Um novo PHPBrasil

Enviada por João Prado Maia 
João Prado Maia
Um novo PHPBrasil
17 de August de 2001 às 03:03AM
Eu pretendo criar um novo tipo de site para o PHPBrasil. Quero que o mesmo seja conhecido no Brasil e até internacionalmente como um ponto de colaboração e desenvolvimento em PHP, com programadores PHP que se importam com a qualidade do trabalho que criam, e querem ser reconhecidos por isso.

Acho que a parte mais importante no dia a dia de um programador é ser reconhecido como um bom profissional, e mostrar confiança e controle completo sobre o que se faz.

Eu imagino o PHPBrasil como um site voltado à colaboração e comunidade entre os desenvolvedores em PHP no Brasil. Imaginem uma comunidade de usuários do site onde as pessoas se conheçam pelo uso do site, pela ajuda mútua em projetos comerciais ou projetos opensource.

O que quero criar para o futuro do PHPBrasil é um site onde isso seja possível, onde os desenvolvedores profissionais de PHP brasileiros possam se ajudar, e ser reconhecidos por isso. Pretendo criar um sistema de comunidade, onde as pessoas que mais ajudam na mesma recebem "pontos" que serão então usados para criar um "ranking" de desenvolvedores registrados do site.

Esse sistema irá colher os dados de contribuição ao site, como scripts que foram enviados para o site (quanto mais downloads mais pontos o autor ganha, e por aí vai), artigos que o usuário pode submeter para o mesmo e etc. Tudo isso será adicionado nesse ranking, e os membros mais ativos dessa comunidade irão se sobresair.

Pretendo com isso criar uma atmosfera de ajuda e colaboração para o site, mas ao mesmo tempo usando esse sistema para futuras "recompensas" para os membros mais ativos. Será possível por exemplo criar sistemas de publicação de ofertas de emprego, e usar o sistema de "ranking" do site para ajudar as companhias a escolher o candidato mais apropriado para uma certa vaga. Por exemplo, com o sistema de "ranking" será muito fácil mostrar os melhores desenvolvedores do site em um tópico específico como a geração de imagens dinâmicamente com PHP pelo módulo GD.

Essas são só algumas idéias que eu tenho tido, e espero que elas sejam interessantes para a comunidade de desenvolvedores atuais do site. Acredito que essas idéias irão ajudar ainda mais a popularidade do PHP no Brasil, e possivelmente ajudar também alguns desenvolvedores a se destacarem como profissionais talentosos.

Qual seria o seu comentário ? Por favor comente e vamos elaborar um novo site juntos, para o nosso benefício mútuo!

Abraços,
João Prado Maia
Eduardo Hiroshi Nakamura
RE: Um novo PHPBrasil
17 de August de 2001 às 05:08AM
A criacao de um F.A.Q do forum e um webring(comunidade) seria duas coisas que noto que seu site ainda nao tem.
De resto te desejo umaa boa sorte.
João Prado Maia
RE: Um novo PHPBrasil
17 de August de 2001 às 06:56AM
Como assim exatamente ? Você está se referindo à um sistema de FAQ para o "uso" do Fórum, ou você quer algo como uma seção de FAQ com as perguntas mais comuns, e por consequência, aparecem demais nos fórums ?

Um sistema de Webring seria interessante também, boa idéia !

Obrigado pela contribuição Eduardo

Joao
Edemilson Lima
RE: Um novo PHPBrasil
17 de August de 2001 às 09:28AM
A idéia é muito boa, e estaremos apoiando você no que precisar! :-)
Você pretende implantar também algo como o sourceforge.net, onde projetos opensource em php exclusivamente brasileiros poderão se desenvolver?
O site poderá ter um cadastro de profissionais, com muitas informações sobre a pessoa, desde sua formação escolar, cursos, etc, até mesmo o seu status atual (empregado, desempregado, free-lancer, autonomo, estudante, etc).
A idéia dos artigos é muito interessante, podemos colaborar com bons tutoriais sobre coisas específicas, principalmente as que os brasileiros mais necessitam como: validação de números de documentos nacionais, emissão de boletos de bancos brasileiros, inegração de transações online com cartões de crédito das operadoras nacionais, cálculos de impostos, etc. Enfim, diversas coisas voltadas especificamente às nossas necessidades, em bom português e que não se encontram em sites americanos. Mas não apenas isto é claro! :-)
João Prado Maia
RE: Um novo PHPBrasil
17 de August de 2001 às 09:40AM
Eu não sei se seria uma idéia boa para o próprio site entrar nesse tipo de "território". Por um lado seria uma experiência de aprendizado interessante, mas eu pessoalmente não tenho tempo sobrando para administrar problemas com projetos (como CVS e etc) e também não tenho a opção de decidir sobre o servidor no qual o PHPBrasil.com roda (ele é de um amigo).

