+5

Crescendo na sua carreira de desenvolvedor

criado por João Prado Maia em 09/03/2002 10:29pm
Uma das coisas que mais me ajudou a conseguir um emprego foi ter a experiência necessária nas tecnologias 'chaves' do desenvolvimento para a Web:

- Tinha experiência concreta em PHP (mesmo que fosse somente em criando sites pessoais ou de projetos opensource)
- Tinha experiência concreta com MySQL, PostgreSQL, Oracle e MS SQL Server
- Tinha experiência trabalhando em vários projetos opensource, assim como me interessava em entender e estudar como outros projetos funcionavam, como o próprio projeto da linguagem PHP. Isso também me ajudou a ficar sempre por dentro das novidades da linguagem, antes mesmo delas ficarem disponíveis para o público em geral
- Experiência desenvolvendo pelo ciclo completo do Software - design, implementação e publicação externa. Isso significa o processo famoso de 'servidor de desenvolvimento' -> 'servidor de testagem' -> 'servidor de integração' -> 'servidor de produção'. Tudo isso usando tecnologias de controle de versões, como CVS, Vertical Sky ou o que for.

Muitas vezes vejo gente interessada em projetos de software livre, mas que não se involvem neles. O que é uma pena é que essas pessoas poderiam usar o conhecimento e experiência ganhados nesses projetos para o próprio trabalho. Algo de bom sempre é ganho trabalhando em projetos, e isso volta para a sua carreira profissional.

Acho que a minha dica mais importante seria essa, o que for que você se interessar, tente se especializar o máximo possível. Sempre use a experiência que você ganhou no seu curriculum, nunca tenha medo de falar demais sobre as suas conquistas.

E a dica que todo mundo pergunta, a situação nos Estados Unidos está ruim, mas conseguir um emprego na área de tecnologia não é impossível. A minha impressão é de que entre 100 ofertas de emprego, 70 são para programadores Java. Para aquelas relacionadas com desenvolvimento para a Web, normalmente são vagas para posições altas numa empresa, como Lead Web Developer e coisas parecidas.

A dica que sempre dou, e que eventualmente funcionou no meu caso, é de monitorar diariamente sites de ofertas de emprego (listagem no fim dessa página) e enviar o seu curriculum em toda e qualquer oferta relacionada com a sua experiência profissional. O seu curriculum precisa estar escrito de uma forma que os americanos gostem, e existem vários sites gratuitos que explicam (e até dão exemplos) como escrever um bom curriculum. Obviamente saber falar e escrever bem em inglês é algo obrigatório.

Tente monitorar os seguintes sites por empregos relacionados com PHP:

- http://www.schaffner.net/emp/ (consegui 2 empregos por esse site)
- http://www.hotjobs.com/ (faça o search por 'php')
- http://www.dice.com (faça o search por 'php')
- http://www.headhunter.com (faça o search por 'php')
- http://www.monster.com (faça o search por 'php')

É isso aí, envie comentários e experiências próprias sobre procura de emprego no Brasil ou no exterior. Adoraria descobrir mais sobre experiências similares!

--Joao

Comentários:

Mostrando 1 - 10 de 12 comentários
Parabéns pelo artigo...

esse artigo é um motivador, para pessoas como eu que querem se especializar com programação para web...

eu comecei a gostar dessa área foi quando eu fiz um daqueles cursos básicos de web design, e depois do curso fui gostando cada vez mais de desenvolvimentos WEb, hj eu sou leigo com programação estou dando os 1º passos com php, e quero um dia ser um programador, experiente como a maioria dos usuarios da phpbrasil, e espero que daqui alguns dias possa estar não apenas recebendo dicas mas também dando dicas...

Vlw...
22/01/2008 4:58am (~14 anos atrás)

Php Aprendiz disse:
Otimo Artigo.. estou começando assim tbm... fazendo pequenos sites e fazendo scripts.. e por ai vai.. esse artigo me deu uma motivação a mais !

obrigado
16/07/2007 8:29pm (~14 anos atrás)

Let's train the english. Hehehe. É algo para se refletir e pensar no futuro. Grato
27/12/2005 6:27am (~16 anos atrás)

para mim serviu muito para refletir
Eu ouvir isso num evento
"As pessoas que não sonham admitem a sua
impotência de mudar seu futuro"
Eu era um simples pizzaiolo,trabalho hj
na parte de web com php,e todo dia olho
pela janela .Uma decisão muda tudo .
Deus foi justo para homem de não deixar ele mudar seu passado mais deixo na mão de cada um mudar seu futuro.
02/12/2005 9:19am (~16 anos atrás)

Gustavo Villa disse:
Achei muito boas suas dicas.
Tem gente que vê as coisas de forma muito conservadora... com medo.
Um exemplo foi o que disse o Sérgio a pouco.

