Carrinho de compras com OOP e Arrays
Esse é meu primeiro artigo, então sugestões serão bem vindas e críticas tbm ;D
Bom, hoje vamos criar um Carrinho de Compras simples usando OOP e arrays... Com funções de Adicionar, Remover etc...
O que é OOP?
OOP significa Object-Oriented Programming (Programação Orientada a Objeto).
Para que serve?
Na orientação a obejto usamos classes e funcoes. As funcoes ficam "dentro" das classes...
Então podemos dizer que classes são um conjunto de funcoes, mais tecnicamente, métodos.
Porque usar?
1 - O 'código' fica mais organizado, fica mais limpo e sua manutenção fica muito mais fácil e rápida..
2 - Imagine um site de grande porte onde várias pessoas trabalham no site. Seria impossível alguem que seja desorganizado trabalhar. Como seu colega de trabalho vai achar aquela bendita funcao de conectar no banco? Como ele vai achar aquele script do carrinho de compras? Várias pessoas trabalham no mesmo projeto, é preciso harmonia; e harmonia e desorganização não andam juntos.
3 - Vamos supor que seu site mude de servidor. Vc vai ter que sair em todos os arquivos mudando as senhas? Com uma classe, vc mudará apenas em um arquivo.
Criando uma classe e instanciando uma classe. Toda classe vem com um 'class' no prefixo... Exemplo:
Você acaba de criar a classe 'Aprendendo'. Lembra da organização? Use-a! Salve suas classes em arquivos independentes... Pois sempre que você precisar usála, basta utilizar um include. Com a Classe criada, para usar basta instancia-la... Para isso use:
Onde 'classe' é o nome para o qual você vai referir-se ao objeto criado. E 'Aprendendo' é o nome da sua classe(class).
Criando Metodos e usando-os:
Exemplo:
Construtores. O que é?
Construtores são métodos que são chamados automaticamente quando a classe é instanciada. Para isso, cria-se um método com o mesmo nome da classe. Exemplo:
Bom, hoje vamos criar um Carrinho de Compras simples usando OOP e arrays... Com funções de Adicionar, Remover etc...
O que é OOP?
OOP significa Object-Oriented Programming (Programação Orientada a Objeto).
Para que serve?
Na orientação a obejto usamos classes e funcoes. As funcoes ficam "dentro" das classes...
Então podemos dizer que classes são um conjunto de funcoes, mais tecnicamente, métodos.
Porque usar?
1 - O 'código' fica mais organizado, fica mais limpo e sua manutenção fica muito mais fácil e rápida..
2 - Imagine um site de grande porte onde várias pessoas trabalham no site. Seria impossível alguem que seja desorganizado trabalhar. Como seu colega de trabalho vai achar aquela bendita funcao de conectar no banco? Como ele vai achar aquele script do carrinho de compras? Várias pessoas trabalham no mesmo projeto, é preciso harmonia; e harmonia e desorganização não andam juntos.
3 - Vamos supor que seu site mude de servidor. Vc vai ter que sair em todos os arquivos mudando as senhas? Com uma classe, vc mudará apenas em um arquivo.
Criando uma classe e instanciando uma classe. Toda classe vem com um 'class' no prefixo... Exemplo:
<?php class Aprendendo { // As funcoes vão aqui! } ?>
Você acaba de criar a classe 'Aprendendo'. Lembra da organização? Use-a! Salve suas classes em arquivos independentes... Pois sempre que você precisar usála, basta utilizar um include. Com a Classe criada, para usar basta instancia-la... Para isso use:
<?php $classe = new Aprendendo; ?>
Onde 'classe' é o nome para o qual você vai referir-se ao objeto criado. E 'Aprendendo' é o nome da sua classe(class).
Criando Metodos e usando-os:
<?php // class.aprendendo.php class Aprendendo { var $materia; function escola($qual) { $this->materia = $qual; // define a var 'materia' da funcao com o valor de '$qual' } } ?>
Exemplo:
<?php // materia.php include "class.aprendendo.php"; // incluimos o arquivo onde está a classe $licao = new Aprendendo; // Instanciamos a classe $licao->escola("php"); // chamamos o método 'escola' da classe instanciada como 'licao' ?>
Construtores. O que é?
Construtores são métodos que são chamados automaticamente quando a classe é instanciada. Para isso, cria-se um método com o mesmo nome da classe. Exemplo:
<?php // class.aprendendo.php class Aprendendo { var $materia; function Aprendendo($mat = "php") { $this->materia = $mat; } } ?>
<?php // materia.php include "class.aprendendo.php"; // incluimos o arquivo onde está a classe $licao = new Aprendendo; // Instanciamos a classe e com isso, chamamos automaticamente o método Aprendendo, já que ela é um construtor... ?>
Páginas:
1
2
Novo Comentário: