0

Valida campos obrigatórios em um formulário

criado por João M L em 13/08/2002 5:28pm
Essa função garante que determinados campos de um formulário estejam preenchidos antes da submissão. Caso nenhum campo seja passado para a função, ela apenas solicita confirmação de envio. A função exige que seja passado um array. A primeira posição do array deve ser o nome do formulário. As demais devem ser o conjunto nome do campo, descrição do campo. Caso queira-se validar vários campos do formulário é só ir preenchendo o array com novos conjuntos. A função array_push, é muito útil para preencher o array, quando o formulário possui campos variáveis. formato: camposObrigatorios (char nomeFormulario, [char nomeCampo, char descricaoCampo]) O formulário deve conter a propriedade name e o método onSubmit. Veja dentro do arquivo de download um exemplo de como usar a função.
Data Autor Changelog Download Deletar
13/08/2002 5:28pm João M L - Versão 1.5

Comentários:

Mostrando 1 - 1 de 1 comentários
João M L disse:
Fabrik,

Bom, o código da função você pode colocar em qualquer lugar do seu arquivo .php (por questões de documentação, em costumo deixar todas as funções no final do arquivo). Se você quiser entender como a função funciona, depois te explico. Por enquanto simplesmente copie o código do jeito que está para seu arquivo.

Você usa a função sempre que você for definir um form do html. Ela será utilizada sempre que o formulário for submetido. Antes dos dados serem enviados para o servidor de páginas, o JavaScript consiste o mesmo.

Repare que a ação do onSubmit do form é o return do nome do formulário + 'Fcn'. Isso permite que você utilize a função do php para vários formulários no mesmo arquivo. O php constrói a função JavaScript (nome do formulário + 'Fcn').

Para que na construção do formulário o PHP saiba quais são os campos que você quer consistir, você tem que criar um array onde a primeira posição é o nome do formulário, e as demais (em pares) são o nome do campo do formulário e o nome do comapo que você quer que apareça na mensagem. Por exemplo, você utiliza codigoUsuario no formulário e na mensagem seria bom aparecer Código do Usuário.
Então você criaria um array assim: $campos("form1",$codigoUsuario,"Código do Usuário").

Qualquer dúvida me escreva.

Abraços,

João MArcos.
27/08/2002 7:06am (~14 anos atrás)

Novo Comentário:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)