+1

Dispositivos móveis já são uma preocupação para seus sistemas?

criado por Marcos Regis em 05/05/2011 12:02pm
Olá pessoal. Ultimamente com a popularização da internet 3G, sua diminuição de custo e com cobertura cada vez maior um fenômeno de migração está em franca atividade. Cada vez mais gente tem usado mais dispositivos móveis para acessar a internet do que um computador tradicional.
Para quem desenvolve interfaces com acesso via WEB isso é um grande desafio. Agora há não só a necessidade de compatibilizar aparência entre navegadores quanto também entre diferentes resoluções e tamanhos de telas e inclusive de usabilidade.
O trabalho praticamente duplicou para produtores de interface já que um site cujo foco sejam monitores de 17" ou superiores não serão bem visualizados em uma tela de 3" com resolução de 240x320, fazendo com que seja necessário uma versão específica para estes dispositivos.

Essa preocupação já chegou até você? Qual sua estratégia para criar sites/sistemas capazes de interagir com os dispositivos móveis?

Lista de Respostas:

0
05/05/2011 6:42pm
(~13 anos atrás)
Jayme A. C. Gimenez respondeu:
Salve, Mestre! :-)

Chegou a mim mais como usuário que como desenvolvedor: navegar nas telas de 3" é uma tortura! E digitar qualquer coisa nelas, então...

Penso que a estratégia básica, do ponto de vista de desenvolvedor, seria: simplicidade máxima (minimalista, mesmo), e leveza extrema, radical! Como isso é totalmente o inverso do que já procuramos para computadores e monitores usuais (cada vez mais poderosos, com monitores cada vez maiores e melhores, e bandas largas que, sempre sonhamos, ficarão largas de verdade, um dia :-)), temos que fazer coisas totalmente específicas para os "muito pequenos"; uma espécie de resumo, inclusive do conteúdo.

0
13/05/2011 9:00pm
(~13 anos atrás)
Este assunto é interessante, Marcos. Não cheguei exatamente a me "preocupar" com o assunto por conta da natureza dos projetos que participo, porém, desde que me aprofundei no CSS, utilizo uma folha de estilos própria para dispositivos móveis (media=handheld), além das convencionais (screen e print, basicamente).

Na folha de estilos para dispositivos móveis, normalmente aplico display="block" para muitos elementos. Daí, menus que ficavam ao lado da área de conteúdo passam a ficar acima e ocupar uma largura bacana. O mesmo para Label de campo de formulário, que costumo colocar ao lado do campo ao invés de colocá-lo acima. Além disso omito (display="none") alguns elementos que considero desnecessários numa telinha pequena.

Creio esta solução seja bastante satisfatória onde o layout foi criado levando em conta tableless e também num sistema onde a navegação é minimalista como adiantou o Jayme. De fato, é impraticável transpor uma ferramenta muito sofisticada, que usa e abusa da web 2.0 em uma telinha sem muitos recursos. Especialmente quando a ferramenta envolve uma tabela (tabela de fato) muito larga. Porém, para operações básicas, acho que funciona bem (até porque não acho que as pessoas tem interesse em realizar tarefas "complexas" numa telinha pequena).

Por outro lado, também tenho visto que até mesmo os dispositivos móveis tem utilizado o CSS reservado para media=screen, tomando como presuposto que o usuário pode fazer zoom nas áreas que deseja manipular. Neste sentido, acho que o esforço tem partido dos dois lados: fabricantes de dispositivos tem melhorado a usabilidade e desenvolvedores tentando "adequar" ou, pelo menos, levar em consideração, quando começa um novo projeto.

0
14/05/2011 2:36pm
(~13 anos atrás)
Marcos Regis respondeu:
Há dois sites que eu uso como parâmetro de comparação quando vou analisar se a interface que estou criando está adequada para o uso com dispositivos móveis. O Facebook e o Uol.
O site do facebook para dispositivos móveis pode ser visto em http://m.facebook.com
e o do uol em http://m.uol.com.br

Uma coisa que percebo é que quando estou navegando com iPad o principal problema é que como ele possui uma resolução igual a de monitores maiores diminui-se a preocupação com a aparência o que é aceitável pelo fato de ele exibir como se estivesse usando um Mac, só que tem alguns sites que fazem uso de mouseover e como o iPad não tem mouse, a navegação fica impraticável, ou seja, a usabilidade foi esquecida.
Eu creio que por hora a melhor saida seja ter versões específicas para cada tipo de dispositivo, tendo como base 3 grandes grupos, sendo eles smartphones, tablets e computadores e é esta a forma que estou trabalhando atualmente.

Nova Resposta:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)