Ativar suporte a SSL (HTTPS)

Enviada por Eduardo Gouveia 
Eduardo Gouveia
Ativar suporte a SSL (HTTPS)
12 de September de 2012 às 11:51AM
Bom dia!

Estou configurando um servidor de Help Desk em minha empresa, mas esbarrei no quesito segurança... como sou fanático por segurança e é minha área de interesse, resolvi desta vez fazer nosso sitema de helpdesk rodar via https (ssl).

Pois bem, configurei o apache para funcionar com o ssl e gerei as chaves utilizando estes procedimentos:

# apt-get install ssl-cert
# mkdir /etc/apache2/ssl/
# cd /etc/apache2/ssl/
# make-ssl-cert /usr/share/ssl-cert/ssleay.cnf apache.pem -days 1095

No apache:

<VirtualHost *:443>
DocumentRoot /var/www/
ErrorLog /var/log/apache2/error.log
CustomLog /var/log/apache2/access.log combined
SSLEngine on
SSLCertificateFile /etc/apache2/ssl/apache.pem
</VirtualHost>

Pois bem... quando sirvo uma página em HTML via HTTPS vai numa boa... dá aquele erro normal de certificado inválido pois não é assinado por uma empresa certificadora mas até aí tudo bem...

Agora, quando vou servir uma página em PHP, ela simplesmente não abre... a tela fica em branco... (chega a aparecer o cadeado vermelho no canto dizendo do certificado, mas nada abre).

Alguém sabe se eu tenho que habilitar algo no PHP para que isso funcione? Não consigo achar nada no Google...

Obrigado!

Um abraço,
Eduardo Gouveia.
Marcos Regis
Re: Ativar suporte a SSL (HTTPS)
12 de September de 2012 às 01:05PM
Dê uma olhada nos logs do PHP e do Apache pois página em branco normalmente indica um erro fatal do PHP antes de iniciar a entrega do documento.

Ative o FULL ERROR REPORTING para sua página no php.ini ou via este comando
error_reporting(E_ALL);

logo no inicio do documento.
Eduardo Gouveia
Re: Ativar suporte a SSL (HTTPS)
12 de September de 2012 às 04:22PM
Boa tarde!

Marcos, obrigado pela ajuda. O problema estava em permissão do diretório, onde somente o root tinha acesso de execução dos arquivos e o resto tinha somente leitura... Como é necessária a execução do mesmo, não funcionava.

Para quem precisar, o comando que rodei para mudar a permissão de execução dos arquivos para todos os usuários foi:

chmod 755 -R /var/www/PASTADOSEUSITE

O -R serve para ele aplicar a todos os subdiretórios e arquivos contidos nos mesmos.
A permissão 7-5-5 Define controle total para o root e leitura\execução para os demais usuários.

Abraço!
João Assef
Re: Ativar suporte a SSL (HTTPS)
29 de May de 2013 às 02:19AM
Permissões são mesmo um problema e temos que tomar muito cuidado com a segurança, não esqueça disso.
Você precisa estar logado no PHPBrasil.com para poder enviar mensagens para os nossos fóruns.

Faça o login aqui.