+3

A Era do Bit Lascado

criado por Eduardo R. Maciel em 07/09/2003 5:34pm
Mas comentei sobre o meu colega, pois discutiamos sobre como antigamente os programadores e analistas eram mais bem qualificados. Quando toquei nesse assunto ele me contou algumas histórias como a que ele programara sistemas de RH em assembler lá pelos idos de 1970. Numa época onde você precisava se preocupar com TUDO, e não havia chamadas de sistema para auxiliar o acesso a dispositivos de hardware, desde ler cartões ou fitas e imprimir. Dizia ele que a análise demorava e era feita com muito cuidado prevendo futuras expansões e tentando visualizar todos os problemas possíveis de modo que ao iniciar a programação as chances de erros e retrabalho fossem reduzidas. Ele continuou me contando que lá pela metade dos anos 80 começaram a aparecer os PCs aqui no brasil e com eles o pessoal que "fuçava" nessas maquinas menores(antes eram só os mainframes).

Esse pessoal começou a tomar conta de muita coisa que antes era de responsabilidade dos analistas e desenvolvedores dos mainframes. Sabem porque? Porque eram mais rápidos. Desenvolviam mais rápido, entregavam em prazos menores. Obviamente que a análise não era tão profunda quanto a realizada pelo pessoal dos mainframes, muitas vezes nem havia análise. Mas os prazos eram cumpridos com folga. Até que um certo dia, tais sistemas começaram a apresentar problemas seguidamente, e não preciso dizer porque. Todos sabemos que a pressa é inimiga da perfeição. Nessa época, o pessoal do "PC" se obrigou a diminuir o ritmo e acompanhar o pessoal dos mainfames e viu que tinha muito a aprender com eles. É claro que é apenas um exemplo entre muitos que eu poderia citar, mas me lembrei daqueles casos onde o jovem quer mostrar que é rápido, eficaz, tem disposição, mas acaba esbarrando na falta de experiência.

Creio que meu colega mencionou isso com intuito de me indicar a resposta pois obviamente no mesmo momento concluí que os profissionais não eram mais qualificados antigamente. O que ocorria é que apenas OS MUITO BONS sobreviviam naquela época pré-historica do Bit Lascado. E hoje vemos uma série de péssimos profisionais saindo das Universidades devido a facilidade que as linguagens modernas nos trouxeram e que levam MUITOS a se acomodarem. Hoje, proporcionalmente ao passado, são poucos os que conhecem profundamente a linguagem com que trabalham(note que para programar sistemas em assembler, é necessário conhecimento pleno da linguagem). É claro que existem ótimos profissionais hoje em dia, mas existe um numero maior de programadores amadores, ou com pouco conhecimento(diga-se pouca vontade de aprender), isso sem levarmos em conta os famosos "picaretas" que são os indivíduos que tem uma noção de alguma linguagem e se aventuram por aí se dizendo programadores e desenvolvedores.

Existem muitos casos (eu inclusive) de pessoas que começam assim, mas se esforçam, estudam métodos de desenvolvimento, pesquisam sobre padrões, lêem livros sobre técnicas de programação, etc e evoluem consideravelmente. Mas a grande maioria permanece no limbo da ignorância(não tomem esta palavra como pejorativa, se não souberem seu significado por favor procurem antes de me encher de emails com críticas infundadas).

Não podemos nos acomodar pelo simples fato de a linguagem permitir. Ela está errada em permitir isso? Não. Ela esta facilitando muita coisa para que você se dedique ao que realmente interessa, portante faça isso.

A coisa que eu mais gostaria de ver seria o Brasil crescer cada vez mais no mundo do desenvolvimento de software. E podemos fazer isso. Basta não nos acomodarmos. Vamos pesquisar, aprender, reaprender, descobrir, criar, estudar, procurar os melhores meios e técnicas. Não se contente se fizer funcionar, procure fazer do melhor modo, da maneira mais otimizada, vais perder horas estudando um meio melhor???? Tudo bem, um dia esse tempo será recompensado. Vai desenvolver algo?? estudo TUDO sobre o assunto. Como se faz, como já fizeram, pense em como melhorar o que já existe. Todos somos capazes, só precisamos de vontade. A internet está aí e você vai encontrar o que precisa. A era do Bit Lascado já se foi, e devemos ser lembrados daqui a 30 anos como são lembrados hoje esses heróis do passado.

E alguém acha que este assunto não tem nada a ver com PHP? Pois eu acho que tem tudo a ver, e não só com PHP, mas com qualquer linguagem de programação.

Gostaria da opinião de vocês.

Abraços,
Eduardo R. Maciel
Analista de Sistemas
(e Programador PHP nas horas vagas)

Comentários:

Mostrando 1 - 10 de 14 comentários
Não há mais palavras para comentar o assunto, apenas os aplausos de todos nós.

Parabéns, Eduardo, é isso aí! E quanto à brincadeira sobre "o Sociólogo do PHPBrasil.com", acho que é isso que precisamos: mais sociólogos, que possam avaliar a situação com a clareza que você expôs.