Talvez fosse mais correto apoiar o esforço de sites como o Codigoaberto.org.br, que disponibiliza as mesmas características do Sourceforge.net. De qualquer maneira, talvez fosse uma boa idéia criar uma seção de projetos tupiniquins, onde usuários do site poderiam adicionar as informações sobre os seus projetos e conseguir ainda mais divulgação e reconhecimento pelo seu trabalho.

E sim, um outro amigo me sugeriu criar algo como um tutorial, mas algo mais simples e curto. Seria obviamente mais fácil conseguir escritores dessa maneira, e também de gerar mais discussão sobre os próprios tutoriais.

O que você acha ?

Joao
Edemilson Lima
RE: Um novo PHPBrasil
17 de August de 2001 às 09:50AM
Bom, se já existe codigoaberto.org.br, temos mais é que apoiar o que já está em andamento. :-)

Sim, a seção de projetos tupiniquins poderia ser algo como o: http://www.hotscripts.com/PHP/Scripts_and_Programs/

Quanto aos tutoriais, poderia ser feito algo como o phpbuilder.com, onde colaboradores do site postariam seus artigos ou tutoriais e as pessoas teriam um mini-fórum para discutirem aquele artigo ou turial em questão. Veja um exemplo: http://www.phpbuilder.com/columns/akent20000610.php3

Bom, toda idéia é válida, a participação do pessoal é que irá decidir o melhor rumo a ser tomado. :-)
João Prado Maia
RE: Um novo PHPBrasil
17 de August de 2001 às 10:22AM
É verdade, é importante apoiar esse site que tenta abrir os olhos dos desenvolvedores brasileiros para a filosofia opensource.

Sobre a seção de projetos, essa seria realmente uma boa idéia. O layout seria obviamente um pouco diferente, mas a idéia é válida de qualquer maneira.

E sobre os tutoriais, a seção atual do PHPBrasil.com já tem esse mini-fórum, mas o processo de submeter novos artigos / tutoriais deveria ser mais simples e fácil para que possíveis contribuidores não tivessem que se preocupar em como fazer para realmente submeter a mesma.

Acho que as palavras-chaves na minha idéia são "colaboração" e "comunidade". Precisamos pensar em como cultivar uma comunidade de verdade, e como fazer para simplificar a colaboração entre os membros do site.

Eu acredito que a idéia de pontos e ranking para os membros do site seja uma boa saída, onde os melhores desenvolvedores serão reconhecidos pelo seu trabalho. Esse reconhecimento vale tanto para o lado pessoal como para o lado profissional, pois os desenvolvedores mais conhecidos e respeitados irão conseguir empregos ou projetos freelancer mais facilmente que os outros.

Enfim, eu queria saber sobre os seus comentários e sugestões de como simplificar a colaboração entre os membros do site. Compartilhem suas idéias !

Joao
µº»¤ Cö/|/|@nd ¤µº»
RE: Um novo PHPBrasil
17 de August de 2001 às 04:53PM
Achei muito interessante todas idéias, mas como sou mais da área de distribuição de tutoriais, já que tenho meu site exatamente para isso (www.tutorialweb.hpg.com.br). Bom como sou iniciante no mundo php, por enquanto poderei apenas ajudar o PHPBrasil.com e os desenvolvedores a DIVULGAR seu trabalho, mas principalmente seus tutoriais! Por enquanto estou reformando o site, mas em breve estará apto para todos "postarem" seus tutoriais!

