+1

Mais produtividade ao programar

criado por Roberto Bertó em 05/12/2000 12:00pm
aEnquanto voce vai se familiarizando com a linguagem, certamente voce ira aumentar o seu desempenho e programar mais rapidamente. No entanto algumas coisas devem ser observadas para que voce melhore essa rapidez. Sao varios fatores que podem diminuir o tempo util de seu trabalho. Eles podem ser tanto externos quanto internos.

Os primeiros podem ser evitados com um pouco de autocontrole e melhor divisao do seu tempo. Alguns sao possiveis, outros nao. Embora eu aconselho a todos que tentem executar o maximo dos procedimentos de prevencao, a saber:

1) o ICQ eh um programa muito util. Porem, mante-lo desligado eh sempre conveniente quando voce quer programar. Concentracao eh fundamental para que o programador nao perca seu preciso - e caro - tempo;

2) quanto aos emails voce deve marcar uma hora para ler eles. Cada um faz de um meio. Eu ja fiz de tudo. Ja deixei o leitor de email ligado, verificando os emails automaticamente, o que eh uma pessima opcao pois sempre que chegar um email a primeira coisa que voce ira fazer eh voltar sua atencao a ele e isso nao eh saudavel para quando voce deveria estar concentrado. Tambem deixei para ler os emails no inicio dos turnos. Outra coisa que nunca deu certo. Voce comeca a responder e, quando ve, ja sao 15 horas da tarde. Duas coisas que deram certo comigo foi deixar para ler os emails no fim dos turnos, que eh quando eu ja estou mais desgastado e ja comeco a pensar em parar de programar. A outra foi deixar para le-los em intervalos controlados. Quando voce esta programando voce certamente ira fazer algumas pausas estrategicas que eu irei abordar mais para o fim deste artigo. Nestas pausas, que podem ser varias por turno voce deixa um certo periodo de tempo (5,10 minutos) para a tarefa de ler e responder os emails. Nao vou nem abordar a possibilidade de nao usar emails pois ele eh uma ferramenta indispensavel. Cuide apenas para criar filtros que agilizem o seu processo de leitura;

3) IRC eh perda de tempo na certa. O ICQ ainda eh aproveitavel para trocar mensagens importantes. Voce pode, inclusive, usar o ICQ para comunicacao entre seus colegas de trabalho (outro artigo a ser escrito). O IRC requer que voce libere uma janela inteira para ele e voce nao pode fazer outras coisas enquanto esta nele. Alem disso o IRC raramente eh produtivo: ele nao passa de um entretenimento. Esqueca os seus canais e seus amigos no IRC. Crie uma lista de discussao para falar com eles ou passe a frequentar o IRC fora do expediente. Alias, a porta do IRC deveria ser travada nos roteadores :-)

4) O telefone eh quase impossivel de ser desligado (a menos que voce ja tenha feito isso usando de sua conexao dedicada), embora o ideal era ele nao existir. Programadores odeiam telefones e eles tem razao. Nada mais incomoda do que perder 40 min. O pior de tudo eh quando o incoveniente eh dado bem quando voce estava empolgado e programando como poucas vezes o fez;

5) Internet. Para programadores de PHP a internet, as vezes, se faz por necessaria. Mas ela sempre atrapalha. Com ela vem a tentacao de abrir o ICQ, o email e outros divertimentos. Isso quando voce nao perde seu tempo navegando distraidamente. Se possivel, repito: nao deixe a internet ligada. Pegue o bom indio Apache e ponha para rodar com o PHP e o mySQL no seu Windows. Tente organizar todos os diretorios como eh no servidor, com mesma path e mesmas senhas no mySQL, etc. Com isso voce ira descobrir o melhor metodo de protecao contra perda de tempo. Como usar camisinha nem sempre adianta, vale uma das novas da sabedoria popular: a melhor prevencao eh nao fazer.

6) Utilize um editor de textos apropriado. Eu nao tenho muita experiencia como usuario de Linux pois meu modem simplesmente nao funciona nele (aceito doacoes :-)) e eu nao ficaria no Linux sem ter acesso a internet, que se faz necessaria muitas vezes. Por isso nao posso falar muito das diferencas e algumas das dicas que eu estou passando devem ser adaptadas. Porem voce deve escolher muito bem o seu editor de textos. Eu me dou muito bem com o TextPad. Considero ele o melhor editor para PHP. Estou a espera de sugestoes para outros editores. Voce pode baixar o TextPad em http://www.textpad.com . Um bom editor de textos como o TextPad possibilita alternar os documentos rapidamente, alem de muitas outras funcoes como procura por expressao regular, areas de trabalho, macros, realce de sintase, etc;

7) Musica agrada mas tambem atrapalha. Se for para voce fazer um trabalho facil, nao tem problemas. Mas quando precisar realmente de concentracao desligue-a.

Em suma, cuide bem do ambiente de trabalho e de sua organizacao para com ele que voce tera seus programas surgindo mais rapidamente em sua tela. Vale lembrar que os fatores externos interferem em alguns fatores internos. Citando um apenas: voce tera problemas em seguir uma das dicas que irei lancar na proxima parte deste artigo pois faltara concentracao. Essa dica diz respeito a programacao independente de debugger, que nada mais eh ter um controle total sobre o que voce esta fazendo para que teste o minimo de vezes o resultado parcial. Semana que vem continua!

