Logo e Aqr. da Informação

Enviada por Anderson Fortaleza 
Anderson Fortaleza
Logo e Aqr. da Informação
09 de September de 2001 às 02:44PM
Olá a todos, andei brincando um pouco com o gimp e produzi um logo que pode ser da PHPBrasil já que também está se discutindo a remodelagem do ambiente (que eu acho indispensável).

Também refleti sobre a arquitetura da informaçào do site e coloquei minhas poucas idéias em http://www.afortaleza.f2s.com/phpbrasil.html que vocês podem visitar. Incluí o logo em XCF pra quem quiser mudar/complementar minha idéia.

Estou aqui para colaborar no desenvolvimento do código também e achei as idéias sobre o webring muito boas.

[]s
Anderson
João Prado Maia
RE: Logo e Aqr. da Informação
09 de September de 2001 às 05:22PM
Eu pessoalmente adorei o logo novo, e espero agora por um design interessante para complementar esse logo. Pelo o que eu pude perceber, o design vai precisar ter o fundo branco, e provavelmente o texto em preto.

Se você puder sugerir um design / layout novo usando o logo seria muito legal para começar a desenhar o novo site.

Joao
Rogério Bragil
RE: Logo e Aqr. da Informação
14 de September de 2001 às 03:28AM
Galera, eu estou trabalhando em um layout para o site, com o logo que o Anderson criou... mas por favor, não me sacrifiquem, não sou nenhum designer.

É só para colaborar mesmo, e para servir de incentivo para que outras pessoas possam ter idéias de layouts e exponham as mesmas!!!

Estou publicando algo bem arcaico mesmo, sendo que modifiquei aquilo que achei que era mais importante de início... Mas ainda está muito longe do resultado final... Ainda falta dar uma perfumaria nos links, dar um acabamento melhor em alguns detalhes, etc...

URL: http://www.rbragil.f2s.com/phpbrasil

As críticas e sugestões tanto são bem vindas, quanto vitais!!!

A mensagem "Há 10 usuário(s) conectado(s) no site." ainda não é o script php em funcionamento... É só para ilustrar, mas tenho este script em mãos, e vou conversar com o autor do mesmo para ver se podemos colocar no phpbrasil. Creio que ele não vai se importar...

Espero que seja o primeiro passo para a remodelagem de um site que já é sucesso na comunidade PHP...

Abraço!!!


Rogério Bragil
João Prado Maia
RE: Logo e Aqr. da Informação
14 de September de 2001 às 05:30AM
Eu adorei a parte do topo que você criou, e acho que vai ficar perfeita para o novo site. O meu gosto na verdade não é bem de colocar as tabelas pequenas (como 'links de php', 'downloads de php' e etc) juntos dentro de uma tabela só. Eu sei que essas tabelinhas estão na verdade coladas umas nas outras, mas parece coisa demais muito junto.

Tentei tirar um tempinho hoje a noite para criar um estilo similar alternativo, mas nao deu para fazer tudo que eu queria. Você pode ver um começo desse estilo alternativo ao seu no endereço abaixo:

http://devel.phpbrasil.com/novo.html

Por favor dê a sua opinião. Eu não sou muito bom com design, mas acho que colocando um espaço maior entre as tabelas ajuda na usabilidade do site.

Joao
Anderson Fortaleza
RE: Logo e Aqr. da Informação
14 de September de 2001 às 10:20AM
Achei legal o design, bom mesmo ! Também gostei da parte de cima mas tenho uma sugestão que é aumentar o tamanho da fonte. Uma fonte muito pequena faz com que o site inicial fique lotado demais de informações e não facilita ao usuário encontrar as informações que ele quer.

Com uma fonte maior existe menos espaço para a informação mas o usuário também não se perde logo na página inicial. Creio que uma fonte de 10pt seria bom. No mais gostei bastante, acho que lá no topo, a tab selecionada deveria ser verde enquanto as de trás poderiam ser brancas !

[]s
Anderson Fortaleza
João Prado Maia
RE: Logo e Aqr. da Informação
14 de September de 2001 às 02:27PM
Olá Anderson,

Acho que as 'tabs' em verde como estão agora está perfeito, pois combina com a cor da barra abaixo dos links tipo breadcrumb (aqui -> secao1 -> secao2).

Eu concordo com você que a seção "atual" deveria ter uma cor diferente. Que tal usar a cor verde mais escura que aparece em baixo na página ?

Sobre o tamanho da fonte, podemos testar vários tipos de fontes e colocar em páginas diferentes para ver concretamente a diferença de um para o outro. Eu vou fazer isso hoje mesmo e colocar no ar. Quando tiver pronto eu coloco uma mensagem aqui.