Por enquanto é só nisto que posso colaborar!

qualquer coisinha meu uin é 99367266

Blz!
Eduardo Hiroshi Nakamura
RE: Um novo PHPBrasil
18 de August de 2001 às 06:05AM
O FAQ era sobre as perguntas mais frequentemente aparecem no forum ja cansei de ver muitos perguntando.
Outra dica seria uma lista de editores para PHP.
Paulo Vitto Ruthes
RE: Um novo PHPBrasil
20 de August de 2001 às 01:24AM
editores para PHP?
isso é uma ÓTIMA idéia, mas sabe qual o problema Eduardo?
SEMPRE tem gente que não procura e espera que caia do céu, nem mesmo procura em sites de programas é mole?
mas aqui vai uma contribuição:

Windows:
- TextPad
- PHPEd
- DreamWeaver
- PHPEditor
- HomeSite
Linux:
- VIM
- Joe
- Bluefish
- Moleskine (www.moleskine.f2s.net)

Windows: www.downloads.com
Linux: www.linuxapps.com www.freshmeat.net
Eduardo Hiroshi Nakamura
RE: Um novo PHPBrasil
20 de August de 2001 às 05:46AM
Certo Paulo, mas nao prescisava colocar uma lista, se ouvesse um contador de quantas vezes ja fui ao freshmeat e ao source forge, ele ja estaria estourado
; esse foi apenas mais um toque para o Joao melhorar o site.
http://www.itworks.demon.co.uk/phpeditors.htm nesse endereco voce vai achar uma lista de editores de PHP.
O editor que uso e o vi, o vim tambem e muito bom, de vez enquando uso o blue fish.
Gosto da linguagem PHP principalmente por que ela e feita em C e a sintaxe dela e meio parecida, pelo mesmo motivo tambem gosto de Java, Javascript e Perl. Como ja da para perceber sou fanatico por C/C++, alem de assembly e Linux (ou Unix).Tambem participo do PHPBuilder.
bodhisattva
RE: Um novo PHPBrasil
23 de August de 2001 às 03:21AM
Ola Todos!
Tenho alguns pareceres sobre o que jah foi dito...

::Sobre colaboração X reconhecimento
gostei muito da idéia de se encaminhar a concepção da phpbrasil.com de forma a se tornar um centro de colaborações entre desenvolvedores.
Um coisa que se tem que olhar mesmo é justamente o que eh que falta na internet brasileira em relação a conteúdo de PHP? Vejo muitas pessoas reclamarem de que não existe muito material em portugues sobre PHP. Isso eh algo a se considerar como enfoque.
Para falar a verdade não gostei muito da idéia do reconhecimento... Não gostei poque o termo estah sendo usado no sentido de recompensa... e não acho que o que realmente traz estimulo a um programador seja recompensa e sim o reconhecimento no sentido essencial da palavra. Um lado ruim desse "reconhecimento" dentro da phpbrasil.com na minha opinião é que isso traria um sentimento de disputa individualista e não um sentimento de comunidade realmente... Essa recompensa pra mim seria um fator de desagregacão e não de união... E sabendo que a intensão é a colaboração e a comunidade... Não vejo muita lógica nisso...

Acho interessante a idéia de se ter uma comunidade que estaria dividida em projetos... Isso daria uma idéia de comunidade e de coletivo muito maior! Poderiamos definir projetos que a comunidade como um todo teria que colaborar(ou não hehehehe). Sendo que assim estariamos ao mesmo tempo reunindo a comunidade brasileira em apenas um lugar como tambem produzindo produtos novos e nacionais para a web!
Poderia existir um forum para se decidir os nvoos projetos...
Um ambiente de gerenciamento de equipes ou de projetos...
os rojetos poderiam ficar na propria codigoaberto.com.br... a phpbrasil soh ficaria realmente responsavel pelo manejamento das pessoas entre os projetos...

Enfim... tenho mais ideias...