Comentários:

Mostrando 1 - 9 de 9 comentários
O cara teria que se isolá e não ter contato com o mundo. teria que ter o apache, o phpmyadmin e php5 rodando e mais um banco de scripts pra produzi. No mínimo, o cara tenque tá com a internet ligada pois muitos scriots só funcionam no servidor local. quando você coloca lá o troço não funciona. então vc tenque fazer e ir testando. trabalhar com musica é possivel e cada um tem suas preferencias.
23/12/2005 11:00am (~11 anos atrás)

sdsfd disse:
Quando preciso desenvolver rápido e principalmente algo que não conheço e q não posso ficar com sono, coloco música q me deixa agitado, até eletronica ultimamente tá dando sono, coloco heavy metal. Produzo em duas horas o q produziria em 1 dia sem música agitada.
Quanto ao irc, ele é uma ferramenta pra quem sabe usar, assim como email, icq, msn, internet ... Eu uso durante o trabalho pra programar, uso canais "salas" de php, java, delphi, c, assembly, etc de acordo com o trabalho que estou fazendo ...
Vou dar um exemplo ... seus contatos do icq e msn estão ocupados, vc n está achando uma informação de forma fácil ... e alguém q vc n conhece pode te ajudar em tempo real... este é o irc OBS: SÓ PRA QUEM SABE USAR ... Se vc AUTOR, ENTRA EM SALAS TIPO BRASIL, SEXO, ETC DURANTE O horário de expediente, é problema seu ... que perde seu precioso tempo, mas pra quem só frequenta salas relacionadas ao trabalho, pelo contrário aumenta a produtividade ... por que ocorre troca de informação, você aprende mais rápido, todos se ajudam. Vou dar exemplos de canais que o pessoal programa em php e pode ajudar quem precisar ... #php, #delphix ahhh e assim como no mundo real, no irc, você tem que ajudar alguém pra ser ajudado, não vá utilizar de forma errada só sugando informação, é uma troca, ninguém tem obrigação de ficar lhe ajudando, ainda mais por que a galera tá no trabalho na maioria das vezes... Todos se ajudam, todos saem felizes e satisfeitos e com o trabalho cumprido em menor tempo... :-) t+ sr de suas próprias opiniões hehe
10/12/2005 5:17am (~11 anos atrás)

Luiz Tarabal disse:
Ai meu amigo, nada a ver o que vc disse, tipo cara, acho que este artigo seu que é uma perda de tempo, e esta no lugar errado, cada um tem meio de trabalhar, eu so trabalho com som, no talo, de preferencia rock e heavy metal, e muito pelo contrario me ajuda a concentrar, mas nem por isso eu vou fazer um artigo aqui, dizendo que é bom trabalhar com musica e me dizer o pai da verdade nao, porque cada um tem seu meio de vida...
29/10/2005 5:06pm (~11 anos atrás)

Gabriel disse:
Acho que um tem uma metodologia para trabalhar... eu sempre trabalho com musica e isso não me atrapalha não....
Já os outros eu dispenso....
28/10/2003 9:56pm (~13 anos atrás)

Diogo Gomes disse:
Verdadeiramente ICQ é uma distração fabulosa, mas uma ótima ferramenta tira-dúvidas.
15/08/2003 7:51pm (~13 anos atrás)

Gustavo Villa disse:
E não se esqueçam da padronização!

Importantíssima para uma boa compreensão do código e para facilitar no retrabalho.

Ps.: ISSO VALE PARA DESIGNERS TAMBÉM!!!!

[]s
28/07/2003 6:38pm (~13 anos atrás)

Essas dicas são muito boas, mas depende de cada pessoa.

Eu por exemplo, preciso manter qlqr tipo de objetos longe da minha mesa se não começo a me distrair com eles (estiletes, caneta, celular, etc), e música é uma coisa q aumenta minha concentração ao programar, principalmente se for sinfonica.

E um ótimo editor para qualquer tipo de programação web é o EditPlus. Com ele dá pra vc editar arquivos direto do ftp.
18/05/2003 1:12pm (~13 anos atrás)

Bem, eu uso o vim sobre algum terminal com tabs. Ai eu fico navegando rapidamente entre eles. Abro um arquivo em cada tab e voilá, meus scripts saem quentinhos :-)

Ae fico alternando com Alt+Tab entre o editor e o navegador, como eu sempre fazia com o TextPad e o IE, na epoca do windows.

Debugar é mais rapido qdo se faz por partes :-)
26/11/2002 9:16pm (~14 anos atrás)

Oi, Roberto.
Editor, sempre é um saco! A gente vive reclamando que algo falta.
Quando tenho tempo, sempre me ponho a procurar alguma alternativa melhor.

Bom, justamente para não perder produtividade, e só como sugestão, para mais algum amigo que busca uma alternativa, quando se consegue aprender o básico, e habituar com eles, a dupla vim (ou vi) e gvim, fazem sucesso;)
Depois de muito brigar com editores, optei pelos dois.
Vim, para coisas rápidas, texto puro, etc. Gvim, para PHP, diretão.
Como meu conhecimento dos 536472634826 comandos do mesmo, é muito limitado, preferí criar um scriptzinho, em shell, que dispara os navegadores (uso opera e galeon), e, em um arquivinho a parte, listo meus phps.
Assim, o script dispara uma saraivada de gvim's que correspondem aos arquivos atuais (nos quais estou trabalhando), do projeto em curso. Normalmente, são um máximo de tres ou quatro, simultaneos.
Se preciso de outro, chamo, manualmente. Se encho o saco, de tantas janelas, envio os outros fontes e tudo o que nao uso (mas que deve ficar stand by) para outro desktop.
Emfim, cada um tem o seu jeito. A truta, é, justamente, encontrar um meio de, juntando o estilo pessoal, mais tuas dicas, mais um pouquino de organização (isto é que é o complicado), achar a melhor relação entre o trabalho e a produtividade.

Abrações, e parabéns pelo artigo.

26/11/2002 2:03pm (~14 anos atrás)

Novo Comentário:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)