+2

Instalando Apache+PHP5+MySQL 5 com a PEAR MDB2 no Linux

criado por Mauricio Teles da Silva em 26/01/2008 9:16am
Espero que este artigo possa ajudar os programadores que estão tendo problemas em instalar a biblioteca PEAR MDB2 no linux. O linux que utilizei para para montar este artigo, foi o Ubuntu,mas estes passos podem ser usados em várias distribuições,pois utiliza o comando apt-get para instalar os pacotes e programas necessários para instalar esta biblioteca.

1. Para instalar o apache 2.2.4, deve entrar no terminal, logar como root. Após o login, digitar o comando para instalar o apache 2, apt-get install apache2. Depois digite s, para dizer para instalar. Após à instalação do apache2, abra o navegador, e digite o endereço http://127.0.0.1 ou http://localhost, para testar se o apache 2 está funcionando.

2. Agora iremos instalar o interpretador do PHP5, através do comando apt-get install php5, e depois digitar s para instalá-lo. Após a instalação, iremos voltar ao terminal, para digitar o comando que irá permitir criarmos um arquivo php na pasta do servidor (www). O comando é chmod 0777 -R(maiúculo) /local/nomedapasta(/var/www).
Iremos digitar o seguinte comando para completarmos a instalação do php5, que são as bibliotecas do php: apt-get install libphp5* .

Após efetuarmos este passo, iremos fazer uma página com código php, para testar o servidor. Monte a página da seguinte forma: <?php phpinfo(); ?> Salve-a como index.php na pasta root(www), para que o servidor possa exibi-lá.

3. Agora iremos dar o comando restart do apache2, através do comando: apache2 -k restart. Depois, digite o endereço no navegador http://localhost/index.php, e assim irá mostrar o que está instalado no servidor, iremos ter certeza que o interpretador php foi instalado corretamente. Se aparecer as bibliotecas do php instaladas no servidor, conforme a figura abaixo, irá significar que o php5 foi instalado com sucesso.

4. Agora iremos dar permissão escrita para a pasta /usr/share/php

5. Agora iremos criar a pasta pear no diretório /usr/share

6. Agora iremos criar a pasta php5 no mesmo diretório da pasta pear

7. Iremos dar a permissão de escrita à pasta php

8. Voltamos ao terminal,e daremos o seguinte comando de instalação da PEAR:
pear install mdb2
Este comando irá instalar a pear, mas ainda falta instalar os drivers de acesso ao mysql, que iremos instalar pelo comando:
pear install mdb2#mysql

9. Pronto. Agora iremos dar a permissão de escrita na pasta php novamente, para podermos copiar os arquivos e pastas que estão na pasta, com o comando chmod 0777 -R /usr/share/php. Copie os arquivos e pastas da pasta php para as pastas php5 e pear.

10. Agora iremos instalar o mysql pelo comando apt-get install mysql-server, que irá instalar o mysql. Após ao download, iniciará a instalação do mysql, que irá pedir uma senha para o root do mysql, mas não se esqueça de anotar a senha, pois é com ela que você irá entrar como administrador do mysql. Se caso não funcionar, então deverá inserir mais o link deb http://puga.vdu.lt/debian sid main na lista do apt-get, que está no /etc/apt/sources.list, e depois salve.

11. Vamos instalar o mysql admin, para administrar o mysql. Digite o comando apt-get install mysql-admin.

12. Pronto. Agora iremos fazer uma página php,para testar se a instalação foi realizada com sucesso. Para isso, basta copiar o código php abaixo:

<?php
require_once 'MDB2.php'; 

$bd = "mysql";
$user = "root"; //nome do usuário do mysql
$pass = "12234"; //senha do usuário
$host = "10.0.0.1"; //o ip do servidor de banco de dados
$db_name = "db"; //nome da base de dados 
$dsn = "$bd://$user:$pass@$host/$db_name";
$mdb2 =& MDB2::factory($dsn);

$sql = "SELECT * FROM nomedatabela";
$resultset = $mdb2->query($sql);
while ($row = $resultset->fetchRow(MDB2_FETCHMODE_ASSOC)) {
    $campo1 = $row["nomedocampo1"];
    $campo2 = $row["nomedocampo2"];
    echo "$campo1 campo2";
}
?>

13. Agora basta você criar uma base de dados e a tabela no mysql para testar, inserindo dados para teste. Se caso listar os dados, está pronto.

Se caso não consiga, siga novamente as instruções acima, ou pode mandar a sua dúvida ou erro num comentário abaixo que terei o maior prazer em ajudar.

Abraço à todos da comunidade PHP!

Mauricio Teles da Silva
Programador PHP

Comentários:

Mostrando 1 - 4 de 4 comentários
Marcos Regis disse:
Algumas considerações.

O Artigo até que está bem escrito mas...

Não aconselho o uso de Pear:MDB2 por dois motivos: Ela não é uma extensão e sim scripts .php (utiliza os drivers nativos do PHP) e não possui recursos de ORM.
É muito melhor usar algo como Doctrine ou Propel que usam PDO internamente ou mesmo usar PDO puro para os exemplos citados.

Apt-get não funciona em todas as distribuições Linux. Em algumas é o comando yum e em outras ainda tem o aptitude.
O link que colocou para incluir como repositório provavelmente é para debian e não funcionaria para quase todas as outras distros.
01/10/2009 11:16pm (~7 anos atrás)

Maurício o artigo está e parabéns.
30/09/2009 9:35am (~7 anos atrás)

Mauricio, o seu artigo ficou muito legal. Espero que contribua com outros! :)

--Joao
26/09/2009 12:33pm (~7 anos atrás)

Dam disse:
Bom artigo.
20/11/2008 4:23am (~8 anos atrás)

Novo Comentário:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)