[]'s
Rodrigo Cacilhas
22/10/2003 5:01pm (~21 anos atrás)

Aprendi a programar em assembler, e quando aprendi, fiz varias perguntas a mim mesmo como: para que aprender isso se tenho linguagens de alto nivel? Mas depois , pude perceber que aprender uma linguagem de baixa nivel, é de grande importancia para se tornar um bom programador. Acho que a linguagem C, por tratar da alocação de memória, também é uma boa para quem quer aprender a programar de verdade!
24/09/2003 2:50pm (~21 anos atrás)

Keylly Eyglys disse:
Eu acho, que isso realmente existe. Muitos que esbarram por um livro de programação, saem dizendo que sabem programar.

Mas o problema está na regulamentação da profissão, a nossa profissão não é regulamentada, não existe nenhuma lei que proteja e venha a punir falsos profissionais.

Quem sabe regulamentando, tendo um sindicato, as coisas não melhorem.
14/09/2003 5:10pm (~21 anos atrás)

Prezado Eduardo Maciel,

Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente artigo! Esse artigo é a mais pura expressãod a verdade!

Quando vc diz sobre pessoas que se valem de recuros como as linguagens ditas "visuais"( que na verdade são apenas ferramentas) para se autoproclamarem "programadores", concordo com vc!!! Há muitos hoje em dia que chegam a dizer que são programador nisso ou nakilo outro só pq um dia mexeram com um progrma como Delphi ou Visual Basic e fizeram uma telinha bunitinha, mas que depois deu um monte de pau... isso não é ser programador, isso é denegrir a imagem e profissão... se alguém aqui faz isso, como disse o Eduardo, ESTUDE, PERCA A PREGUIÇA E VÁ À LUTA, seja profissional e pare de pensar só em ganhar dinheiro... dinheiro é bom, mas não é tudo!

Um abraço, e novamente parabéns.

Rafael
11/09/2003 2:17pm (~21 anos atrás)

Parabéns pelo artigo!
Realmente, estou há dias num projeto utilizando PHP, Arrays e XML, (sem utilizar banco de dados para um sistema de imagens) e os arrays do PHP são fantásticos.
Valeu!
Bobfrank
09/09/2003 11:31pm (~21 anos atrás)

Cara este artigo foi ótimo, para mim foi um estímulo, porque eu utilizo a tecnologia PHP desde 2001 e mesmo estando na início da faculdade, eu vejo muita gente ruim por aí.
Acontece que eu já perdi muito lance bom para pessoas que acabaram de sair frescas da faculdade, falando que eram programadores, mas, na verdade eram uns enganadores. Gente que não sabe nem a diferença entre procedimento e função.
Seu artigo foi realmente um estímulo.
09/09/2003 11:04pm (~21 anos atrás)

Diogo Gomes disse:
Concordo com as afirmações do nosso amigo, e para mim, um iniciante, posso assim dizer (comecei a estudar programação e PHP em outubro de 2002), esse tipo de artigo serve para uma formação mais sólida, já que no meu exemplo, a maior parte da aprendizagem foi lendo artigos, perguntando e respondendo fóruns, ou seja, com a comunidade PHP.

Maciel, parabéns pelo artigo, e seria uma ótima idéia esse título de sociólogo do site, mas nesse caso do artigo seria mais interessante antropólogo... Um abraço.
09/09/2003 1:38pm (~21 anos atrás)

a disse:
Realmente acho que deveríamos pensar + nesse tipo de coisas!

Bem criativo ... parabéns!
09/09/2003 1:16pm (~21 anos atrás)

Bom dia pessoal,

Primeiramente gostaria de agradecer pelos comentários. Também quero aproveitar para elogiar o artigo do Sérgio que achei muito bom e me levou a escrever este aqui.
Acho que estamos no caminho certo. Apesar de ter ficado um bom tempo sem acompanhar o PHPBrasil.com, tenho percebido que o desenvolvimento brasileiro tem crescido e ganhado reconhecimento no exterior. Tenho um exemplo na empresa onde trabalho, em que estamos implantando na matriz em Portugal o sistema de front-office brasileiro, totalmente desenvolvido aqui em C.
Mas enfim, podemos dizer que temos ótimos programadores. O que não temos é educação, apoio, investimentos, e outras necessidades que nem sempre um pais subdesenvolvido (ok, ok, em desenvolvimento) pode oferecer. Mas estas dificuldades em geral são vencidas sem maiores problemas. O que não ocorre as vezes, e com um grande numero de pessoas, que devido a cultura brasileira de país tropical e colonização exploratória, que são acometidas da "falta de vontade de aprender". É uma pena, realmente uma pena. Mas é inegável a existencia deste tipo de comportamento em nosso país e, o que é pior, em níveis bem acima da média mundial.

Bem, de momento, vou deixar um pouco de lado esta questão cultural para publicar outro artigo exemplificando na prática algumas novidades do PHP5. Até porque senão, vão me taxar de o "Sociólogo do PHPBrasil", hehehe. Mas não significa que quero encerrar o assunto. Podemos continuar a discutí-lo.

Obrigado mais uma vez, e um abraço a todos.

Eduardo R. Maciel
09/09/2003 6:51am (~21 anos atrás)

Relata bem os novos tempos e técnicas de programação e relata que não mudamos nada, somente evoluimos.

Ou seja, novas linguagens, novas aplicações da tecnologia, mas o mesmo método.

Parabéns!
08/09/2003 12:59pm (~21 anos atrás)

Novo Comentário:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)