certificação zend

Enviada por Renato Suero 
Renato Suero
certificação zend
11 de January de 2010 às 10:46PM
e ai galera estava vendo sobre certificação da zend fiquei interessado ,mas no meu nível acho que não daria sei lá rs

bom gostaria de saber se tem alguém estudando (que sabe não montamos um grupo pra estudar) ,quem já fez pra dar uma mão pra quem quer

enfim é isso pessoal agradeço a atenção de todos ,obrigado

Renato Suero
Rubens Takiguti Ribeiro
Re: certificação zend
11 de January de 2010 às 11:23PM
Olá, Renato. Fiz o exame e talvez eu possa ajudar com alguma coisa. Tem mais gente no site com certificação e outros que não, mas que tem bastante experiência prática e pode ajudar.

Eu não sou a pessoa mais indicada para dar uma opinião sobre como deve ser o estudo voltado para o exame. Eu estudei apenas 2 semanas, cerca de 4 a 7 horas por dia. Mas foi um estudo muito mais voltado para revisar do que para aprender. Logo, o mais importente, para mim, foi a experiência de uso e não o estudo de 2 semanas (uso PHP desde meados de 2004 e fiz a prova no fim de 2009).

Decorar o comportamento de alguns elmentos da linguagem deve ser extremamente penoso. Porém, se deparando com estes comportamentos dia após dia, eles passam a ser conhecidos, e não decorados. Bom, existem pessoas que ralam pra caramba para estudar com foco na certificação e conseguem, outros preferem esperar "a hora certa" e confiar na experiência.

Em todo caso, a prova é a mesma pra todos e, quem sabe, agente não te passa algumas dicas.
Renato Suero
Re: certificação zend
12 de January de 2010 às 01:54AM
boa noite Rubens obrigado pela opinião ,então eu já trabalho com php a quase dois anos ,de cara cai num sistema em andamento logo fui para outro trabalho com sites e sistemas até tenho um pequeno conhecimento em php preciso saber onde tenho as fraquezas pra aprender mais atualmente estou interessado em aprender o ZF não sei oq é mais vantajoso ainda se é o framework ou estudar mais o php pra uma cert. entende mas enfim possuo um razoavel conhecimento em OO (aprendi estudando java e aplico no php) hj em dia meus projetos são todos OO agora quero ver qual próximo passo pra aprender mais do php,ainda acho que não estou preparado mas oq disse acima é mais pelo interesse em me preparar mesmo ,mais uma vez obrigado pela opinião
thiago skiwalker
Re: certificação zend
12 de January de 2010 às 02:12PM
E ai galera também estou pensando em tirar uma certificação PHP este ano já trabalho com a linguagem a algum tempo e nos ultimos mêses vim estudando um pouco mais...se quiser montar um grupo de estudo to dentro, e o Rubens e outras pessoas que já são certificadas e poderiam passar o conhecimento de como é a prova os tipos de questões, algumas dicas etc...

Vlw
Lucas Tiago de Moraes
Re: certificação zend
12 de January de 2010 às 05:34PM
Para quem quizer tirar o certificação zend, download de livros sobre o assunto, so que esta em ingles.

http://www.lucas.net.br/livros/php.zip

espero que ajundem vcs, eu quero tirar, mais vou aguardar mais um pouco.

Falou.
Rubens Takiguti Ribeiro
Re: certificação zend
12 de January de 2010 às 07:24PM
Acho que o primeiro passo para saber em que nível você está é dar uma olhada na lista de tópicos exigidos pelo exame. A lista é mostrada no site da Zend, onde também são apresentadas outras informações importantes:
http://www.zend.com/en/services/certification/php-5-certification/

Caso você nunca ouviu falar ou não tem muita certeza sobre algum tópico, é melhor ganhar um pouco mais de experiência no assunto ou então estudá-lo a fundo.

Por exemplo: quando eu vi a lista primeira vez, eu nunca tinha ouvido falar de REST. Eu conhecia o conceito de Web Service e tinha visto SOAP. Não cheguei a implementar nada usando REST, mas dei uma estudada sobre o funcionamento em alguns artigos e constatei que é relativamente simples e, caso eu precisasse, saberia implementar um esquema usando REST. Neste caso, não achei que seria necessário ter uma grande experiência prática, mas vi os conceitos e aprendi o funcionamento. Acho que isso já foi suficiente.

Sobre a certificação ZF, eu não fiz pois não utilizo o framework da Zend. Vi, em algum fórum por aí, alguém dizendo que o exame era mais fácil que a certificação em PHP. Eu imagino que seja mesmo, afinal, são perguntas sobre a ferramenta e provavelmente cai pouco sobre PHP em si, que possui muitos e muitos detalhes e curiosidades. Acredito que devem ter mais perguntas voltadas para modelagem e organização do código.
Rubens Takiguti Ribeiro
Re: certificação zend
12 de January de 2010 às 07:40PM
Antes de fazer o exame eu li os livros de certificação. Tem o do PHP 4 e o do PHP 5, são bem parecidos. Li um em cada semana. Eles são muito bons para dar uma revisada, mas não são os mais indicados para se aprender sobre um tópico que você esteja fraco.

Também precisa tomar cuidado pois agora só é oferecido o exame do PHP 5, embora o exame exige conhecimento sobre as principais diferenças que a nova versão sofreu desde a versão 4.

No livro de PHP 4, tem um pequeno simulado no final. Só que precisa ficar atento! Algumas das respostas do simulado valem pro PHP 4, mas não valem pro PHP 5, justamente por se tratarem de algumas das mudanças ocorridas entre estas versões.
thiago skiwalker
Re: certificação zend
15 de January de 2010 às 11:57AM
Muito bom todo este material que foi passado, o PDf com o teste prático é muito fera vai ajudar bastante a treinar.

Eu estava olhando no site da Zend não entendi direito há 3 tipos de certificação PHP?

Zend PHP 5
Zend framework
Zend Engenieer

Se for isso alguem sabe a diferença entre a PHP 5 e Engenieer por exemplo?

Obrigado
Rubens Takiguti Ribeiro
Re: certificação zend
15 de January de 2010 às 08:36PM
Thiago, pelo que sei, existem só duas certificações:
PHP 5
Zend Framework

Quem passa nestes exames recebe o título de "Zend Certified Engineer - PHP 5" ou "Zend Certified Engineer - Zend Framework".

Existia a certificação de PHP 4, mas não é mais aplicada.
Thiago Carvalho
Re: certificação zend
18 de June de 2015 às 07:12PM
Alguém sabe se tem algum lugar em Goiânia - Goiás, que eu possa fazer a prova de certificação? Pesquisei e não achei nenhuma menção sobre.
Você precisa estar logado no PHPBrasil.com para poder enviar mensagens para os nossos fóruns.

Faça o login aqui.