+1

Conhecendo o PRADO Framework Parte 1

criado por Alexandre Marinho em 13/11/2007 10:20am
Recentemente tive a oportunidade de trabalhar com o framework MVC para PHP 5 chamado PRADO (PHP Rapid Application Development Object-oriented). Fiquei muito impressionado pela facilidade e organização que ele trás para o desenvolvimento de aplicações web.

Ele é ótimo para quem já cansou de tanto reescrever códigos em PHP repetidamente e esta a procura de um framework para facilitar sua vida (como era o meu caso :P).

O PRADO é um projeto open-source, e seu design é baseado na estrutura do ASP.NET da Micro$oft, e no Delphi da Borland. Isso fez me interessar um pouco pela plataforma .NET, já que nunca trabalhei com ela, quem sabe um dia.

Por ser um framework baseado em componentes e dirigido a eventos, o PRADO trás todo um novo conceito para o desenvolvimento web em termos de componentes eventos e propriedades. Diferente da maneira tradicional com procedimentos, URL’s e parâmetros de Query.

Outra característica do PRADO é a documentação. Através do site http://www.pradosoft.com é possível encontrar exemplos de aplicações mais simples como um ‘Hello World’, passando por um blog ou site pessoal, até uma implementação de um cliente/servidor SOAP. Isso sem falar que todos os componentes estão devidamente documentados e exemplificados!! Isso é uma mão na roda para quem está começando a desenvolver com o Framework.

Comentários:

Mostrando 1 - 2 de 2 comentários
Diego disse:
Hm..nice parece o Smarty.net :P
05/06/2009 2:56pm (~7 anos atrás)

Alexandre,

O PRADO não é MVC. Como você citou um pouco depois, ele é baseado em Componentes e Eventos. Programadores ASP.NET e Delphi sentirão certa facilidade ao programar com PRADO.


Outra coisa, você pode criar uma aplicação básica com a ferramenta de linha de comando: prado-cli.php

no prompt de comando do Windows:

php framework\prado-cli.php -c minha_aplicacao [ENTER]

Pronto. Será criado um diretório com o nome "minha_aplicacao" c a estrutura básica de uma aplicação PRADO.


Por fim, os arquivos .tpl eram usados na versão 2.x para guardar o template (HTML) de paginas e controles. Na versão 3.x o código de apresentação das páginas vai em arquivos .page.

Arquivos .tpl continuam sendo usados para definir código de apresentação para controles.

Quando você usa o recurso de Master Template para compartilhar um design comum para todas as páginas, você cria um TTemplateControl cujo design deve ser guardado em um arquivo .tpl :)

No mais, o artigo é uma boa iniciativa. O PRADO é um exelente framework, porém não há uma comunidade brasileira mto forte em torno dele.

[]'s
18/05/2009 4:47pm (~7 anos atrás)

Novo Comentário:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)