Mudança de programação estruturada para POO

Enviada por Rodrigo 
Rodrigo
Mudança de programação estruturada para POO
18 de September de 2007 às 05:59PM
Pessoal,

Apesar de saber que deverá ser unanime a resposta, mas mesmo assim ainda gostaria de saber qual a opnião de vocês.

Tenho um sistema que foi feito para uma empresa grande e esse sistema foi construído de forma estruturada, como dizem meus colegas de trabalho, uma programação PORCA, pois as instruções do php foram misturadas ao html.

O sistema está gigante, mas atende perfeitamente, roda rápido.

Gostaria de saber se devo modifica-lo de estruturado para orientado a objetos? Quais minhas vantagens, com essa mudança? Qual a vantagem para o sistema?

Nunca trabalhei com orientação a objetos, tenho uma dificuldade extrema em entender como devo fazer, alguém sugere algum bom tutorial sobre o assunto? De preferência que ensine na prática porque só na teoria tá complicado.

Desde já agradeço a todos que possam ajudar.

Att,

Rodrigo.
Regis Diogo
Re: Mudança de programação estruturada para POO
28 de September de 2007 às 01:31PM
Vantagens Diretas
- maior facilidade para reutilização de código e por conseqüência do projeto
- possibilidade do desenvolvedor trabalhar em um nível mais elevado de abstração
- utilização de um único padrão conceitual durante todo o processo de criação de software
- maior adequação à arquitetura cliente/servidor
- maior facilidade de comunicação com os usuários e com outros profissionais de informática.
Vantagens Reais
- ciclo de vida mais longo para os sistemas
- desenvolvimento acelerado de sistemas
- possibilidade de se construir sistema muito mais complexos, pela incorporação de funções prontas
- menor custo para desenvolvimento e manutenção de sistemas

Citação do pdf www.faccamp.br/~andre/download/eng_oo_res.pdf

Agora vou falar o que eu acho, se tu tem que ficar dando manutenção no código desse sistema e sempre perde um tempão pra achar o que faz o que e onde isso tá, muda pra OO.
Mas se você mal tem que dar manutenção ou adicionar novas funcionalidades e tá querendo migrar pra OO só por fazer mesmo, deixa do jeito que tá.

PS: Se for migrar pra OO também recomendo a utilização de algun framework. Irá melhorar ainda mais sua vida. Eu estou gostando muito do CodeIgniter.
Você precisa estar logado no PHPBrasil.com para poder enviar mensagens para os nossos fóruns.

Faça o login aqui.