+2

Gerando arquivos RTF através de modelos

criado por Diogo Gomes em 06/01/2004 3:00pm
Para projetos de intranet, é mais conveniente disponibilizar seus relatórios como documentos de processador de texto, mas na internet a situação é diferente, uma vez que a utilização dos formatos patenteados pode excluir uma faixa dos seus visitantes, mas devido a hegemonia no mercado, o Microsoft Word poderia servir, contanto que você possua o software para gerar o arquivo e os seus usuários também o possuam ou tenham o Word Viewer.
Uma consideração importante sobre o formato .doc: os arquivos podem ficar muito grandes e mesmo que o formato seja documentado, a documentação é baseada numa licença de uso e o formato é binário, dificultando o entendimento. Também é possível gerar documentos .doc com um objeto COM, mas isso obriga o usuário a suportar ActiveX/COM, restringindo-se a plataforma Windows.

RTF uma ótima opção

O Rich Text Format ou RTF possue a maior parte do poder do Word, mas com arquivos muito mais simples e fáceis de gerar, com a possibilidade de incluir imagens vetoriais e bitmap, além da garantia de que usuários visualizarão o arquivo bem próximo do que foi criado por você, mesmo na impressão do arquivo.
O RTF é um formato criado pela Microsoft com o objetivo de realizar a transferência de documentos entre diferentes programas. É documentado e livremente disponível.

A documentação pode ser lida no endereço: http://msdn.microsoft.com/library/specs/rtfspec.htm

O RTF é parecido com o HTML, diferente do Word (.doc) que usa dados binários para gravar informações de formatação, o RTF usa sintaxe e palavras-chave para esse trabalho. Experimente abrir um arquivo RTF no seu editor HTML, que não interprete o formato, no meu caso usei o Dreamweaver MX, veja como é bem fácil de compreender o formato.
Como nem tudo é tão simples, existe o inferno das versões de software, no caso do Word, a cada nova versão é introduzida modificações no RTF, o que é um problema para versões antigas e outros softwares, que ignoram as palavras-chave que não reconhecem ou que não implementaram ainda. Enfim, o RTF funcionará em diferentes sistemas operacionais e softwares, com resultados variantes.

Comentários:

Mostrando 1 - 10 de 25 comentários
Marco disse:
Boa tarde Diogo. Como faço para enviar esse RTF com os dados do formulário que foi preenchido. Existe essa possibilidade? Obrigiado.
14/03/2011 1:18am (~5 anos atrás)

Vlademiro disse:

O script funciona perfeitamente

A idéia é simples e funcional.

Quanto ao erro :

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at C:\xampp\htdocs\nupes\phpbrasil.php:9) in C:\xampp\htdocs\nupes\phpbrasil.php on line 11

Isso acontece porque algum caracter foi escrito antes do header.
09/06/2010 10:58am (~6 anos atrás)

Téo disse:
Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at C:\xampp\htdocs\nupes\phpbrasil.php:9) in C:\xampp\htdocs\nupes\phpbrasil.php on line 10

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at C:\xampp\htdocs\nupes\phpbrasil.php:9) in C:\xampp\htdocs\nupes\phpbrasil.php on line 11

alguem sabe que erro é esse ?
24/08/2009 11:44am (~7 anos atrás)

Ademir disse:
Era realmente isso que eu estava precisando, parabens pelo post.
Tem como salvar a mudança no arquivo .rtf e não abrir o arquivo para o usuario(ou seja só manipular o arquivo, sem apresenta-lo) se souber como, agradeço.
21/12/2007 10:06am (~9 anos atrás)

claudia disse:
Olá Diogo.

Consegui gerar o rtf. Blz. Mas como faço para imprimir dados vindo de um formulário ou de um select feito no banco de dados? Alguém já perguntou isto, mas ainda não entendi. Obrigada...
25/01/2006 6:03am (~11 anos atrás)

Douglas Lima disse:
Kara, achei muito show este teu scripit,
Estou tentando adaptar ao meu sistema de pesquisa. Onde pesquiso pelo "nome" e o resultado são todos os registros que tenham relação. Como adapto(estou apanhando) teu scripit para imprimir/gerar o rtf com o resultado de minha pesquisa.
07/11/2005 10:00am (~11 anos atrás)

Sionise disse:
Puuutz o artigo é PERFECT!!!
Parabéns Diogo me ajudou em muito, valeu, espero que continue sempre assim, compartilhando o que sabes ;)

Beijinhos...
Q DEUS abençoe!!!
20/07/2005 4:58pm (~11 anos atrás)

Muito bom seu artigo!!

Estou com uma dúvida: Como criar um modelo estatico de tabela no meu arquivo RTF se eu não sei quantas linhas irá gerar na minha query??
10/04/2005 12:34pm (~11 anos atrás)

Diogo Gomes disse:
Saudações Barreto,

O processo é o mesmo, crie o documento de etiquetas no editor de textos e salve como RTF, onde estaria os campos destinados aos dados, coloque as tags que serão substituídas pelo script. O trabalho a mais que terá será com a regra de substituição de tags. Nada muito complicado.
21/01/2005 7:40am (~12 anos atrás)

Saudações a todos,

Gostei muito este artigo e creio que poderei utiliza-lo em uma aplicação minha, só que preciso saber como utilizar o arquivo RTF para imprimir etiquetas para uma mala direta, preciso formatar a pagina para receber as etiquetas padrão, estas que são vendidas em papelarias mesmo, agora como fazer para reconhecer mudança de pagina? E reconhecer o mesmo campo em lugares diferentes? Obrigado, Aguardo resposta.
20/01/2005 11:16am (~12 anos atrás)

Novo Comentário:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)