+1

Você se preocupa com a versão do PHP para qual seu script é feito?

criado por Marcos Regis em 19/09/2009 3:58pm
Alô galera. Uma coisa que ainda vejo nas perguntas do fórum é que muita gente ainda pega scripts prontos sem saber que ele usa um código defasado, usando funções e métodos que já estão marcados como 'deprecated'. Vale lembrar que métodos deprecated serão retirados do PHP 6 e portanto esses códigos não funcionarão nesta nova versão (a menos que exista uma funcão de compatibilidade).
Funções como mysql_real_escape_string, set_magic_quotes_runtime e até mesmo usar chaves para acessar um caracter da string (ex.: $string{2}) estão marcadas como deprecated e serão removidos do PHP 6.
Uma coisa que ainda me irrita é ver gente pegando script que usar register_globals em ON e não sabe o porque seus scripts não funcionam. Funções como session_register e assemelhados somente funcionam quando a diretiva está em ON e desde que esta diretiva não mais vai existir no PHP 6, elas não mais funcionarão.
Você se preocupa com a versão do PHP quando escreve seus scripts?

Lista de Respostas:

+2
20/09/2009 4:30pm
(~7 anos atrás)
André Taiar respondeu:
Atualmente isto tem sido um problema, realmente.

Na realidade nossa, brasileira, existem muitos "hosts" de hospedagem que AINDA (acreditem) tem a versão 4 do php instalada. Isso não é brincadeira! Prestes ao lançamento da versão 6, anda utilizam a versão 4 do php!

Ontem estava instalando um CPANEL num servidor (será também um host, mas esse eu vou utilizar nos meus próprios projetos, hehehe, não será comercial) que utilizava PHP5 e eu não pude utilizar o pacote!

Sorte, era um servidor virtual que me permitia compilar a versão mais nova do PHP e fazer o que eu quizesse, mas o que fica é que foi me vendido uma coisa velha e desatualizada.


Apesar disso, não ligo, utilizo sempre a versão mais estável da linguagem, estando sempre em dia com o que há por aí. O que importa agora, é o PHP5 e os seus padrões. Se os programadores e a comunidade não seguirem essa evolução, 2 coisas podem acontecer:

- a linguagem estagnar por falta de acompanhamento dos que utilizam (isso numa escala global - acho que isso foi muita viagem hahaha)
- o programador ser deixado pra trás trabalhando com aquela linguagem antiguinha que ja evoluiu há muito tempo, que ele aprendeu ha anos atrás e que ainda é utilizada em alguns "hosts" de fundo de quintal.


Foi meio viajado mas, é isso aí.

0
20/09/2009 12:40am
(~7 anos atrás)
Matheus Ricelly respondeu:
rapaz...
Sinceramente, eu não gosto de pegar scripts prontos, eu gosto apenas de aproveitar alguns códigos, pegando apenas partes que me interessa e desenvolver o meu próprio.

Mas, quanto as atualizações, eu seja verifico e adapto para a nova realidade do PHP, sempre buscando aproximar das novas versões e trocando pelas novas funções.

Valeu!

0
20/09/2009 11:48pm
(~7 anos atrás)
PorKaria respondeu:
Fala pessoal,

Acredito que isso deve ser um processo "natural" na vida de um programador. Acompanhar sempre a atualização do PHP, para saber o que está rolando. E sempre estudar essas novidades, pois ai quando o cara for codar, que saia naturalmente o uso de funções e padrões novos.

Agora se você tem um baita código legado, ai é não tem jeito... tem que trocar =D

Abraços

0
23/09/2009 11:09pm
(~7 anos atrás)
Mauricio Cunha respondeu:
Eh interessante fazermos o papel de multiplicadores deste conhecimento e repassar para frente sempre a lista de mudancas no php 6

veja mais em
http://www.meiobit.com/meio-bit/internet/mudancas-no-php6-serao-polemicas

0
24/09/2009 9:19pm
(~7 anos atrás)
É Sempre bom ficarmos antenados com as atualizações de versões, o Link do Maurício é muito interessante. Sempre bom utilizar uma versão estável, não pegar uma coisa nova e "enfiar" num projeto sem conhecer suas alterações.

0
25/09/2009 5:39pm
(~7 anos atrás)
Celso junior respondeu:
Esse é o problema...
Meu sistema está rodando em um servidor com PHP5. Agora com o PHP6 vou ter que alterá-lo (principalmente a função eregi_replace).

0
16/10/2009 6:32pm
(~7 anos atrás)
PorKaria respondeu:
Para quem está curioso ou já quer se preparar para as mudanças do PHP 6, instale o PHP 5.3 e ative o nível de erro E_DEPRECATED e rode seu sistema.

Isso vai fazer o seu sistema cuspir como erro tudo que será retirado da versão 6.

Mais sobre o nivel de erro E_DEPRECATED e as funções que serão descontinuadas: http://br.php.net/manual/kr/migration53.deprecated.php

0
09/02/2011 4:14am
(~5 anos atrás)
Lembro da bagunça que foi na mudança do php4 para o php5... Agora o php6 já vem por ai...

Hoje em dia eu me preocupo sim, não gosto de surpresas quendo rodo o site na web, se tenho dúvidas se um script vai funcionar em uma ou outra versão do php eu pesquiso primeiro e escrevo depois.

Nova Resposta:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)