consulta banco

Enviada por Neto Sales 
Neto Sales
consulta banco
14 de December de 2019 às 04:52AM
Tenho um sistema em PHP com mysql, onde vinha salvando algumas informações no banco, através de option button, de modo que tudo vinha dando certo, pois eram salvos apenas uma opção (sim/não, ou uma lista, onde só uma opção era salva). Depois de algum tempo usando o sistema, surgiu a necessidade de também usar chekbox, com a possibilidade de marcar mais de uma opção, e tá salvando tudo certinho. O problema agora, é que não estou sabendo como contar os registros. Quando tem apenas um registro no campo, estou usando a seguinte linha, para contar os registros:

$sql_count12 = "SELECT COUNT(tipoAlergia) AS total12 FROM aluno WHERE zona = 'Urbana' AND tipoAlergia = 'Embutidos' ORDER BY id_aluno ASC";
Da forma como vinha funcionando, listava o total de alergias, sempre eu eu chamava o total12, tudo certinho, pois só era possível salvar uma (option button). Agora, essa seleção passou a ser feita por checkbox, e estou meio perdido em como fazer essa contagem, pois tem uma lista de alergias relativamente grande, e as pessoas podem selecionar várias opções pro mesmo aluno. Gostaria de saber como, usando esse mesmo código, contar as alergias inclusive quando marcarem mais de uma opção, que nem sempre vai ocorrer.
Você precisa estar logado no PHPBrasil.com para poder enviar mensagens para os nossos fóruns.

Faça o login aqui.