+4

Vaga para desenvolvedor [Júnior, Pleno, Sênior], em qual delas você se enquadra?

criado por Diego Botelho Martins em 10/04/2010 4:36pm
Nesse artigo vou externar as minhas convicções, mas a colaboração de toda comunidade é de extrema importância, pois creio que todos que já passaram por essa situação tem algo a contribuir com este assunto.

No grupo PHP-Rio recebemos constantemente ofertas de emprego de diversas empresas do Brasil e de outros países para desenvolvedores ‘Júnior’ e ‘Estagiário’, mas com o recente aumento da maturidade e da aceitação de mercado, tanto da linguagem PHP, quanto de seus profissionais, passamos a nos deparar cada vez mais com os termos ‘Pleno’ e ‘Sênior’ da mesma forma que acontece há tempos com linguagens como Java e .Net. Mas como fazer essa auto-avaliação? Em qual desses perfis nos enquadramos?

Infelizmente sempre que surge essa pergunta imediatamente brotam piadinhas do tipo:

[Modo Chico Anysio: ON]

* ”O que define é a sua capacidade de convencimento!”;
* ”O que define é o humor do pessoal do recrutamento!”;

E a que eu considero a mais engraçada...

* ”Júnior não sabe a diferença entre Júnior, Pleno e Sênior. Pleno está cansado de saber a diferença. Sênior é quem explica a diferença para o Júnior!”.

[Modo Chico Anysio: OFF]

Deixadas as brincadeiras de lado é necessário aceitar que essa classificação não possui uma convenção e dessa forma, cada empresa classifica de acordo com os seus padrões, necessidades e limitações.
Experiência e Formação

Você deve fazer uma autocrítica e avaliar sua experiência, os projetos aos quais participou, somando a isso seus conhecimentos de uma forma geral, sua formação acadêmica e certificações.

Se você tem 5 anos de experiência em determinada linguagem mas seus projetos sempre foram pequenos sites institucionais ou programas para locadoras não quer dizer que seja competente o suficiente para assumir o posto de desenvolvedor Pleno ou Sênior, pois dependendo da empresa, outros processos estarão envolvidos como decidir se o projeto utilizará uma arquitetura própria ou se irá adotar uma arquitetura existente, análise, projeto, entrevistas com os clientes etc. Nas empresas de maior porte essas tarefas são divididas em várias equipes porém os responsáveis são os profissionais que possuem mais experiência em projetos de complexidade, custos e riscos elevados.
Responsabilidade

Analise se você realmente conseguirá assumir todas as responsabilidades da categoria que almeja no escopo da empresa.
Perfil

Pense que Júnior é um profissional que vai atender à tarefas operacionais, não tendo capacidade de tomar decisões táticas (Por mais que pense o contrário) devido a falta de experiência.

O profissional Pleno já consegue definir as tarefas taticamente e pode implementá-las ou delega-las a um desenvolvedor Júnior.

Um profissional Sênior tem capacidade e visão estratégica do problema e pode tomar decisões com mais confiança, implementá-las operacionalmente ou repassá-las aos demais.
Concluindo

Lembre-se, estar no mercado por mais de X anos ou adquirir uma certificação não irá lhe garantir um cargo e muito menos um salário de profissional Sênior, o que irá lhe proporcionar isso é o quanto você evoluiu durante esse tempo. A experiência real que você adquiriu.

O conhecimento que você possui é a única coisa que ninguém pode tirar de você e felizmente é o que as empresas estão procurando!

Dedique-se ao máximo no que está fazendo, estude, evolua social e culturalmente, mantenha-se sempre de olho nas tendências e como Augusto Cury brilhantemente escreveu, nunca desista dos seus sonhos!

Boa Sorte!

Artigo original em: http://www.diegobotelho.com.br

Comentários:

Mostrando 1 - 9 de 9 comentários
Muito Bom.
01/11/2013 8:02am (~3 anos atrás)

muito bom, tirei minhas duvidas sobre este assunto, e descobri que sou junior.
http://www.siclaudioborges.com
07/12/2010 3:22pm (~6 anos atrás)

Cara, mto bom esse artigo! Motiva pra caraba.
Eu me encaixo como junior ainda, mas com certeza pretendo chegar a Sênior
abraços
29/09/2010 4:20pm (~6 anos atrás)

Wesley Porto disse:
Eu ainda sou JR. e pretendo chegar SR, tenho muito estudo pela frente rsrsrrsrs, mais o material acima é muito bom mesmo, até te motiva mais um pouco.
10/08/2010 5:51pm (~6 anos atrás)

Josimar Reis disse:
Muito bom cara... vlw...
01/08/2010 12:15am (~6 anos atrás)

Realmente muito bom! Alem de movimentar a comunidade!
08/06/2010 10:50am (~6 anos atrás)

Marcos Regis disse:
Diego, acho muito louvável quando alguém dá contribuição para que os aspirantes a profissionais na linguagem possam acrescentar conhecimento a sua bagagem.
Parabéns pelo ótimo artigo e sua grande utilidade.

Em tempo, recentemente em uma conversa de bar ouvi a seguinte definição de JR, Pleno e Sênior que achei muito boa.

JR é aquele que não domina a linguagem, tem boa lógica e bom raciocínio mas demora muito para encontrar soluções que já existem na linguagem para problemas relativamente simples.
Pleno domina a linguagem e pode até dar aulas da mesma, porém não tem foco nos resultados e sempre que tenta acaba se comportando como JR.
Senior é o macaco velho. Não sobe em árvore com galhos finos. Traduzindo, não se mete a fazer milagres, pois sua experiência já o ensinou que quanto mais você dá, mais vão querer. Toca os projetos na ponta dos dedos focando nos objetivos que realmente são possíveis de alcançar.

Eu meço o nível de um programador pela sua capacidade de transformar conhecimento tácito em conhecimento explícito (confesso que roubei isso do conteúdo de minha pós).
03/06/2010 12:51am (~6 anos atrás)

Obrigado Renato!
02/06/2010 1:19pm (~6 anos atrás)

Renato Suero disse:
nossa muito bom ,cara sem comentários é exatamente isso mesmo gostei muito já indiquei o texto para os amigos
02/06/2010 10:40am (~6 anos atrás)

Novo Comentário:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)