Joao

p.s.: brigado demais pelo logo, ficou animalesco!
João Prado Maia
RE: Logo e Aqr. da Informação
14 de September de 2001 às 03:09PM
Fiz uma versão inicial do layout com fontes maiores, usando CSS para ficar mais fácil mudar de um estilo para outro. Vocês podem dar uma olhada no endereço abaixo:

http://devel.phpbrasil.com/novo2.html

Joao
Rodrigues Comandolli
RE: Logo e Aqr. da Informação
14 de September de 2001 às 10:34PM
Sinceramente, achei q as colunas ficaram mt grandes.. e as fontes acho q ficariam melhor em tamanho 2pt... é minha opinião... Talvez colocar algo mais interessante no menu, ñ sá apenas links... menus que mudem a cor de fundo da célula ou coisa parecida ficaria legal, tipo esse site: www.tutorialweb.hpg.com.br

colocar mais algumas figs, com cores mais vivas e etc.. Essa minha opinião..
Rodrigues Comandolli
RE: Logo e Aqr. da Informação
14 de September de 2001 às 10:37PM
Ahh.. e destacar os títulos um pouco mais tb ficaria melhor, com uma figura ou coisa parecida... se vcs forem ver é só texto e texto e texto... só achei figuras no topo..
Rogério Bragil
RE: Logo e Aqr. da Informação
15 de September de 2001 às 03:57AM
Pessoal, acho que estamos no caminho certo!! Vamos palpitar mesmo!!

Quanto ao layout do site, concordo plenamente com o Rodrigues Comandolli, quanto a adicionar elementos gráficos, como figuras, ou quem sabe até algumas animações em Flash... Não coloquei nada neste preview por falta de tempo...

João, eu achei que ficou meio estranho este espaço em branco entre as tabelas na vertical. Também acho que era hora de mudar esse esquema de "um monte de tabelinhas..."

Acho que cairia bem usar algum bitmap como textura de fundo no espaço do meio, onde ficam as notícias. Algo bem suave mesmo, só prá dar um charme...

Quanto às fontes, particularmente, sou meio defensor de fontes pequenas... Acho que fica esteticamente melhor. Eu usaria fontes 10pt e 12pt, dependendo do caso, no site. Aprovei a primeira versão...

Também achei que o Anderson viajou legal na criação do logo!! Ficou demais!! Caiu como uma luva.

Dêem uma olhada em um site que estou desenvolvendo, e que por enquanto tem só um preview (links não funcionam) em http://www.icqgospel.f2s.com... Pode servir de novas idéias...

Pena que falta tempo...

Abraço a todos!!

Rogério Bragil
Anderson Fortaleza
RE: Logo e Aqr. da Informação
15 de September de 2001 às 06:02PM
A grande vantagem de trabalhar em grupo é que você não faz tudo sozinho, aqui está minha contribuição para a definição do site:

http://www.afortaleza.f2s.com/phpbrasil

Obviamente que tudo lá é fictício, só alguns liks talvez funcionem. O grande desafio está sendo fazer com que o site seja o mesmo em todas as renderizações, tanto no Gekko, I.E., KHTML, Opera. É difícil mas o mais próximo que chegarmos será melhor.

Observações:

* A barra de menu está com aquele espaço embaixo
* Tirei a tabela de menu já que existe a barra
* Incluí uma tabela de fóruns
* Modifiquei o style.css
* Fundo amarelo (é amarelo aquilo ?)
* O foco do site é desenvolvimento e não notícias
* Fotos dos autores para um ambiente pessoal

Ainda tenho outras idéias gráficas. Vamos continuar desenvolvendo esse ambiente que eu tenho certeza, vai ajudar a comunidade PHP no Brasil a crescer.

nEle sempre
Anderson Fortaleza
Rogério Bragil
RE: Logo e Aqr. da Informação
15 de September de 2001 às 06:51PM
Anderson, gostei desse lance de, ao invés de dar ênfase às notícias, dar ênfase aos artigos enviados por colaboradores, incluindo a foto dos mesmos... Isso dá uma maior impressão de comunidade ao phpbrasil.

As notícias podem ficar em um segundo plano, exibindo-se apenas 3 ou 4 notícias mais recentes e colocando-se um link para as notícias mais antigas.

Só acho uma coisa: deveria ser feita uma barra de navegação principal, do lado esquerdo mesmo, com os links para as seções do site, e colocar os links para os melhores tutoriais, scripts e top downloads na parte de baixo da página. Dêem uma olhada no visual do www.mundophp.net para vocês verem o que eu tô falando.

