Inserir id em duas tabelas diferentes

Enviada por Thiago Henrique 
Thiago Henrique
Inserir id em duas tabelas diferentes
18 de April de 2012 às 09:18AM
Galera estou com o seguinte problema:
Tenho uma tabela "nao_conformidade"

nao_conformidade (
id,
responsavel,
data
)

E uma tebela "acao_corretiva"
acao_corretiva (
id,
id_conformidade,
acao_tomada
)

Eu quero inserir os dados nas duas tabelas através do mesmo formulario, porém preciso preencher o campo "id_conformidade" com o id da tabela nao_conformidade, o id da tabela nao_conformidade precisa ser auto_increment.
Ja me recomendaram a usar o LAST_INSERT_ID() porém não atende meu caso pois outro usuario pode editar o documento e inserir uma nova acao corretiva na tabela nao_conformidade.
Como fica meu insert nessa situação?

Este é como está agora:

if(isset($_POST['cmdinserir']))
{

$responsavel = $_POST['responsavel'];
$data = $_POST['data'];

if($responsavel == "")
{
echo "<script>alert('O campo responsavel deve ser preenchido!'); window.location='inserir.php?resposavel=$responsavel'</script>";
}else

{
$sql_insert = "insert into nao_conformidade(responsavel, data) values('$responsavel', '$data');

$retorno = mysql_query($sql_insert);
}
if($retorno)
{
echo "<script>alert('Cadastro realizado com sucesso!'); window.location='inserir.php' </script>";
}else
{
echo "Não foi possivel concluir o cadastro!";
echo mysql_error();
}
}

Agradeço desde já!
Lucas Tiago de Moraes
Re: Inserir id em duas tabelas diferentes
18 de April de 2012 às 06:34PM
$selecionar = mysql_query("SELECT id FROM nao_conformidade WHERE responsavel = '$responsavel' AND data = '$data'");

echo mysql_result($selecionar, 0);

Falou?
Thiago Henrique
19 de April de 2012 às 07:28AM
Vlw a ajuda, mas não é isso, vou explicar melhor

if(isset($_POST['cmdinserir']))
{
/*Tabela 01*/
$responsavel = $_POST['responsavel'];
$data_abertura = $_POST['data_abertura'];

/*Tabela 02*/
$responsavel_acao = $_POST['responsavel_acao'];

if($responsavel == "")
{
echo "<script>alert('O campo responsavel deve ser preenchido!'); window.location='inserir.php?resposavel=$responsavel'</script>";
}else

{
/* aqui é o insert na tabela cadastro_nc o id está em auto_increment entao não aparece aqui*/
$sql_insert = "insert into cadastro_nc(responsavel, data_abertura)
values('$responsavel', '$data_abertura');";
$retorno = mysql_query($sql_insert);

/* O problema é aqui, quero pegar o id da inserção acima e adicionar no id_nc da tabela acao_corretiva*/
$sql_insert = "insert into acao_corretiva(id_nc, responsavel_acao)
values('$id_nc', '$responsavel_acao');";
if($retorno)
{
echo "<script>alert('Cadastro realizado com sucesso!'); window.location='inserir.php' </script>";
}else
{
echo "Não foi possivel concluir o cadastro!";
echo mysql_error();
}
Deu para entender?
Quero pegar o id do cadastro que irei inserir e logo em seguida copiar ele para a outra tabela.

Por que preciso fazer isso?
Porque essa tabela cadastro_nc recebe varios valores incluindo o acao_corretiva, porém a ação corretiva pode ser feita em varios passos por pessoas diferentes, ou seja, posso ter N ações vinculadas a mesma cadastro_nc, preciso fazer isso usando apenas um botão e com um cadastro inserir os dados nas tabelas.
Se alguem tiver outra solução além dessa para esse problema agredeço muito!
José Ângelo Lefundes Coelho
19 de April de 2012 às 07:32PM
Fera vc deve saber o id do ultimo registro inserido do seu primeiro insert na tabela cadastro_nc, para isso depois da query desse insert insira isso $cadastroId = mysql_insert_id();

e depois insira no proximo insert na coluna deseja o $cadastroId.
Thiago Henrique
20 de April de 2012 às 06:25AM
Entendi, foi isso mesmo que eu fiz e funcionou, mas ainda tenho que testar quando for fazer um update pra ver se ficar 100%.Qualquer coisa volto a postar aqui.

Muito obrigado pela ajuda pessoal!
Você precisa estar logado no PHPBrasil.com para poder enviar mensagens para os nossos fóruns.

Faça o login aqui.