Fica pra mais tarde

P AZ!
Carlos Lorenz
RE: Um novo PHPBrasil
28 de August de 2001 às 07:36PM
Olá,

Parabéns pela brilhante idéia. Acredito que esta seja uma iniciativa que irá mudar radicalmente o conceito do PHPBrasil como site de ajuda a programadores. O sistema de pontuação para participantes, elevará o interesse de todos por uma participação mais efetiva na vida do site. O resultado disto será, sem dúvida uma comunidade unidade e atuante. Sou um iniciante no PHP, mas acho que, definitivamente, encontrei uma porta de entrada e tanto no PHPBrasil.com
Fernando Domingues
RE: Um novo PHPBrasil
01 de September de 2001 às 03:29PM
Eu tenho 13 anos e já dou digamos que um desenvolvvedor em PHP razoável, não faço nada de extraordinario mas sei lidar com PHP/MySQL.
Realmente a idéia é muito boa mesmo, já que o PHP é muito pouco utilizado no Brasil.
Boa Sorte!
bodhisattva
RE: Um novo PHPBrasil
02 de September de 2001 às 07:20AM
Poderiamos marcar um chat no irc para conversarmos mais objetivamente sobre essas ideias!
O que acham?

Joao! Kd vc man?

P AZ
Alex
RE: Um novo PHPBrasil
05 de September de 2001 às 01:05PM
Na minha opinião , para tornar o site a "casa" do programador php brasileiro , devemos deixar evidente o quanto eficiente e superior é o php em relação a outras linguagens. Comparativos phpXasp , phpXjsp , phpXalgumacoisa sao argumentos importantíssimos para a adoção em massa da linguagem. Qum está no mercado de trabalho sabe que a soluçao IIS/asp é facílima de ser adotada e é tomada pelos administradores de rede como a mais simples de manter e implantar. Concordo que instalar/configurar um servidor Unix/Linux para rodar php e seus diversos módulos não é tarefa pra qualquer um e somada ao comodismo/falta de preparo em que se encontram esses "administradores" de rede , acaba sendo a mais usada. Podemos contornar isso com tutoriais do tipo "Instale e configure seu servidor Windows/Linux/Unix/OutroSO para rodar php" feitos por quem tem experiência no assunto . Comunidade tem que deixar de ser uma palavra bonitinha e temos que fazer essa palavra se tornar realidade. Fórums bem organizados e filtrados, listas de emails que realmente funcionem e cubram estritamente o assunto php. É também primordial que tenhamos uma área direcionada para quem está na dúvida quanto a adoçao da liguagem , algo como "Por que usar php" onde colocaríamos testemunhos convincentes, sites nacionais que usam php.
Concordo que o layout do site é leve e deixa ele extremamente rápido , porém acho que devemos ter uma cara mais profissional, com design leve sim , mas ao mesmo tempo algo que cause um bom impacto visual. A InfoExame publicou uma vez o endereço das listas de email sobrre php e creio que com áreas direcionadas a iniciantes eles colocariam o link do site na revista gerando um bom tráfego.
Quanto ao sistema de pontuação eu não concordo. Temos que ser uma comunidade e creio que competição não cabe neste conceito.
E por último , reforçar a área de empregos , deixando visível na página principal as últimas vagas cadastradas.
Rodrigues Comandolli
RE: Um novo PHPBrasil
05 de September de 2001 às 04:49PM
Concor plenamente com você Alex, em todas questões. Mas uma coisa que acho que devo reforçar, não coloquem esse sistema de pontuação! Na minha opinião vai ser terrível... temos que nos ajudar não em troca de algo como isso, e sim em troca de um grande obrigado ou até mesmo para nosso próprio apaerfeiçoamento.

É isso.
Rogério Bragil
RE: Um novo PHPBrasil
06 de September de 2001 às 03:06AM
Ótima colocação essa de fazer comparativos com outras linguagens... Eu, por exemplo, comecei estudando ASP e simplesmente desanimei... Desanimei do modo como as coisas funcionam no império Micro$oft, somente empurradas pelo capitalismo... Além de não encontrar o "calor humano" do pessoal do software livre...
A palavra comunidade significa "comum unidade", e a nossa unidade em comum é fazer deste site uma verdadeira parada obrigatória para webdevelopers, e não só de PHP...
João Prado Maia
RE: Um novo PHPBrasil
06 de September de 2001 às 03:08AM
Olá novamente,

Não tenho tido muito tempo para responder as mensagens daqui do Fórum, mas podem ficar certos que estou lendo todas elas. O sistema de pontuação que eu propus parece ser meio problemático, mas acredito ainda na idéia e gostaria de tentar explicar mais profundamente para que isso serviria.

