+3

O PHP é a melhor opção?

criado por Carlos Eugênio Torres em 03/04/2002 6:11pm
Ao se escolher o PHP para o desenvolvimento de uma determinada aplicação em detrimento a outras linguagens como ASP (VBScript), ColdFusion, Perl, Servlets, JSP (Java Server Pages), Miva etc, temos pelo menos três certezas: é uma linguagem gratuita e livre para ser usada e modificada; é multiplataforma e é orientada a objetos. Esses três pontos são muito importantes, mas não são os únicos a serem explorados. Temos que analizar a plataforma em que iremos trabalhar, o gerenciamento de memória que desejamos para nossa aplicação, qual banco de dados iremos acessar e se aquela linguagem possui um acesso rápido a esses dados.

Temos a opção de trabalharmos com Servlets Java, mas isso exigiria mais do servidor aonde estaria instalado, ao contrário do PHP, que roda diretamente do próprio servidor web (Apache e outros). Mas em compensação, tanto Servlets como JSP, são precompilados, deixando assim seus códigos mais seguros, e rodam de forma melhor no servidor, embora que para carregar seja mais lento que o PHP.

Uma outra desvantagem de Servlets em geral é que o tempo de desenvolvimento de uma solução nessa linguagem é maior do que em PHP

A opção de se usar ASP ou Coldfusion está conectada seriamente às plataformas Windows, e aos servidores distribuídos pela Allaire (agora Macromedia) que são comerciais. Não que exista nada de errado em se escolher uma opção comercial, mas muitas vezes as tecnologias open-source como PHP e Perl (no caso mod_perl no Apache) são tão boas, se não melhores.

O PHP é uma linguagem muito boa, robusta e flexível que nos atende em muitas (quase todas) as ocasiões, mas não podemos nos esquecer que existem muitas outras que estão à espera de serem eleitas por vocês para outras aplicações que não rodem tão bem com o nosso PHP.

Uma dessas aplicações onde o PHP ainda não é a melhor das opções é na criação de servidores, como se normalmente é desenvolvido em Java. Além disso, o suporte aos novos padrões de Web services está melhorando mas ainda não está tão integrado à linguagem quanto as outras opções listadas acima.

O mais importante na verdade é ter sempre uma cabeça aberta para qualquer tecnologia - sempre escolhendo a solução mais interessante para cada problema ou desafio nos seus produtos.

Abraços,
Carlos Eugênio Torres

[editado por João Prado Maia]

Comentários:

Mostrando 1 - 10 de 14 comentários
Breve e muito bom
30/06/2005 11:19am (~11 anos atrás)

acho q o phpDev está com versões mais atuais... procure no google por phpdev que vc encontra o site ! :-)
11/04/2002 3:50pm (~14 anos atrás)

Tem o PHPTriad, um pacote com o servidor apache, suporte a PHP e MySQL.
Tem o OmniHTTPd que tambem suporta PHP.
Os respectivos sites não lembro, mas vc pode acha-los em um mecanismo de busca.
11/04/2002 10:58am (~14 anos atrás)

Tem o PHPTriad, um pacote com o servidor apache, suporte a PHP e MySQL.
Tem o OmniHTTPd que tambem suporta PHP.
Os respectivos sites não lembro, mas vc pode acha-los em um mecanismo de busca.
11/04/2002 10:57am (~14 anos atrás)

complicado não é ! depende da tua vontade...

ambas são 1/2 equivalentes em termos de velocidade, porém um roda em várias plataformas enquanto outro roda apenas em windows !
10/04/2002 3:23pm (~14 anos atrás)

Não importa o middleware, quanto mais o banco de dados utilizado. Tecnologia é um detalhe, o importante é que funcione.
07/04/2002 8:56pm (~14 anos atrás)

Um dos melhores artigos que já vi aqui.. e com o melhor debate nos artigos tb.....
06/04/2002 8:34pm (~14 anos atrás)

americo disse:
Pessoal,
Quem faz um bom programa não é a linguagem de programação, e sim o programador.
Grato pela atenção,
Américo José
05/04/2002 9:48pm (~14 anos atrás)

Caríssimos, foi o meu primeiro artigo aqui para o PHPBrasil. Fiquei muito feliz em ver que em um dia ele já gerou esse debate interessante.

Não quero ser polêmico, mas apenas expor, como o João já disse, um pouco das vantagens e desvantagens do PHP, comparando com outras linguagens, e mostrar que temos que ter a cabeça aberta quando estivermos desenvolvendo uma aplicação, sabendo escolher corretamente a linguagem, a plataforma e a interface.

No mais, só gostaria que ajeitassem (pusessem) o ponto final no quarto parágrafo, depois de "PHP". :)

Falow!
04/04/2002 7:01pm (~14 anos atrás)

Com certeza, você está basicamente concordando com a idéia geral do artigo que é de 'fique com a mente aberta para outras opções'.

Eu pessoalmente gosto muito de PHP, uso em quase todos os meus projetos pessoais, mas esse fato tem um motivo. PHP é a linguagem que eu me sinto mais confortável programando, e é muito rápido de se desenvolver (talvez pelo meu conforto com a linguagem, talvez não).

Mas eu também tenho a mente aberta a apontar os problemas do PHP em várias aplicações mais complexas (o exemplo de 'servidores' foi só isso - um exemplo).

Sobre o Coldfusion para UNIX, o artigo claramente diz que a solução é comercial, e se você acabar optando por isso, vai ficar 'trancado' nessa solução comercial da Allaire (agora Macromedia), seja em que plataforma você usar. Não que tenha nada de errado nisso, mas é sempre bom lembrar dessas coisas.

--Joao
04/04/2002 12:57pm (~14 anos atrás)

Novo Comentário:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)