Erro instalação mysql com php

Enviada por thommas 
thommas
Erro instalação mysql com php
05 de September de 2010 às 02:04PM
Olá Pessoal,


É o seguinte: fiz a instalação do apache e php de forma correta, porem quando eu vou habilitar o mysql no php.ini fica dando erro ao startar o apache (the requested operation has failed!).No arquivo php.ini eu só descomentei a linha extension=msql.dll e tentei reiniciar o apache mas fica dando esse erro. Quando eu coloco o comentário na linha citada o apache volta a funcionar.
Hoje, desinstalei o php e instalei-o novamente e na instalação, pedi para o proprio instalador adicionar a extensão mysql,e, ao final da instalação, o apache dá o mesmo erro.
Não sei mais o que fazer pois já são dois dias de tentativas sem parar e não consegui avanço algum nesse problema. Você já passaram por algo parecido? Peço e conto com a ajuda de vocês!!!


SO: Windows XP
Apache 2.2.16
PHP 5.2.14
MySQL 5


PS: Faço primeiro a instalação do Apache (normalmente), depois instalo o php na extensão .msi e dentro da instalação do php eu "seto" o servidor apache 2.2.

Obrigado
Marcos Regis
Re: Erro instalação mysql com php
05 de September de 2010 às 11:50PM
msql.dll não tem nada a ver com o MySQL.
thommas
Re: Erro instalação mysql com php
06 de September de 2010 às 12:04PM
Ola marcos,

Esse foi o procedimento que vi em 99% das buscas que realizei.Como proceder então??? tem algum arquivo que tenho que copiar da instalação do mysql para o apache ou alguma configuração a se fazer?


obrigado.
Marcos Regis
Re: Erro instalação mysql com php
06 de September de 2010 às 05:53PM
a dll para MySQL é php_mysql.dll e não msql.dll

Uma coisa que costuma acontecer é incompatibilidade entre versões da libmysql.dll

Faça uma busca em seu computador e substitua todas as ocorrências pela dll que está dentro do diretório do PHP.
thommas
Re: Erro instalação mysql com php
07 de September de 2010 às 12:54PM
Olá Marcos,


Consegui resolver o problema em partes... instalei a versão do apache 2.2.15 e instalei o php 5.2.13 e no wizard da instalação do php configurei o servidor apache e adicionei a extensão do mysql, fiz o teste e deu tudo normal. Porem quando fui instalar no computador que realmente estudarei a linguagem, não funcionam os comandoa mysql. Quando eu coloco qualquer arquivo php que contenha comando mysql, a pagina n abre e apresenta erro "O Internet Explorer não pode exibir a página da Web", mas se eu for nesse mesmo arquivo e comentar a linha com o comando ele passa normalmente.Você já se deparou com isso???.Como é que pode em uma maquina funcionar e em outra não?.Existe algum debugador que eu possa utilizar para php? pois essas mensagens de erro são muito genericas.

Att
Aguardo respostas.
Marcos Regis
Re: Erro instalação mysql com php
07 de September de 2010 às 03:36PM
Você instalou o MySQL Server no micro que quer usar?
thommas
Re: Erro instalação mysql com php
07 de September de 2010 às 09:28PM
Com certeza!
Marcos Regis
Re: Erro instalação mysql com php
07 de September de 2010 às 10:39PM
coloque isso no começo do seu script

error_reporting(E_ALL);

e nas linhas de instrução SQL coloque assim

$con = mysql_connect(......) or trigger_error(mysql_error(), E_USER_ERROR);
Você precisa estar logado no PHPBrasil.com para poder enviar mensagens para os nossos fóruns.

Faça o login aqui.