Antes de mais nada, queria dizer que não quero implantar o sistema de pontuação para conseguir mais usuários e tentar fazer do site algo extremamente comercial. O sistema de pontuação servirá para dar algo de volta para aqueles usuários do site que ajudam no mesmo, para que eles tenham no mínimo um reconhecimento da própria comunidade.

Acho que é muito importante também analisar a história do próprio site, e do cenário atual de sites relacionados à PHP direcionados a brasileiros. O site foi criado e levado ao ar em Novembro de 2000 e ele tinha grandes metas, de criar um site de recursos sobre PHP para programadores brasileiros, experientes ou não. De certa forma o site foi bem sucedido, criando um recurso bom para programadores, mas os meus objetivos pessoais eram muito maiores.

Como um site que precisa de conteúdo <b>voluntário</b> para sobreviver, podemos ver que o número de tutoriais, artigos e etc não é tudo lá que poderia ser. Uma coisa que eu aprendi com esse site é que achar voluntários para ajudar num site com conteúdo e etc é extremamente difícil. O que passei a pensar então foi: "Como conseguir mais voluntários para o site ? Como fazer com que essas pessoas recebam reconhecimento o suficiente que façam com que elas queiram contribuir ?"

A única idéia que eu tive foi esse sistema de pontos ou "ranking". Será um sistema abstrato, onde o usuário que esteja no topo do ranking não é o mais importante do site, mas o ranking dele mostra as contribuições para a comunidade.

Eu conversei por várias horas com o Lucas (aka bodhissatva) no IRC e não consegui entender como que a competição pelos pontos, que eventualmente só vai significar mais informação e conteúdo disponível para outros usuários do site, vai ser algo ruim.

Aqui nos Estados Unidos existe algo meio similar, que talvez alguns de vocês vão achar que não tem nada a ver, que é as Escoteiras (ou seja lá qual for o nome do grupo). São garotinhas do primeiro grau que vendem caixinhas de cookies para as pessoas que elas conheçem, e quem vende mais recebe uma recompensa. O dinheiro da venda desses cookies volta eventualmente para o próprio grupo de Escoteiras, e elas fazem viagens pelo Estados Unidos com o dinheiro, como para o Big Canyon e etc.

Como pode a competição similar por mais pontos no PHPBrasil deixar de beneficiar o próprio site ? Com o sistema de pontos, quanto mais um usuário <b>contribuir</b> (lembrem-se, isso é escasso atualmente) no site mais ele recebe pontos. E quanto mais ele contribui, mas os outros usuários não-experientes de PHP terão informação de como começar, de como um administrador de sistemas terá para instalar o PHP num sistema Solaris e etc.

Acho que existe uma diferença fundamental entre competição "capitalista", onde tudo vale para ganhar mais e ter mais lucros, e a competição entre quem ajuda mais numa comunidade de programadores.

Joao Prado Maia
Alex
RE: Um novo PHPBrasil
14 de September de 2001 às 02:38PM
Eu entendo seu ponto de vista João , mas creio que o "Amor a camisa" seria algo muuuito mais interessante , deixar quem gosta do site e se identifica com a ideia de comunidade contribuir livremente como aconteceu comigo. Não me interessa que ninguém fique me achando um deus do php por que postei 60 , 70 artigos ou dicas . Embora este "sistema" de pontuação possa incentivar os escritores de plantão , vai também trazer ao nosso meio pessoas que só buscam reconhecimento pessoal e isto na minha opinião é prejudicial pois vai inchar o site de contribuições chupinhadas de outros sites , ou de baixa qualidade , mas também posso estar enganado ... Bom essaé minha opiniao e quem nao concorda cai pra cima ! hehehehhe
Roberto Bertó
RE: Um novo PHPBrasil
15 de September de 2001 às 02:16AM
Eu ja te disse: poe um CVS para a comunidade ajudar a desenvolver o site. Se nao puder por um CVS no PHPBRasil poe no sourceforge, mas deixe todos ajudar na criacao do site.
João Prado Maia
RE: Um novo PHPBrasil
15 de September de 2001 às 10:42PM
Respondendo à mensagem do Alex...

Eu acredito que foi muito importante a sua contribuição para o site, com os artigos e tudo mais, mas acho realmente que com o sistema de pontuação talvez essas contribuições sejam mais frequentes.

