Permissões de Arquivos

Enviada por Eduardo Koelln 
Eduardo Koelln
Permissões de Arquivos
02 de May de 2002 às 03:48PM
OI,

Tenho um script que lê dados de um arquivo texto e gera uma página html. O script está en outro diretório (na raíz) para que eu não precise dar acesso de execução no diretório que contém os arquivos a serem lidos.
Só que quando tiro a permissão de execução do diretório ocorre o seguinte erro:

errno13: permission denied on line...

Então pergunto: o comando file(nome_arquivo) e/ou file_exists(nome_arquivo) precisam da permissão de execução? Existe outra forma de contornar este problema sem que seja necessário dar permissão de execução?

Desde já, obrigado a todos.

Eduardo Koelln
André de Castro Zorzo
Re: Permissões de Arquivos
02 de May de 2002 às 04:23PM
creio que não !
Daniel
Re: Permissões de Arquivos
04 de May de 2002 às 03:43AM
Existe alguns sites que hospedam PHP, principalmente os grátis, que desativam comandos de manipulação de arquivos, por motivos de segurança.
Eduardo Koelln
Re: Permissões de Arquivos
09 de May de 2002 às 12:33PM
Oi Daniel. No meu caso estes comandos não estão desativados. Mas o arquivo não consegue ser lido se eu tirar a permissão de execução no diretório. Eu creio que o comando file(nomearquivo) precisa dessa permissão para ser executado. Isto não é verdadeiro?

Um abraço e obrigado.
André de Castro Zorzo
Re: Permissões de Arquivos
09 de May de 2002 às 01:24PM
Eduardo, mas se está na raiz, qual o problema de dar permissão de execução, pois só seria possível o acesso, via telnet,etc... via browser, não é possível o acesso...
Eduardo Koelln
Re: Permissões de Arquivos
09 de May de 2002 às 08:59PM
É porque o script serve para fazer upload de arquivos para este diretório, e alguém mal intensionado pode fazer upload de um script e executá-lo...
André de Castro Zorzo
Re: Permissões de Arquivos
09 de May de 2002 às 09:33PM
mas para executar o script, não será necessário que o mesmo tbm tenha permissão para execução ?
Eduardo Koelln
Re: Permissões de Arquivos
13 de May de 2002 às 06:06PM
Sim. Mas é poo isso que o script está em outro diretório, o qual possui esta permissão.
O que não entendo é porque um arquivo que é apenas lido, pois o script que grava os dados é outro, está precisando de permissão de execução.
Será que alguém poderia fazer um teste em seu servidor, colocando um arquivo a ser lido, num diretório diferente do script que o lê, e setando o diretório (do arquivo a ser lido) com direitos apenas para leitura e gravação e verificar se ocorre tudo ok?
Tente usar o comando file(path/nome_arquivo) para leitura e o comando file_exists(path/nome_arquivo) para verificar se o arquivo existe. São estes comando que acessam os arquivos a serem lidos.

Obrigado a todos que estão colaborando.

Um abraço a todos.
Você precisa estar logado no PHPBrasil.com para poder enviar mensagens para os nossos fóruns.

Faça o login aqui.