+1

Caminhos para Certificação PHP / Zend (ZCE)

criado por André Barbosa em 24/05/2006 12:38pm
Todo programador almeja possuir uma certificação (com raras exceções, claro). No mundo PHP, são pouquíssimos os que possuem o "canudo". No Brasil, no dia de hoje existem apenas 8 certificados! Num momento de escolha, empresas contratantes preferem os que garantidamente sabem PHP e não quem diz saber. A certificação é, em tese, essa garantia. Pense bem! Como programador PHP você vai ficar de fora desse seleto grupo? Deixe que a Zend diga quem você é.

A palestra "Caminhos para a Certificação PHP / Zend (ZCE)", ministrada por Maurício Garcia (um dos 8 brasileiros certificados), será repleta de dicas e orientações para realizar o exame. Dividida em duas etapas, incialmente será feita uma explanação de tudo o que é preciso para a certificação. Num segundo momento, todos terão oportunidade para perguntar.

Não fique de fora! Essa oportunidade está sendo, até hoje, a única, para brasileiros. Você vai perder?

Conteúdo:

1. Apresentação
1. O significado de uma certificação
2. O valor de uma certificação no mundo globalizado
3. Oportunidades em outsourcing
2. A Certificação PHP da Zend
1. Histórico
2. Estatísticas sobre a certificação
3. O processo de inscrição para o exame
4. Custos envolvidos no exame
5. O material didático recomendado
6. Conteúdo programático
7. Tópicos relevantes aos estudos
8. O período de preparação para o exame
3. O dia do exame
1. Procedimentos a serem adotados
2. Os formatos das questões
3. Trabalhando o tempo durante o exame
4. Critérios de avaliação
5. O comprovante entregue
4. A página sobre a certificação no zend.com
1. Divulgação do perfil dos aprovados no Yellow Pages
2. O certificado oficial
3. O futuro da certificação
5. Debates
1. Dúvidas
2. Estudo de questões do exame

Data: 27/05/2006
Horário: das 9h30 às 12h
Local: Auditório da UNICID (Universidade Cidade de São Paulo) - veja como chegar
R. Cesário Galeno, 448/475
Tatuapé, São Paulo - SP
a 200 metros do Metrô Carrão

Expectativa: 350 participantes
Público Alvo: Programadores PHP que desejam certificação PHP / Zend (ZCE)

Inscrições: http://www.ProPHP.com.br

Palestrante: Maurício Garcia (Zend Certified Engineer)

Formado em Ciências da Computação pela UNESP, possui 7 anos de experiência em análise, modelagem de dados e desenvolvimento de sistemas para a Internet. Trabalhando desde 2000 com a linguagem PHP, tem participado de diversos projetos de sistemas de informação em diferentes áreas, incluindo o desenvolvimento de Framework em PHP, integração entre sistemas com WebServices entre outros. É o primeiro detentor da Certificação ZCE (Zend Certified Engineer) do PHP do Estado de São Paulo.

Atualmente é um dos coordenadores do projeto para implantação do sistema de EAD (Ensino a Distância) na UnG - Universidade Guarulhos, na qual também participa do seu corpo docente na área de Graduação Tecnológica. É aluno do curso de MBA em Gestão de Projetos pelo IPT/USP.

Abraços,
André Barbosa

Comentários:

Mostrando 1 - 10 de 12 comentários
Click disse:
"A carapuça serviu e bem". Adler, seja homem para assumir as besteiras que você escreve. Depois de dizer claramente "Sim, copiar livro no Emule é pirataria, mesmo em formato PDF" e o único comentário sobre baixar PDF foi o meu, então foi uma direta. Sua burrice é lamentável... Quer "Um ótimo caso de sucesso"? Então deixa de tentar posar de bonzinho aqui na comunidade e não tente remendar as merdas que você fala. Se quiser se útil à comunidade, publique um artigo, script, etc. mas poupe-nos dos seus comentários medíocres com propaganda do seu site.
Até!
15/08/2006 5:58pm (~10 anos atrás)

Adler Medrado disse:
Primeiramente, não acusei ninguém pessoalmente. A carapuça serviu porque realmente foi feita a apologia a pirataria.
Outra coisa, quem me conhece sabe que não utilizo programas pirata por diversos motivos. Meu windows é legalizado bem como todos os programas que necessito. Na maioria dos casos utilizo software livre ( na minha máquina tem linux tb).
Bom, não vou ficar aqui posando de santo, porque não sou. Eu tenho ética e procuro não utilizar nada pirata. Simplesmente isso. E mesmo que utilizasse, por questão de ética também, não faria apologia.
De qualquer forma, não quero criar contendas aqui neste fórum, peço desculpas publicamente se te ofendi.
Não precisa se preocupar porque não me ofendi porque fui chamado de hipócrita. Quem me conhece sabe como sou e isso é o que importa.
19/07/2006 1:25pm (~10 anos atrás)

Click disse:
Caro Adler Medrado, para que não fique dúvidas aos demais membros dessa comunidade, cuidado com suas acusações! Não incentivo a pirataria, pois não ofereço ou distribuo apostilas em pdf. Na minha opinião pessoas hipócritas deveriam guardar suas opiniões para si mesmas, afinal baixar mp3 entre outras coisas também é pirataria. Ou mesmo comprar CDs "genéricos" na Feira dos Importados. E atire a primeira pedra quem nunca fez isso.