Vou dar uma mexida agora prá ver se sai alguma idéia nova...

Fui!!


Abraço a todos!

Rogério Bragil
Rodrigues Comandolli
RE: Logo e Aqr. da Informação
16 de September de 2001 às 02:44AM
E ae pessoal!

lá venho eu denovo apenas falar, por enquanto vou falar apenas porque estou mt sem tempo, mas assim que puder colaborarei na prática.

Como vimos estamos cada vez melhorando no design, mas acho que pode ser melhorado muito ainda, quem sabe colocar algo mais "redondo" nas tabelas? está td quadrado, e concordo com o João, este verde que está aqui no phpbrasil agora está mt bom, mas tb acho q poderíamos usar outras cores, como o azul, o amarelo e depois tracar os tons... assim o site fica vivo e ñ fica escandaloso.

Concordo em colocar as atualizações, colaborações e etc, ao ionvés das notícias, para elas agente arruma um lugarzinho :). Tb concordo em deixar o menu com na parte esquerda TB.. quem navega já está acostumado com o menu por ali..

E meus sinceros parabéns ao Anderson, o logo fico d+!

Gostaria de reforçar tb, que seia uma boa reforçarmos os títulos.. vamos colocar mais figurinhas gente! Claro, ñ vamos colocar umas fotos enormes... nós ainda vamos conseguir fazer um layout atraente, moderno, leve e bem organizado! Agente chega lá!

Abraços

Rodrigues Comandolli
Rogério Bragil
RE: Logo e Aqr. da Informação
16 de September de 2001 às 04:34AM
Dei mais uma mexida, mas como eu havia dito, não sou designer, e a ajuda de alguém que entenda de design neste momento seria muito interessante!

Rodrigues, tenta arrumar um tempinho para mostrar suas idéias... Também acho que seria interessante mudar o esquema de cores do site. Sair dos tons verdes, adotar outro esquema de cores totalmente diferente do atual, sei lá...

O que eu fiz desta vez foi dar uma limpada. colocar em segundo plano aquilo que não era interessante... O espaço que sobrou (lado direito) pode ser usado para alguma coisa...

Dêem uma olhada: http://www.rbragil.f2s.com/phpbrasil

Abraço a todos!

Rogério Bragil
Rodrigues Comandolli
RE: Logo e Aqr. da Informação
16 de September de 2001 às 03:08PM
Pode deixar.. vou ver se consigo um bom tempinho, ae é só me inspirar.. olhei o seu último modelo Rogério, algumas coisas que vc fez melhorou, como dividir os itens do menu com akelas linhas.. mas acho q o menu fico mt largo... mas vamo lá.. ñ sou nenhum designer profissional, apenas li mt conceitos e coisas do tipo..

É isso ae! vamos levantare cada vez mais a bandeira do PHP aqui no Brasil!
João Prado Maia
RE: Logo e Aqr. da Informação
17 de September de 2001 às 03:56AM
Eu adorei o novo design que você criou, especialmente o seu uso de cores suaves / pastéis no fundo e nas tabelinhas de conteúdo. Na minha opinião esse layout está bem simples e rápido (com relação ao download do arquivo HTML) e vai ser um ótimo candidato para o layout final do site.

Percebi alguns problemas e consertei o HTML em alguns lugares e também mexi no HTML / CSS para funcionar corretamente no Netscape (4.7*) para windows. Dê uma olhada no código do novo2.html e também do ie.css (eu renomeei o arquivo style.css para ie.css para browsers Internet Explorer).

Um dos piores problemas na minha opinião é que nessas versões mais antigas do Netscape, os links do site não irão mudar com relação ao 'a:hover', então os links ficarão sempre como preto, e isso dificulta bastante a usabilidade do site - o usuário demora demais para descobrir o que realmente é um link (pois o mesmo nao é sublinhado) e o que é texto normal.

A minha solução para isso é usar 2 (ou talvez até mais) arquivos CSS, mostrando o estilo correto para cada browser. No caso do Internet Explorer, iremos usar a versão ie.css, e para o Netscape (versoes antigas) iremos usar o netscape.css. Dê uma olhada em http://devel.phpbrasil.com/css/ie.css e http://devel.phpbrasil.com/css/netscape.css para ter uma idéia do que estou falando.

Sobre o layout da página agora, eu realmente adorei o estilo. Eu ainda preciso fazer várias adições à página principal, como uma nova tabelinha para mostrar a foto de membros do site (que será atualizado para um membro diferente a cada 10 minutos) e outras coisas.

