0

Como equilibrar interatividade e acessibilidade?

criado por Rubens Takiguti Ribeiro em 17/03/2010 9:49pm
Uma das maiores dificuldades que tenho no desenvolvimento Web é o equilíbrio entre interatividade e acessibilidade. Por um lado, muita tecnologia tem se desenvolvido no rumo da interatividade das interfaces Web. Operações como clicar e arrastar, mudar um select e mudar outra área da página, etc. estão cada vez mais presentes.

Porém, prezo muito pela acessibilidade. Tudo que faço com JavaScript eu procuro uma alternativa que funcione sem o JavaScript (na mesma página). Porém, isso se torna algo muito complicado em algumas situações mais complexas. E aí, existem várias alternativas. Uma delas é criar duas páginas independentes: uma que usa alta interatividade e outra que é extremamente acessível. Porém, o custo de desenvolvimento é praticamente dobrado.

Você faz este equilibrio? Como?

Lista de Respostas:

0
17/03/2010 10:49pm
(~11 anos atrás)
Matheus Ricelly respondeu:
Infelizmente, os meus trabalhos eu faço mais pela interatividade. Não tanto por minha vontade, mas, pelo próprio cliente que exige essa interatividade...

Para eles, a interatividade está em primeiro lugar e como contratado, devemos colocar em prática o que eles pedem. Eu sempre ofereço as duas alternativas, explico a questão de incompactbilidade de códigos, de navegadores, entre outros, mais nem sempre isso é levado em conta...

Mais acredito que um dia as coisas irão mudar...

Valeu!

0
22/03/2010 1:06am
(~11 anos atrás)
Marcos Regis respondeu:
Creio que a resposta vai depender do uso do sistema ou site.
Se for para ser usada principalmente com dispositivos móveis provavelmente a resposta será diferente de um que é para ser usada por consoles de videogame.
O foco vai depender principalmente do navegador alvo e do tamanho da tela.
Se o site/sistema é utilizado como um gui faz mais sentido focar na interatividade e se for usado com o foco em acesso rápido às informações exibidas será justamente o contrário.
Como trabalho basicamente com portais corporativos usado por pessoas de todos as faixas de idade e até mesmo de nivel cultural é frustrante colocar algo mais interativo e este ser rejeitado por ter informação demais.
É isso que chamamos de WEB 2.0. Quem manda é o cliente.

0
05/04/2010 10:29am
(~11 anos atrás)
Matheus Ricelly respondeu:
Exatamente isso... quem manda é o cliente, mas, nem sempre eles têm razão. O bom seria colocarmos o que realmente o projeto necessita, mas, sempre se sobrepoe a vontade do cliente e com isso as coisas nem sempre andam no melhor caminho.

Como o marcos regis falou, o foco vai depender principalmente do navegador alvo e do tamanho da tela... varia muito...

O importante é estarmos sempre preparados para qualquer das situações para fazer o melhor desenvolvimento para agradar o principal foco que é o nosso cliente.

Nova Resposta:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)