A sua preocupação do site começar a ter muitas contribuições de baixa qualidade traz um ponto muito importante. Primeiro, se a contribuição for de má qualidade, podemos usar um sistema de classificação (rating) para dar uma 'nota' para a contribuição de outros membros da comunidade. Dessa forma, teríamos a própria comunidade moderando os membros que precisam de ajuda nos seus atos / contribuições. Se essas pessoas quiserem realmente ajudar os outros, elas irão aprender e melhorar com a própria interação dentro da comunidade.

Sobre a possibilidade de termos contribuições que são na verdade cópias de conteúdo de outros sites, podemos usar essa mesma moderação interna do site para punir esses membros de acordo com o caso. Eu concordo com você que esses problemas são possíveis (e provavelmente vão acontecer), mas temos que acreditar no sistema e ver que soluções para isso sempre serão também possíveis.

Joao
João Prado Maia
RE: Um novo PHPBrasil
15 de September de 2001 às 10:48PM
Respondendo à mensagem do Roberto Bertó...

E eu disse a você que já pedi para o administrador do servidor do PHPBrasil para configurar esse sistema de CVS para qualquer usuário de fora do servidor. Não é algo simples, e como não pago nada por esse hosting tenho que esperar pela boa vontade dele para que isso seja uma realidade.

Por mim isso já estaria pronto, mas todo mundo tem os seus problemas.

Joao
Rodrigues Comandolli
RE: Um novo PHPBrasil
16 de September de 2001 às 02:56AM
o João, pq vc ñ faz um enquete na page principal, perguntando se o povo acha q o sistema de pontuação ia ser bom? acho q era uma boa, pois conheço mts q apenas concordam(e vice versa), mas ñ entram aqui para postar suas idéias e etc.. Acha q era uma boa..

Abraços

Rodrigues
Roberto Bertó
RE: Um novo PHPBrasil
16 de September de 2001 às 06:19PM
Mas filho,

Usemos o SourceForge.

O proprio o site do SourceForge é um projeto dentro dele.

Fazendo isso, outros poderao usar o que nos desenvolvermos para outros sites.

Tudo o que tu tera que fazer é, quando o projeto estiver estavel, ir atualizando os arquivos para o atual servidor do PHPBrasil.

Por que nao faz assim? Pq tu tem que depender do teu servdidor? De qualquer forma nao adianta nada mesmo
Marcelo C. de Freitas
RE: Um novo PHPBrasil
19 de September de 2001 às 09:55PM
Eu acho essa ideia muito loca! Mas, na minha opinião, as pessoas deveriam postar os códigos não pelo que podem ganhar em troca, mas pela melhoria da internet em geral.
Não há porque fazer esse sistema de pontuação, tanto por que ele pode só atrapalhar! Imagina um cara que não faz nada de útil e fica o dia inteiro conectado, bundando na net. E se ele resolve catar uns códigos fontes em varios sites de php em inglês(que tem um monte), traduzir pro portugues(sem escrever 1 linha de código) e colocar no site como de sua autoria. Agora, imagina, ao mesmo tempo, um desenvolvedor dedicado, que faz um puta sistema, complexo pra kct e coloca no ar, mas fica entre os ultimos porque demorou para enviar o projeto e, além disso, faz poucos projetos por falta de tempo.
Um sistema mais amigavel e menos competitivo seriam de maior grado e os códigos poderiam ser de melhor qualidade, já que, pelo que você falou (Eduardo) os pontos seriam dados pela quantidade de downloads e pelo número de projetos (eu posso muito bem fazer um sistema de login em php mto escroto, que vai te um monte de download! - com esse sistema, nãoé a qualidade que importa, e sima a quantidade... ta errado!).
Bom, é isso aí...

Ah, eu to trabalhando no www.adaos.org. Se alguém quiser contriuir com o projeto, ajudar com qualquer coisa, me manda um e-mail: webmaster@adaos.org. Esse é um projeto de um sistema operacional novo, gratiz, escrito basicamente na linguagem Ada95 - da uma olhada no site pra vê c te agrada a ideia...

Ah, mal meu port chulo... não que eu não saiba escrever que nem gente, mas é que eu tô com preça....

flwzzzzz.....