Um pedido que eu faria a você é mudar o logo do site para usar o slogan "colaboração <-> comunidade" ao invéz desse "php com um jeitinho brasileiro..." atual. Se você tiver alguma sugestão para um slogan melhor, eu estou aberto a ela!

Joao
nobody
RE: Logo e Aqr. da Informação
17 de September de 2001 às 09:23PM
http://www.acz.f2s.com/new_phpbrasil.html... minha sugestão!

Abraço,
André de Castro Zorzo
João Prado Maia
RE: Logo e Aqr. da Informação
17 de September de 2001 às 09:45PM
Olá André,

Seria legal se você pudesse completar esse design com as tabelinhas de conteúdo, se é que você quer as mesmas nesse layout. De qualquer maneira, fica difícil decidir num layout sem ter um exemplo de página completo para ver o design em geral.

Joao
nobody
RE: Logo e Aqr. da Informação
17 de September de 2001 às 09:53PM
ok... assim q tiver mais um tempinho, colocarei mais algumas coisas(idéias)...


Abraço,
André de Castro Zorzo
Rogério Bragil
RE: Logo e Aqr. da Informação
17 de September de 2001 às 10:17PM
André, ficou massa esse menu!

O problema é o seguinte: colocar TUDO dentro dos menus também deixa o site com pouco impacto visual... O legal é usar o menu para abrir espaço para outras coisas na página, outros elementos, etc.

Outro problema: Testei essa página no Netscape 4.7 para Windows e o menu simplesmente não aparece... E muitos usuários do PHP Brasil usam Linux+Netscape...

Esperamos ansiosos uma versão final do seu layout!!

Abraços!!!


Rogério Bragil
Rodrigues Comandolli
RE: Logo e Aqr. da Informação
17 de September de 2001 às 10:27PM
Sou eu de novo... eu estava começando a fazer um layout para o phpbrasil, qd me perguntei: Será que devo colcar área p/ publicidade?
Foi qd cheguei a conclusão de q era melhor postar essa pergunta aqui..

Nós devemos colocar uma área p/ publicidade?

Na minha opinião é extremamente importante uma... ñ digo p/ fins comerciai$, mas sim p/ podermos divulgar o phpbrasil mais e com mais facilidade... me responda p/ eu poder continuar a fazer o laouyt..

[ ]'s, Rodrigues
João Prado Maia
RE: Logo e Aqr. da Informação
17 de September de 2001 às 11:01PM
Eu estava realmente pensando em talvez abrir um espaço para banners na nova versão do site. Poderia ser aberto para banners de sites brasileiros sobre PHP, para tentar incentivar novos sites a serem criados e também popularizar mais a comunidade interna de desenvolvedores. Isso seria gratuito obviamente.

Por outro lado, eu também não estou mais fechado à idéia de abrir o espaço para banners de empresas / produtos, pois seria legal ganhar dinheiro pelo o eforço que eu tenho dado para o site. Antigamente eu achava que isso iria denigrir a imagem do site ou iria fazer com que o site perdesse crédito entre o público, mas acho que as pessoas entendem a situação.

A minha resposta então é que espaços para banners seriam bem-vindos. Uma outra coisa muito importante é a criação de banners para o próprio PHPBrasil.com, onde os usuários e o público em geral poderia adicionar o banner do site nas suas páginas pessoais. Vocês tem sugestões para banners ?

Joao
Rodrigues Comandolli
RE: Logo e Aqr. da Informação
17 de September de 2001 às 11:19PM
Bom, então eu vou coemeçar a fazer o layout com uma parte p/ publicidade, o banner eu penso depois, mas acho uma boa a área de publicidade para divulgar novos sites que tem conteúdo bom... assim ajudamos a todos ;)

ahh, mas queria avisar q pro ñ ter mt tempo vou fazer o site sem os files css, depois agente vai apromorando...

Abraços, Rodrigues
Rogério Bragil
RE: Logo e Aqr. da Informação
18 de September de 2001 às 01:56AM
Maravilha Rodrigues! Quanto mais layouts, melhor!!!

Eu também não estou usando .css ...

Dei uma alterada na imagem do topo do layout que eu fiz, e mexi também em algumas coisas na página... Confesso que ficou melhor!

Vejam em http://www.rbragil.f2s.com/phpbrasil

E sobre o webring? Como será feito? Vai existir um pequeno frame na parte inferior da página? Ou de outra forma?

Abraços!!


Rogério Bragil
Você precisa estar logado no PHPBrasil.com para poder enviar mensagens para os nossos fóruns.

Faça o login aqui.