Hipocrisias à parte, também moro em Brasília, presto serviço nos ministérios e concordo com o que você disse sobre o softwares em PHP/Java. É isso mesmo que vejo ocorrer no serviço público.
25/06/2006 9:05am (~10 anos atrás)

Adler Medrado disse:
Na minha opinião, a pirataria não deveria ser incentivada nestes foruns. Sim, copiar livro no Emule é pirataria, mesmo em formato PDF. A não ser que o livro no formato PDF seja livre, como é o caso do PHP5 Power Programming, entre outros.

adler medrado
adler.neshertech.net
www.neshertech.net
25/06/2006 7:29am (~10 anos atrás)

Adler Medrado disse:
O PHP está começando a ser reconhecido, pelo menos aqui em Brasília.
Apesar de JAVA ainda ser a tecnologia dominante nas grandes organizações, o PHP tem sido adotado maciçamente em órgãos públicos.
Na secretaria de estado de saúde do DF, onde eu presto serviços, o PHP é utilizado em larga escala e os principais sistemas de atendimento ao cidadão, utilizado em prontos-socorro, ambulatorios, laboratórios e em outros locais, são todos escritos em PHP. Um ótimo caso de sucesso!
Tentou-se adotar JAVA lá ( desenvolvemos 3 sistemas ) mas não foi bem aceito e o desenvolvimento em JAVA foi suspenso, mantendo-se apenas estes 3 sistemas que já estavam rodando.
[]s
adler medrado
adler.neshertech.net
www.neshertech.net
25/06/2006 7:27am (~10 anos atrás)

Click disse:
Qualquer certificação tem valor se a linguagem também tiver. Muitas empresas ainda não se deram conta do poder do PHP. O PHP tem suporte forte a OO, XML, Web Services, etc. e até hoje muita gente não se deu conta disso.

Os programadores Java e .net alegam que não é confiável fazer um projeto de grande porte em PHP. Uma afirmativa sem fundamento. Mesma coisa que dizer que o COBOL é uma linguagem “morta”, sendo que é uma das poucas confiáveis para programação em mainframes.

Enquanto o PHP não ser amplamente reconhecido, provavelmente a certificação Zend também não será.

Os projetos que participo têm o mesmo porte e respeito que os projetos em Java. Desenvolvo em PHP há dois anos e trabalho numa das maiores empresas de tecnologia do Brasil, e minha remuneração é a mesma dos programadores Java, por exemplo.

Baixei no emule o pdf do "Zend PHP Certification Study Guide" e do "Zend PHP Certification Practice Test Book".
Ainda este ano pretendo fazer a prova. Com certeza vai agregar muito valor à minha profissão!
14/06/2006 4:00pm (~10 anos atrás)

Bem, não podemos levar tudo ao pé da letra...
Concordo em partes com o Júlio e em partes com o restante do pessoal... depende muito da região, empresa e etc...
Por exemplo aqui em Brasília ninguem pergunta ou incentiva uma certificação em PHP, oq rola aki é Java, Java, Java, Java e mais Java... toda esquina tem um Java Programmer Certified, oq já complica o fato de vc tirar ou não uma certificação em PHP por exemplo.
Mas já por outro lado, se o mercado local onde a pessoa convive possuir caminhos e incentivos, com certeza, não só vale a pena como é um dever do profissional se certificar, mas caso não haja, o esquema é ir atrás do que o mercado exige.

Att,

Wescley Costa
14/06/2006 1:24pm (~10 anos atrás)

concordo com o colega "Rodrigo Corrêa", tem valor sim. Se você falar para alguém que sabe uma coisa qualquer, aguém acredita? mas mostrando uma certificação a história é outra, você tem seu conhecimento reconhecido.
é verdade que o custo é alto, mas para mim é uma meta.

Vale também sempre apresentar os trabalhos anteriores, isso conta muito. Uma boa semana para a comunidade!
12/06/2006 4:56am (~10 anos atrás)

Concordo com Rodrigo, pois pelo menos na minha cidade na hora de apresentarmos um projeto ou nos candidatarmos a desenvolver um projeto a primeira coisa que nos é perguntada são o curso superior e que especialização na área q temos, principalmente se é um projeto pioneiro que não temos alguma coisa já desenvolvida parecida, onde o cliente tem que confiar na capacidade e esperar pra ver, uma certificação cai muito bem nessa hora, passa tranquilidade ao cliente, uma garantia a mais...
31/05/2006 7:07am (~10 anos atrás)

Tava afinzão de ir, mas em SP o negocio tava pegando fogo lá com aquelas paradas do PCC. Fiquei meio bolado...
30/05/2006 9:47pm (~10 anos atrás)

Novo Comentário:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)