0

Criação de gráficos com PHPlot

criado por Benjamin Grando Moreira em 14/10/2005 7:15pm
PHPlot permite que sejam desenhados múltiplas linhas em uma mesma imagem. Para tanto, basta alterar os dados para geração do gráfico. Utilizando o exemplo anterior, substituindo os valores da variável $example_data pelos valores abaixo, obteremos o gráfico mostrado na Figura abaixo. Como ele é feito três linhas. Observe que, em array('b',5,'',1), omitimos um dos valores e ele não é mostrando no gráfico (traçado na cor verde). Outro ponto a destacar é que a classe PHPlot alterna as cores entre os gráficos sem precisar ser indicado pelo programador.

$example_data = array(
                array('a',3,4,2),
                array('b',5,'',1),
                array('c',7,2,6),
                array('d',8,1,4),
                array('e',2,4,6),
                array('f',6,4,5),
                array('g',7,2,3)
);



Para alterar o tipo de gráfico, basta utilizar a função SetPlotType() passando o tipo de gráfico pretendido que podem ser: bars, lines, linepoints, area, points e pie. Gráfico da Figura 4, no lado esquerdo é um gráfico de barra (SetPlotType('bars')) e no lado direito um gráfico de área (SetPlotType('area')).

Observando ainda a Figura a seguir no gráfico à direita vemos que a cor de fundo foi alterada. Isso é feito com a função SetBackgroundColor(). Como parametro para a função você pode passar um nome de cor explícitamente (por exemplo black, blue, green) ou o código RGB através de um array (para a figura fui utilizado array(222,222,222)). Outra função importante é a que possibilita colocarmos as legendas no gráfico. Essa opção é feita a partir da função SetLegend(). Esse gráfico é uma gráfico de duas linhas por isso precisamos utilizar a função duas vezes indicando o texto da legenda (no exemplo utilizou-se: $graph->SetLegend('blue') e $graph->SetLegend('verde')). Para mudar a cor utilizada no gráfico a forma é a mesma que nas legendas, mas utilizamos a função SetDataColors().



A classe PHPlot possibilita a criação de gráficos em 3 formatos: GIF, JPEG e PNG. O formato do arquivo de saída dependerá a biblioteca GD do servidor suporta esses formatos. O formato é definido pela função SetFileFormat() bastanto informar como parametro o formato de saída.

Comentários:

Mostrando 1 - 10 de 11 comentários
Então Robson, se você descompactar dentro de alguma pasta na sua pasta de projeto, você precisar alterar o "include('./PHPlot.php');" com o caminho para o respectivo script. No caso do artigo, foi descompactado o script dentro do diretório raiz do projeto.

Além disso, não tem diferença se estiver fazendo no Linux ou outro SO já que é possível utilizar caminho relativo.
05/05/2015 11:51am (~7 anos atrás)

Robson disse:
Desculpa sou novato em php. Minha dúvida é qual pasta eu devo descompactar o phplot, e quais os procedimentos no meu caso que estou usando linux ubuntu? Grato!
03/05/2015 1:30pm (~7 anos atrás)

Bom dia povos! Estou tendo problemas para formatar os dados e formar um gráfico de pizza... monto um array como veio no exemplo... mas a pizza fica sem nenhuma divisão e apresenta apenas o 100%.

//Dados para gerar o gráfico
$example_data = array(
array('Sindicalizados',3),
array('Não Sindicalizados',5)
);

Alguém tem ideia de como devem ser enviados os dados?
25/08/2006 6:29am (~16 anos atrás)

realmente , o JPGraph é mais completo, mais complexo também! já o PHPLot é realmente mais facil de utilizar eu adoro ele!
17/01/2006 5:18pm (~16 anos atrás)

Fred Hakamine disse:
vou aproveitar este phplot em algumas coisas minhas aki... legal mesmo...
25/10/2005 12:58pm (~17 anos atrás)

Eu tava olhando a PHPLOT e realmente parece ter bem menos opções que a JPGraph. Agora em relação a simplicidade da programação, ambas parecem ser "iguais".

Já trabalhei com a JPGraph, a PHPLOT só dei uma olhada agora.
20/10/2005 3:49am (~17 anos atrás)

Não sei exatamente o que vc precisa saber sobre a GD, mas se não encontrou no site oficial (http://www.boutell.com/gd/) axo dificil vc conseguir muita coisa. Em http://www.boutell.com/gd/faq.html normalmente tem as respostas q eu precisei.
19/10/2005 3:20pm (~17 anos atrás)

Ricardo,
eu não usei s JPGraph pois na epoca que procurei por uma classe a PHPlot se mostrou suficiente e mais simples de usar.

A JPGraph parece ser mais completa (http://www.aditus.nu/jpgraph/) fazendo mais tipos de gráficos, mais para a maioria das aplicações a PHPlot deve ser suficiente e mais fácil de usar.
19/10/2005 3:17pm (~17 anos atrás)

ola Ricardo, nunca usei...

num sei, mas procuro, fuço o google, e num acho bom material sobre biblioteca gd ...

manda algum material para mim estudar fazendo favor...

obrigado

Felipe
felipe@eletronicparty.com
19/10/2005 1:53pm (~17 anos atrás)

Vc já usou o JPGraph ? Se sim, o PHPlot tem alguma vantagem ?
Obrigado e parabéns.
19/10/2005 10:15am (~17 anos atrás)

Novo Comentário:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)