0

Conceitos de Banco de Dados Relacional

criado por Eduardo Dias em 24/04/2002 6:49am
Tabelas

Os bancos de dados relacionais são compostos de relações, mais comumente chamadas de tabelas. Uma tabela é exatamente o que o nome sugere - uma tabela de dados. Se alguma vez utilizou uma planilha eletrônica, já utilizou uma tabela relacional.
Toda tabela é composta por colunas, cada uma correspondendo a um fragmento diferente de dados e linhas que correspondem a registros individuais.

Colunas

Cada coluna na tabela tem um nome único e contém dados diferentes. Cada coluna tem um tipo de dados associados. As colunas são comumente chamadas de campos ou atributos.

Linhas

Cada linha em uma tabela representa um registro diferente. Por causa do formato tabular, todas elas têm os mesmos atributos. As linhas também são comumente chamadas de registros ou tuplas.

Valores

Cada linha consiste em um conjunto de valores individuais que correspondem a colunas. Cada valor deve ter o tipo de dados especificado pela sua coluna.

Chaves

É necessário ter uma maneira de identificar cada registro específico. Campos do tipo String normalmente não são uja maneira muito boa de fazer isso - este campo poderá ter registro repetidos. Para evitar redundâncias deste tipo adicionamos um inteiro único. Esse é o mesmo princípio que leva você a ter um número único de conta bancária ou número de associação. Isso facilita o armazenamento em um banco de dados. Um número de identificação artificialmente atribuído pode ter a garantia de se único. Poucas partes de informações reais, mesmo se utilizadas em combinação, têm essa propriedade.

A coluna de identificação em uma tabela é chamada de chave ou chave primária. Uma chave também pode consistir em múltiplas colunas. Por exemplo, podemos refirir a um registro específico combinando os campos correpondentes a ele, mas não tendo a garantia de ser única.

Normalmente os bancos de dados consistem em múltiplas tabelas e utilizam uma chyave como uma referência de uma tabela para outra. O termo de banco de dados relacinal para esse relacionamento é chave estrangeira. O identificador de uma tabela, quando aparece em outra tabela, é referido como uma chave estrangeira.

Relacionamentos

As chaves estrangeiras representam um relacionamento entre dados em duas tabelas.

Existem três tipos básicos de relacionamentos em um banco de dados relacional. Esses tipos são classficados de acordo com o número de coisas em cada lado do relacionamento. Os relacionamentos podem ser de um para um, de um para muitos ou de muitos para muitos.

Um relacionamento de um para um significa que há uma de cada coisa no relacionamento.

Em um relacionamento de um para muitos, uma linha em uma tabela é vinculada a muitas linhas na outra tabela.

Em um relacionamento de muitos para muitos, muitas linhas em uma tabela são vinculadas a muitas linhas de outra tabela. Esse tipo de relacionamento normalmente obtém uma tabela inteira para si próprio, então talvez tenha uma terceira tabela que só conteria as chaves das outras tabelas como chaves estrangeiras em pares, para mostrar quais registros estão associados.


Eduardo Dias
(baseado nos textos contidos no livro PHP e Mysql - Desenvimento Web)

Comentários:

Mostrando 1 - 2 de 2 comentários
Lyma disse:
Ema introdução limpa e precisa, sem termos demasiadamente técnicos que pudessem atrapalhar no objetivo didático do artigo.
Parabéns!
26/04/2002 6:08am (~14 anos atrás)

eu ja sabia, mas nao sabia que sabia :-)
25/04/2002 12:26am (~14 anos atrás)

Novo Comentário:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)