Update de foreach aninhado

Enviada por Thiago Henrique 
Thiago Henrique
Update de foreach aninhado
27 de April de 2012 às 12:11PM
Boa tarde galera,
A pouco tempo eu postei aqui uma duvida sobre dados dinamicos de um formulario, que o Jayme me ajudou a resolver usando foreach aninhado (link do post: http://phpbrasil.com/phorum/read.php?1,184677,184677#msg-184677 ).
Até então tudo funcionou na parte de inserir os dados, mas agora estou tentanto fazer um update nesses dados e não estou conseguindo, esse é o código que estou tentando fazer o update:

if($id) {

if(isset($_POST["responsavel_acao"])) {
// Faz um loop no Array dos campos da tabela 5

foreach($_POST["responsavel_acao"] as $key => $responsavel_acao) {
$acao_tomada = isset($_POST['acao_tomada'][$key])? $_POST['acao_tomada'][$key] :null;
$data_realizacao = isset($_POST['data_realizacao'][$key])? $_POST['data_realizacao'][$key] :null;

$sql_update = "UPDATE acao_corretiva SET responsavel_acao='$responsavel_acao',acao_tomada='$acao_tomada',data_realizacao='$data_realizacao';";

$retorno = mysql_query($sql_update);

}
}
}
if($retorno)
{
echo "<script>alert('Alteração realizada com sucesso!'); window.location='exibir_nc.php?id=$id' </script>";
}else
{
echo "Nao foi possivel concluir a alteracao!<br>";
echo mysql_error();
}

}

Eu usei a mesma lógica do insert e não funcionou, quando clico no botão alterar no meu form os dados que estão na tabela acao_corretiva são todos substituidos pelo o ultimo dado listado da mesma tabela, ou seja, se eu tenho 3 informações diferentes referentes ao mesmo cadastro, essas informações são todas alteradas para a ultima informação digitada e no fim o window.location retorna para uma pagina de id não cadastrado.

Muito obrigado pela atenção!
Jayme A. C. Gimenez
Re: Update de foreach aninhado
27 de April de 2012 às 03:03PM
Sua dificuldade, agora, está no SQL (a query que faz o update).

E é um erro bem, bem básico...

Você não está especificando a linha do bd em que o update será feito. Isso é feito com uma cláusula WHERE na query, geralmente usando o id da linha a ser atualizada.

Tipo:

$sql_update = "UPDATE acao_corretiva SET responsavel_acao='$responsavel_acao',acao_tomada='$acao_tomada',data_realizacao='$data_realizacao' WHERE tabela_id = '$id'; (claro que, para isso, o id de cada linha tem que estar no form - geralmente como um campo hidden, e ser capturado pelo foreach aninhado).

Mas, olha, deixa eu dizer uma coisa: sem saber um mínimo de SQL não tem como sequer pensar em se meter a fazer sistemas que usam bancos de dados.
Thiago Henrique
30 de April de 2012 às 09:14AM
Então Jayme eu acabei postando apenas parte do código, mas a parte original tem sim o WHERE id = $id
e esse ID vem de um campo hidden passado no form. Todo o meu formulario funciona a parte de alteração e inserção, porém apenas a parte do foreach é que não está 100%.

$acao_tomada = isset($_POST['acao_tomada'][$key])? $_POST['acao_tomada'][$key] :null;
$data_realizacao = isset($_POST['data_realizacao'][$key])? $_POST['data_realizacao'][$key] :null;
$id_corretiva = isset($_POST['id_corretiva'][$key])? $_POST['id_corretiva'][$key] :null;

$sql_update = "UPDATE acao_corretiva SET responsavel_acao='$responsavel_acao',acao_tomada='$acao_tomada',data_realizacao='$data_realizacao' where id_acao = '$id_corretiva';";

$retorno = mysql_query($sql_update);

Esse é o original seguindo o modelo do insert que vc havia me mostrado da ultima vez.Deixa eu explicar a situação: O $id_corretiva é referente ao id passado no form, na tela de exibição todos os dados da acao_corretiva são mostrados normalmente.Na hora da alteração apenas o primeiro dado dessa lista é alterado e esse dado é copiado para as demais linhas.

esse é o código de exibição:

<table>
<tr>
<td colspan="4">5 - Ação Corretiva</td>
</tr>
<?php
while($linha = mysql_fetch_array($resultado2))
{
?>
<input type="hidden" name="id_corretiva" value="<?php echo $linha['id_acao'] ?>">