Marcelo Coraça de Freitas (www.AdaOS.org & www.punkandrockpage.cjb.net WebMaster)
João Prado Maia
RE: Um novo PHPBrasil
19 de September de 2001 às 10:26PM
Respondendo ao Marcelo de Freitas,

Eu entendo a sua preocupação com problemas que possam ocorrer nesse sistema de pontuação, mas vale a pena parar para pensar sobre a idéia de um ponto de vista geral. Teremos um sistema que vai _incentivar_ a colaboração, participação e cooperação entre os membros do site, criando uma comunidade verdadeira de desenvolvedores de PHP.

Os problemas que você citou provavelmente irão acontecer, e outros que você nem eu chegamos a pensar ainda. O que é muito importante agora é deixar claro que coisas assim serão removidas da comunidade, e esses membros receberão punições por essas coisas (uma explicação do porque o que essa pessoa fez é errado, e se a mesma coisa voltar a acontecer teremos outras ações a serem tomadas).

Acho que a parte mais importante aqui é que nessa fase de design e especificação do site esses problemas não são nada mais que eventuais exceções à regra. Eu pessoalmente duvido bastante que até 5% dos membros do site irão fazer esse tipo de coisa, mas se fizerem teremos que rever o sistema de pontuação.

Eu realmente acredito que a maioria das pessoas entram (e continuarão a entrar) no PHPBrasil.com para aprender e ajudar outros desenvolvedores a trabalhar com PHP.

Problemas como esse deverão ser lidados com um grupo de moderadores do site e também com medidas preventivas de linhas fáceis de feedback entre usuários do site e os moderadores do mesmo. Ou seja, se algo assim acontecer deve ser fácil para o usuário que descobriu o problema de reportar o mesmo para os moderadores.

Um outro ponto que você tocou é na possibilidade de um garoto de 14 anos que fica na Internet o dia inteiro adicionando scripts que não são da sua autoria para o site. Nesse caso o sistema de moderação e feedback acharia essa pessoa eventualmente.

O que pergunto a você é se você acha se esse garoto que ao invez de "roubar" scripts tenta crescer na comunidade, ajudando outros membros ou até mesmo recebendo ajuda e aprendendo no processo. Será que isso seria tão ruim assim ? Na minha opinião o PHPBrasil.com _deve_ ser um recurso para esse tipo de desenvolvedor, que quer aprender e crescer na sua profissão / hobby.

Abraços,
Joao
Paulo Ricardo Martins
RE: Um novo PHPBrasil-sempre Novo
10 de October de 2001 às 02:43AM
Srs.
Considero-me um aficionado, porem mais verde que a cor deste Site.
Estou encontrando problemas, que digo em seguida:
para inicializar o servidor Apache (estou em Linux) venho com o
comando /etc/rc.d/init.d/httpd restart <E>

mas nao funciona.
Que dica poderiam me oferecer que , quando em superusuario retorna
mensagem informando que as subtarefas estao travadas.

Grato pela atencao.
Paulo Ricardo Martins
Paulorico9@netscape.net
Carlos Oliveira
RE: Um novo PHPBrasil-sempre Novo
16 de October de 2001 às 04:40PM
Olá pra todos, estou começcando agora a conhecer o PHP, estou gostando demais de tudo que vi até agora em seu site, como sou iniciante gostaria de saber se voces não teriam por acaso alguma dica interessante para um iniciante, tal como comece por aqui depois aqui, faça este programa como teste, depois este, para que eu possa aprender da melhor maneira possivel.
Muito obrigado
Marcio Lieggio
RE: Um novo PHPBrasil-sempre Novo
29 de October de 2001 às 07:55PM
Olá para todos os programadores de PHP, estou iniciando em PHP agora e gostaria de maiores informações, como o nosso companheiro Carlos Oliveira, lógico que para vocês que já são mestres, isto é, fácil, lógico que eu e o amigo Carlos teremos que estudar muito, mas como vocês viram que o caminho das pedras foi difícil encontrar, por favor ajude-nos. Com certeza teremos muito o que comemorar com vocês em breve. Inclusive com contribuições que podem ser úteis para todos nós.
Um grande abraço, sem mais para o momento, aguardo uma breve resposta.

Muito Obrigado....

Márcio.....
Você precisa estar logado no PHPBrasil.com para poder enviar mensagens para os nossos fóruns.

Faça o login aqui.