Pessoal sou novo no forum e estou com uma dúvida quanto ao php. Tenho o meu banco em mysql relacionado. Quero fazer um cadastro onde em uma determinada tabela tem o relacionamento com outra, sendo assim, coloquei um campo "select" onde o usuário informa a descrição de um equipamento, o seu patrimônio e via esse campo select ele seleciona o departamento e o fabricante do produto. Minha dúvida é como fazer para pegar a chave primária da tabela, por exemplo, departamento? Nesse campo de select ele faz uma consulta sql e trás todos os departamentos, a pessoa clica em um e outra consulta vai buscar o seu código "pk" para que seja inserida na tabela relaciona "fk". Fiz uma coisa e está funcionando, mas, creio eu que, haja outra forma mais simples para se fazer isso. Abaixo estou disponibilizando o código que eu estou usando e está funcionando. Tem alguma outra forma mais simples?
$sql_fabricante="select cod_fabricante from fabricante_equipamento where nome_fabricante='$fabricante'";
$query_fabricante = mysql_query($sql_fabricante);
while($resultado_fabricante = mysql_fetch_array($query_fabricante))
{
$cod_fabricante="$resultado_fabricante[c… //a variavel $cod_fabricante recebe o valor que foi recebido em $resultado_fabricante
;
}
Como vocês podem notar no código acima, eu fiz a consulta com o nome informado via formulário pelo usuário e atribui em uma nova variável o valor encontrado. Está certo desta forma? Há alguma mais simples para que eu possa usar?
Agradeço quem puder me ajudar. Começei a mexer com PHP este final de semana aproveitando que eu não viajei no carnaval... Sempre utilizei o asp para tal finalidade mas agora está na hora de mudar a linguagem.
Obrigado.