+2

Desenvolvimento web - 9 passos fundamentais

criado por André Sam! em 27/01/2005 2:37pm
Como desenvolver um site?
Essa é uma pergunta que por ser aparentemente simples de se responder, tem levado muitos desenvolvedores a cometerem graves equívocos na construção de seus projetos.

Neste artigo, irei abordar sobre 9 passos fundamentais no desenvolvimento de um site web:

1.) CONTATO COM O CLIENTE

Tudo “pode” começar aqui.
Logo na primeira vez em que você entrar em contato com seu cliente, procure passar à ele um sentimento de confiança em seu profissionalismo, sabendo responder com segurança às perguntas que lhe forem feitas e saiba utilizar “em seu tom de voz”, a energia necessária para convencê-lo de que ele pode, ao menos, solicitar-lhe uma visita.
Se você conseguiu agendar essa visita, você já deu um grande passo: seu cliente aceitou te ouvir.

Sendo assim, cumpra alguns requisitos:

· Para a visita, se possível, vista uma roupa social: isso dá uma ótima aparência.
Se não, vista-se dignamente, mantenha seu cabelo penteado, não vá com correntes, brincos, pearcing ou qualquer outro acessório que possa lhe proporcionar uma má aparência;

· Em seu contato pessoal, olhe sempre nos olhos de seu cliente ao responder, nunca de cabeça baixa;

· Não fale na gíria;

· De preferência, não dê valores. Sempre que seu cliente lhe solicitar preço, diga-lhe que antes de passar qualquer valor você irá apresentar à ele uma proposta visual e escrita contendo todas as informações e valores para o desenvolvimento do projeto. Se seu cliente insistir em valores, dê à ele um valor aproximado, mas deixe bem claro que não é o orçamento final.

· Seja paciente. Muitas vezes o cliente não tem nenhuma noção de internet.
UM NOTÁVEL SINAL DE PACIÊNCIA É RESPONDER À MESMA PERGUNTA, MAIS DE CINCO VEZES, COM O MESMO TOM DE VOZ E ATENÇÃO DA PRIMEIRA.



Para desenvolver sua proposta, você deverá reunir as informações obtidas com seu cliente às suas experiências.

- Mais informações sobre o desenvolvimento de propostas, acesse:
http://www.phpbrasil.com/articles/article.php/id/918
- Para baixar um script para a geração dinâmica de propostas, acesse:
www.zunz.com.br/down
- Para visualizar um modelo de proposta escrita, acesse:
www.zunz.com.br/down/proposta.doc

Uma dica: em seu valor, sempre jogue-o um pouco acima do real, para que você possa negociar e atingir seu interesse, se for o caso de o cliente não o aprovar de início.

Comentários:

Mostrando 1 - 10 de 15 comentários
Acabei de Instalar o Apache, como eu publico uma pagina HTML?, é possivel?
18/11/2006 1:44pm (~10 anos atrás)

é muito bom saber que nós iniciantes temos pessoas que possam nos dar dicas, pois ninguem nasce sabendo.
Pra falar a verdade quando eu fui vender meu primeiro trabalho eu nem sabia o que falar para meu cliente.
Garanto que se tivesse lido as colunas desse site teria saido melhor!
Mais é assim, Obrigado ae por nos dar essa oportunidade vlw cara e parabens!!!
14/08/2005 7:58am (~11 anos atrás)

Seria legal se publicasse como escrver um contrato para a negociação com o cliente
01/05/2005 2:18am (~11 anos atrás)

Alan Tygel disse:
Foi citado no artigo, mas queria salientar:

Eh muito importante que o projeto, seja site, sistema web ou software, seja feito de forma que futuras alteracoes na especificacao sejam faceis de serem implementadas.

Isso porque, todo mundo sabe que na pratica a especificacao SEMPRE vai mudar!!!

Ate!
12/04/2005 7:37pm (~11 anos atrás)

André Sam! disse:
Seguinte:

percebi que a galera ae ficou meio frustrada com a questão dos piercings e tatuagens e talz ...

antes de tudo, quero dizer que eu não sou nenhum careta, lóque do caramba ... sou bem maluco e possuo tatoo.

Mas quando me referi à questão, digo isso com base em experiência e não somente em teorias ...

a primeira impressão é a que fica, e outra, geralmente, quando vamos à uma empresa para uma entrevista, essa empresa não possui somente o nosso contato mas outros tb, para poderem avaliar qual será a melhor proposta.

