felipe maricato moura
php5-gtj2 vai sair ou não vai???? Opinião sobre trabalhar ou não com php-gtk,
26 de August de 2005 às 01:10PM
o lance é o seguinte o php-gtk atual eu acho muito rudimentar gente não está valendo muito apana trabalhar com ele a gtk2 é muito superior e tem novas glades também eu fiquei messes tentando me decidir se fazia aplicações em uma e outra mas eu cheguei a conclusão seguinte que é melhor mesmo fazer uma aplicação em c++ + gtk2 (ou qualuqer outra lib tipo a window.h) do que com php-gtk mesmo podendo gerrar bitcode ou mesmo um binário, eh isso não é pela dificuldade de programar é pelo simples fato que o gtk2 é muito superior ao gtk e o php5 é muito melhor que o php4 para trabalhar com esses tipo de proposta.
Outro agravante que eu vejo é o seguinte, a comunidade de desenvolvimento em php-gtk está uma verdadeira piada gente é só observar aqui pelo forum tem perguntas que não são respondidas e mais perguntas novas só de mês em mês, na real fora o pessoal da solis www.solis.coop e mais meia duzia de gatos pingados que eu conheço (leonardo tremper foi um que foi bem longe com a linguagem, fez várias aplicações comerciais importantes e me passou umas barbadas), ninguem foi a fundo na linguagem.
Sobre a documentação é um grande problema no site http://gtk.php.net/ .com tem uma documentação razoavel com o nome dos dos objetos de cada classe sem exemplos e muitas vezes sem dizer o que essses objetos fazem. Bom ai fica dificil né agente tem que ir tatiando os objetos e imaginando o que eles fazem pelo nome deles, ou por alguma experiencia em gtk ou em outras linguagem.

A grande questão também é que programar em php-gtk é 99% diferente do que programar para web, o método para construir a uma aplicação usar váriaveis etc é diferente, também é fundamentão o conhecimento em orientação a objetos, e nossa comunidade php em sua maioria está muito acomodada, não querem construir aplicações, pegam tudo pronto e recorem a foruns por qualuer errinho, com priguissa de degugar, por isso que pouca gente foi a frente com php-gtk.

Eu sinto que quando sair o php-gtk2 = php5+gtk2, será uma grande renovação e uma nova chance para liguagem, se ela vier junto com uma documentação descente, realmente não tem por que não começar a usar a liguagem diareimante em tudo quando é aplicação. Esta será uma nova chance para a liguagem e se não der certo desta vez ai acredito que nunca mais vai vingar. E se assim for será por culpa da comunidade que não está interressa em ir a fundo com php mesmo.

abraço felipe

http://gtk.php.net/manual/pt_BR/
Você precisa estar logado no PHPBrasil.com para poder enviar mensagens para os nossos fóruns.

Faça o login aqui.