Formulários mais seguros com synchonizer token (ficha sincronizadora)
Os benefícios são inúmeros, pois esta é uma forma simples e eficiente de aumentar a segurança de um site. Sem muitos malabarismos, sem pesar no processamento...
Depois de criar um formulário de teste usando ficha sincronizadora, experimente fazer um teste salvando a página com o formulário no seu computador e tentando postar.
<h4>Bibliografia</h4>
DEEPAK, A. ; CRUPI, J. ; MALKS, D. Core J2ee Patterns : As melhores práticas e estratégias de design 1 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002. 406 p.
Depois de criar um formulário de teste usando ficha sincronizadora, experimente fazer um teste salvando a página com o formulário no seu computador e tentando postar.
<h4>Bibliografia</h4>
DEEPAK, A. ; CRUPI, J. ; MALKS, D. Core J2ee Patterns : As melhores práticas e estratégias de design 1 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002. 406 p.
Páginas:
1
2
Pois é Adir, eu concordo com você. Mas tem casos que o token deve ser utilizado. Quando os domínios da aplicação e do sistema de login são diferentes por exemplo.
16/04/2013 12:02pm
(~11 anos atrás)
E aí Bragil!
Foi uma excelente dica essa sua, gostei muito e vou começar a usar.
Usava outras tecnicas, mas achei essa mais interessante.
Tb vale ressaltar que o comentário do "Alexandre" foi muito positivo tb.
É bom ver a galera contribuindo e ajudando uns aos outros.
Vlw!
Foi uma excelente dica essa sua, gostei muito e vou começar a usar.
Usava outras tecnicas, mas achei essa mais interessante.
Tb vale ressaltar que o comentário do "Alexandre" foi muito positivo tb.
É bom ver a galera contribuindo e ajudando uns aos outros.
Vlw!
25/08/2006 6:44am
(~18 anos atrás)
Não entendi muito bem os metodos que utilizam MYSQL, poderia dar uma clareada?
11/05/2006 1:48am
(~18 anos atrás)
Ao invéz de utilizar tokens, não se podem também checar o HTTP_REFERER? Se o formulário tiver sido POSTado por um FORM em seu dominio, o HTTP_REFERER possuirá um valor valido.
10/05/2006 12:49pm
(~18 anos atrás)
Olá Herbert!
Você tem razão, os dados passarão sim... Foi um pequeno erro meu... De qualquer forma, a sessão só valerá nesse caso, se você salvar a página e já postar os dados. Entretanto, se você salvar a página para mais tarde tentar postar, com certeza não será possível... Além disso, essa técnica evita a postagem repetida se o usuário clicar no botão submit por duas vezes.
Bom, como eu já falei, é uma técnica que aumenta a segurança e a coesão do sistema, porém você pode e deve usar outras técnicas em conjunto...
Falow!
bragil
Você tem razão, os dados passarão sim... Foi um pequeno erro meu... De qualquer forma, a sessão só valerá nesse caso, se você salvar a página e já postar os dados. Entretanto, se você salvar a página para mais tarde tentar postar, com certeza não será possível... Além disso, essa técnica evita a postagem repetida se o usuário clicar no botão submit por duas vezes.
Bom, como eu já falei, é uma técnica que aumenta a segurança e a coesão do sistema, porém você pode e deve usar outras técnicas em conjunto...
Falow!
bragil
13/03/2006 9:08am
(~18 anos atrás)
Rogério, esse lance de token é ótimo e estou querendo usar, porém eu ainda não consegui ver segurança nele;
se eu gerar o formulário, salvar a página no micro e enviar os dados (sem fechar a janela do site), os dados irão passar, pois a SESSION atual ainda existe (pois a janela do formulário do site não foi fechada). O esquema de segurança só funciona se a SESSION do servidor for destruída! Tem idéia de como isso pode ser resolvido?
se eu gerar o formulário, salvar a página no micro e enviar os dados (sem fechar a janela do site), os dados irão passar, pois a SESSION atual ainda existe (pois a janela do formulário do site não foi fechada). O esquema de segurança só funciona se a SESSION do servidor for destruída! Tem idéia de como isso pode ser resolvido?
13/03/2006 8:28am
(~18 anos atrás)
não seria interessante utilizar cookies + sessions?
digo.. sendo os cookies gravados no cliente e sessions no servidor, ao carregar a pagina, seria feita uma gravação dos cookies e sessions, e depois disso, verificamos estes dados.
podemos pegar o dado da ficha, aplicar um md5 (para maior segurança) e aplicar ele como hidden nos formulásrio e endereços, fazendo uma posterior verificação com os com os dados de cookies e sessions (após aplicar o md5 também)
Acredito que assim fica mais um pouco seguro.. hehe
até..
digo.. sendo os cookies gravados no cliente e sessions no servidor, ao carregar a pagina, seria feita uma gravação dos cookies e sessions, e depois disso, verificamos estes dados.
podemos pegar o dado da ficha, aplicar um md5 (para maior segurança) e aplicar ele como hidden nos formulásrio e endereços, fazendo uma posterior verificação com os com os dados de cookies e sessions (após aplicar o md5 também)
Acredito que assim fica mais um pouco seguro.. hehe
até..
06/01/2006 11:09am
(~19 anos atrás)
Sim, david07... você pode fazer esse esquema em qualquer formulário... Além disso, incremente o seu form com aquelas imagens contendo um código que o cara tem que digitar em um campo de texto... No pear.php.net tem um classe para gerar essas imagens, se não me engano chama-se Text_captcha
Falow!
bragil
Falow!
bragil
07/12/2005 10:22am
(~19 anos atrás)
Essa dica vale para um formulário simples de um pagina de contatos? Estou sofrendo com esses lammers
07/12/2005 10:17am
(~19 anos atrás)
Taober, dessa forma qualquer mané pode acessar nosso formulário... Sim, é necessário uma "cópia" da session, pois sem ela sempre vai ser OK, visto que o código que recebe os dados do form vai verificar a presença da sessão e sempre vai dar sinal verde. Uma ótima alternativa ao hidden é manter a cópia no banco de dados.
Falow!
Falow!
21/11/2005 5:41am
(~19 anos atrás)