A tendência do mercado é Java gente.
Eu ADORO PHP, adoro mesmo! Mas sei que se não me estudar as tecnologias de ponta do mercado, vou ficar para trás. E estou trabalhando para isso.

Não tenha a "síndrome do miraculoso"! Não espere que o 'espírito santo' venha até você e faça você aprender as coisas súper rápido. Não! Isso não existe!

Comece devagar!!!!
Não queira fazer um fórum se você não sabe nada de banco de dados. Não tente fazer um chat por que você acha legal! Não!

Comece com coisas bem simples.
Imprima seu nome na tela, Imprima a data do servidor, Brinque com IF... faça coisas bobas que em menos tem do que você espera estará não com um fórum e sim com um Portal.

E a última e mais importante dica: Não tenha preguiça de ler! A melhor forma de aprender é lendo.

Grande abraço gente!
15/01/2004 1:45am (~18 anos atrás)

Este é um ótimo artigo que me fez enxergar como algumas coisas são importantes na vidad e um programador não somente os de PHP

06/11/2003 4:39pm (~18 anos atrás)

Gabriel disse:
Gostei muito do seu relato... e acho que o principal problema em no Brasil não usarmos algumas "novas tecnologias" é o fato destes assuntos não serem muito divulgados pelos detentores das tecnologias que só a querem para si próprios...
28/10/2003 9:52pm (~18 anos atrás)

Olha, João, gostei muito do artigo. Acho uma boa que alguém "do teu tamanho", possa dar este tipo de dica para a turma que inicia, ou, mesmo para aqueles que ja tem experiencia, mas almejam decolar do pais.
Eu estou fora do Brasil (Paraguay), ja fazem 3 anos. Nao posso reclamar, ja que se sobrevive :), mas o que queria ressaltar, e que a turma nao fique com ideia fixa em que, para ganhar uma "graninha"legal, tem que sair do pais.
Muita gente conseguiu fazer sua carreira, ai no Brasil, mesmo. O importante, como você mesmo ja dizia, e, como vi em comentários de outros colegas, é estar de olho nas oportunidades, conhecer o "ingreis", e ter muita, mas muuuuuuuuita vontade, para caçar informações, atualizar-se, e manter a cabeça sempre aberta para assumir a possibilidade de trocar (as vezes, radicalmente) de tecnologia, e/ou de estratégia ;)
Um exemplo: Admiro o pessoal que gosta e que se especializou em COBOL, mas isto ja teve seu tempo. Ainda que me digam que se pode desenvolver visual, OOP, e outros recursos com uma linguagem assim, ninguem me convence que possam concorrer com alternativas atuais. Não há como negar que os tempos mudaram, e já não podemos ficar agarrados a uma única linguagem, ou tecnologia.
Valeu, o artigo, e os excelentes comentarios da turma.
[]'s
26/11/2002 1:49pm (~19 anos atrás)

Juliano disse:
Legal essa sua matéria!

Além de mostrar um pouco da realidade profissional no exterior você mostra para as pessoas não desisterem dos seus sonhos. Isso é muito importante.

Você está de parabéns e torço pelo seu sucesso e pela sua realização.

Um grande abraço,

Juliano Muniz
25/09/2002 1:36pm (~19 anos atrás)

Essa é uma pergunta difícil de se responder, pois tudo depende de como você quer crescer na sua carreira. Você pretende continuar programando em PHP/MySQL pelo resto da vida ?

Não diria que saber superficialmente um monte de tecnologias é uma boa saída, mas tentar aprender o máximo sobre outras tecnologias é sempre uma boa idéia. Eu pessoalmente começei com ASP, aprendi um pouquinho de PHP e depois me especializei nele, depois aprendi um pouco de Python e me especializei nele, e por aí vai.

Acho que dessa forma estarei crescendo na minha carreira, saindo um pouquinho de desenvolvimento para a Web para entrar mais em desenvolvimento de sistemas, programando em Java, C, C++ ou o que for profissionalmente.

O mais importante na minha opinião é saber que qualquer tecnologia que você esteja querendo aprender, que faça isso enquanto a mesma for interessante. Aprender algo forçado nunca funciona.

--Joao
25/03/2002 6:42pm (~20 anos atrás)

Novo Comentário:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)