<tr>
<td>Responsável</td>
<td colspan="2">Ação tomada</td>
<td>Data Realização</td>
</tr>
<tr>
<td align="center">
<select name="responsavel_acao[]">
<option value="<?php echo $linha['responsavel_acao'] ?>" selected><?php echo $linha['nome'] ?></option>
<option value="">Selecione...</option>

<?php $query = mysql_query('SELECT id_login, nome FROM login WHERE situacao = "Ativo" order by nome');
while($login = mysql_fetch_array($query)) { ?>
<option value="<?php echo $login["id_login"] ?>"><?php echo $login['nome'] ?></option>
<?php } ?>
</select>
</td>

<td colspan="2" align="center"><textarea name="acao_tomada[]" rows="2" cols="35"><?php echo $linha['acao_tomada'] ?></textarea></td>
<td align="center"><input type="text" name="data_realizacao[]" size="10" value="<?php echo $linha['data_realizacao'] ?>"></td>
</tr>
<?php
}
?>
</table>

Além dele exibir os dados da acao_corretiva, ele também lista em um combobox os usuarios disponiveis(isso funciona normalmente) para seleção. Eu acredito que o erro esteja no meu foreach de update, pois todo o resto do form funciona, apenas o foreach que não está 100%, o while $resultado2 vem de um SELECT do banco.Eu acredito que o erro esteja no meu foreach, pois eu nunca tinha usando ele dessa forma, então nao sei a forma correta de passar os parametros.

Muito obrigado pela atenção!
Thiago Henrique
03 de May de 2012 às 06:46AM
Ainda não consegui resolver o problema acima, alguém tem alguma ideia de como resolver?

Obrigado!
Jayme A. C. Gimenez
03 de May de 2012 às 02:01PM
Se este é o original, não está dando erro de sintaxe?

$sql_update = "UPDATE acao_corretiva SET responsavel_acao='$responsavel_acao',acao_tomada='$acao_tomada',data_realizacao='$data_realizacao' where id_acao = '$id_corretiva';";

Não entendi bem o problema, agora. Mas arrisco um palpite: o $id_corretiva está correto no form? Está seguro de que cada grupo de campos do form, gerados dinamicamente, está atrelado ao seu respectivo $id_corretiva ?
Thiago Henrique
03 de May de 2012 às 02:26PM
Erro de sintaxe? Ele nao retorna nenhuma mensagem de erro aqui.
O $id_corretiva esta sendo gerado corretamente, ja feriquei isso, a cada ação que ele retorna vem o id correspondente.
O erro que acontece é assim:
Tem 2 ações listadas;
E altero as informações da primeira ação e clico em alterar;
Não aparece nenhum erro, apenas a mensagem de alteração realizada com sucesso;
Quando os dados são listados de novo o primeiro dado que alterei continua o mesmo, porém o segundo o qual eu nao havia mexido, agora ele contém as informações que eu tinha alterado na primeira ação.
Eu achei que o erro seria no foreach, porque ja verifiquei se ele retorna o id correto, ja troquei a parte where id_acao = '$id_corretiva pelo id da tabela vinculada a ação e também não funcionou.

Teria mais algum outro palpite? Se quiser posto um print, ou mando um e-mail com o código para visualizar melhor.

Obrigado pela atenção!
Jayme A. C. Gimenez
03 de May de 2012 às 02:52PM
Loops sempre nos causam alguma confusão, de fato. Não é intuitivo lidar com eles.

Se você troca o update por um simples echo, os dados aparecem, na tela, corretamente aninhados?

Tipo:

$id_corretiva = isset($_POST['id_corretiva'][$key])? $_POST['id_corretiva'][$key] :null;

echo $responsavel_acao.", ".$acao_tomada", ".$data_realizacao.", ".$id_corretiva;
echo "<br />";

}
}

Em cada uma das linhas de um echo desse tipo, estão os dados certos? Não estão trocados? Poste os resultados de um echo desse tipo para vermos.
Thiago Henrique
04 de May de 2012 às 09:05AM
Bom dia!
Então Jayme fiz o teste e realmente o ID do segundo item não estava aparecendo corretamente e por esse motivo acontecia o erro.
Após analizar meu código percebi onde estava o erro, é um erro bem básico e um pouco dificil de perceber:

<input type="hidden" name="id_corretiva" value="<?php echo $linha['id_acao'] ?>

O problema está no name="id_corretiva", como ele faz parte do foreach o correto seria name="id_corretiva[]", por causa da falta do [] ele não mostrava o id corretamente.

Muito obrigado pela ajuda e pela atenção!
Você precisa estar logado no PHPBrasil.com para poder enviar mensagens para os nossos fóruns.

Faça o login aqui.