Realmente o fato de tatoos e piercings, na maioria dos casos, causa uma impressão que por vezes pode ser não muito interessante, porque o povo É PRECONCEITUOSO SIM e escolhe a dedo!!!

Por isso, mantenho a idéia de que se vc possui piercings ou tatoos ou muitos acessórios pelo corpo, que procure torná-los ao menos discretos.

Como disse, o preconceito existe, mas não parte de mim pois que eu também uso tais acessórios em mim mesmo ...
08/03/2005 11:18am (~11 anos atrás)

Ray Soares disse:
Eu aprovo esse artigo, pois ele não é feito para os desenvolvedores profissionais que sabem os pontos falhos do artigo, e sim, para quem está caindo agora nesse mundo e não tem muita noção, isso é o básico, não adianta nada falar agora de UML, RUP, modelagem, etc...

E qto aos brincos e tatuagens, se nao for nada muito punk, nao tem nada a ver, o triste é ver gente de pircing no nariz, tatuagens em tudo qto é parte e uma orelha q parece arvore de natal.

Mas achei bastante intuitivo seu artigo, serve pra muita gente sim..

Abraços
08/03/2005 10:59am (~11 anos atrás)

Desculpa a sinceridade mas o artigo não é condizente com todas as realidades, para ser mais sincero ainda não é condizente nem com a maioria.

1) Não foi comentado absolutamente nada sobre engenharia de software ou metodologias de desenvolvimento. Esta foi a falha mais grave. Tornou sua técnica dos "9 passos" altamente aberta a erros e falhas.

2) Ignorou-se a prototipagem e a validação, atendo-se a uma pré-aprovação de algo que não foi realizado.

3) Recomendo retirar anéis e piercings apenas no ato da apresentação, pois isto tira a atenção do entrevistado. Dizer que brincos e piercings dão má aparência é algo um tanto preconceituoso. Eu tenho brincos e tatuagem visível, e nunca os escondi em visita a cliente (apenas nas apresentações, conforme citei). Em muitos casos isto me deu um certo ar de "modernidade" e "vanguarda", que muitos fornecedores tradicionais de tecnologia (leia-se quem visita cliente de gravata) não conseguem (comentário de um diretor de uma empresa cliente com mais de 900 funcionários num mercado bastante tradicional, o agribussiness). Má aparência é algo muito relativo, pois vestir-se de forma excessivamente formal intimida um entrevistado que esteja se vestindo de maneira informal.

4) O artigo é voltado apenas para a construção de pequenos sites estáticos, e não deve ser empregado como técnica no caso de sistemas baseados em ambiente web. Nem nos pequenos.

5) O artigo é muito voltado à "aparência" de seu trabalho e muito pouco aos resultados. Concentre nos resultados e nos prazos... Supere expectatívas! Desenvolva soluções que nem seus clientes haviam pensado. Estude o negócio de seu cliente e fale o vocabulário dele... não deixe seu cliente analisar o sistema para você. Obtenha dele apenas seus anseios e necessidades. Crie você as soluções. Poxa! Você é quem é o analista não o cliente.

Desculpe se fui sincero demais, mas achei o artigo mais "desinformador" que útil.

Uma boa dica para quem quer aprender algo sobre "Desenvolvimento de Sistemas" é ver o site http://www.rogeriobravim.com.br/bravim.htm
22/02/2005 8:52am (~11 anos atrás)

O artigo eh muito bom. Mas gostaria de alertar que existem processos de desenvolvimento de software (metodologias tais como RUP, PSP, etc) que orientam os gerentes de projeto na concepcao e elaboracao de produtos de software. E ainda mais, o UWE (extensao UML para modelar aplicacoes web) eh uma metodologia completa para projetar sites. Abracos!!!
17/02/2005 9:26am (~11 anos atrás)

Weldys Santos disse:
Eh sempre importante quando se ajuda aqueles que estão ingressando agora no mercado, muito bom o seu artigo e acho que estas iniciativas devem ser tomadas mais vezes, para que aqueles que estão começando possam sempre estar por dentro do planejamento e produção de um sistema web...
13/02/2005 7:05pm (~11 anos atrás)

Este artigo é realmente muito bom, parabéns André!!!
06/02/2005 9:31pm (~11 anos atrás)

Novo Comentário:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)