0

Replicação com o MySQL

criado por Dam em 29/07/2007 4:57pm
Introdução

Ainda lembro daquela exaustante e fatídica sema de novembro de 2005.

As 17:00 horas da sexta feira daquela semana tinha acabado de rechear o banco de dados de nossa aplicação com centenas de cadastro de processos, horas em frente ao uma tela de formulário que ao lembrar enjoa-me.

17:30 daquele dia, a senção do trabalho cumprido nos tomava, nos ivandia, literalmente, quando um fato inesperado aconteceu. Um dia (quinta-feira) antes de todo esse fadoso trabalho uma equipe do nosso setor de trabalho foi informada que o pessoal que cuida da limpeza de dados nos micros (a qual denominamos Turma do DEL), ia entrar nas maquinas via VNC para executar tarefas de rotina, tudo estaria bem, tudo estaria maravilhoso, se não fosse um, como poderia dizer; ENORME descuido.

O fulano que ficou responsável de nos passar a informação dessa trágica visita da Turma do DEL, esqueceu de nos passa-la, então nobre colegas também tínhamos esquecido de avisa-los que havíamos instalado essa nova aplicação de gerenciamento do arquivo, como eles (aturma do DEL) não sabiam mandaram pro espaço um mote de mega bytes e, infelizmente junto com eles a nossa aplicação e sua maravilhosa base de dados.

Gritei, chorei quando chego pela manhã da segunda e vejo tudo perdido. Mas, temos que aproveitar uma parte positiva de tudo que nos acontece então, desse horrível acontecimento até hoje, não abro mão de uma boa ferramenta de beckup para os meus dados e, a REPLICAÇÃO COM MYSQL é sem sombra de duvida uma dessas ferramentas.

Requisitos

Para criarmos um ambiente de replicação, precisamos de:

1) Um servidor MySQL, que passarei a chamar aqui de "Mestre".

2) Uma segunda máquina, que receberá a cópia dos dados do Mestre, que chamarei a partir de agora de "Escravo". Esta segunda máquina deve possuir também uma cópia instalada do MySQL. Geralmente é usada a estação de trabalho do próprio DBA, no caso da ausência de um segundo servidor.

3) Um descarregamento (dump) do banco de dados na qual desejamos fazer cópia de segurança.

4) Acesso aos arquivos de configuração da base de dados, no windows my.ini (geralmente fica no diretório da instalação do MySQL) e no linux, dentro do diretório /etc.

5) Poder de criação de contas e delegação de privilégios a essas novas contas. Qualquer que seja o seu ambiente, eu recomendo que as duas máquinas tenham um IP fixo na rede, já que a cópia será feita através da rede. É importante que ambos os MySQLs também sejam da mesma versão. A versão que usei para elaborar este artigo foi a 4.1.15.

Iremos discutir em seguida como configurar a máquina Mestre para a replicação...

Comentários:

Mostrando 1 - 2 de 2 comentários
Diego Hellas disse:
Parabéns pela inicativa do tópico.

Esse é um assunto muito interessante, e o que você abordou funciona.. mas poderia ter ido um pouco mais profundo, explicado mais detalhes de todo o processo e tals.


Abraços!
31/07/2007 7:10am (~9 anos atrás)

Cara, parabéns!! Um tema muito pouco abordado, mas de suma importância. Nem parece que foi o primeiro artigo. Continue assim!!
31/07/2007 4:10am (~9 anos atrás)

Novo Comentário:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)