as vezes precisamos torcer o nariz pra fazer algo da forma como não achamos mais adequada. Mas aí cabe a cada um decidir até que ponto fere a própria imagem fazer algo ou não.
Você precisa estar logado no PHPBrasil.com para poder enviar mensagens para os nossos fóruns.

Faça o login aqui.