+7

Quanto vale um programador PHP?

criado por Silvano Girardi Jr em 18/07/2006 3:29pm
Quantos de vocês já compararam seus salários com programadores Java?
A discrepância, na grande maioria dos casos, é enorme!

Assim como Ben Ramsey (que escreveu sobre o mesmo assunto em seu blog http://benramsey.com/archives/acceptable-rates-for-php-programmers/, o que me levou a trazer este assunto para o phpbrasil.com, pois até então eu acreditava que o problema era somente brasileiro) eu concordo que programadores PHP deveriam ser pagos da mesma maneira que pagam programadores Java.

O grande problema é que qualquer pessoa pode se dizer programador PHP, mas nem todos programam bem. O que acontece hoje em dia é que qualquer pessoa pode ler um ou dois artigos / tutoriais e sair “programando”, pois o PHP permite essa facilidade por ser uma linguagem mais “fácil”. Esse “fácil” engloba muitos aspectos:

- “fácil” no sentido de ser uma linguagem sem muita “frescura”, como, por exemplo, posso citar o fato de que uma variável $x pode ser qualquer coisa: um número, uma string, um array, um booleano, etc.

- “fácil” no sentido do fácil acesso: gratuito, com uma documentação excelente disponível na Internet, você pode fazer muitas coisas (acessar banco de dados, criar imagens, criar arquivos, etc) com poucas linhas de código. Sem falar que não precisa compilar e tudo mais.


Assim, temos MUITOS programadores PHP, mas POUCOS programadores BONS.

E o que acaba acontecendo é que os novatos normalmente aceitam salários baixos para fazer o trabalho, o que se mostra mais atrativo para as empresas. Com isso, o mercado vai afundando junto, pois quem realmente manja acaba recebendo um valor bem abaixo do que seria justo.

Para as empresas isso também é ruim. O produto final, site ou sistema, pode até funcionar da mesma maneira que funcionaria sendo desenvolvido por alguém experiente, mas com toda certeza o resultado final não vai ser o mesmo. Seria muito mais interessante para a empresa contratar um bom programador e pagar um valor justo para ter seu sistema 100%, do que contratar alguém inexperiente e ter um sistema cheio de vulnerabilidades, de difícil manutenção e futuramente acabar necessitando contratar outro programador para refazer o serviço.

Comentários:

Mostrando 1 - 10 de 63 comentários
Joao Santos disse:
Eu escrevi um artigo (desabafo) no meu site sobre esse mesmo assunto:

http://www.returnvoid.com.br/dicas-e-tutoriais/contratando-um-programador-php-freelance

Desenvolvimento freelance de aplicações Web e Desktop em PHP, VB6, C#.

Tenho +13 anos de experiência em programação e me interesso pelo seu projeto pois posso desenvolve-lo com qualidade e competência, por um preço justo. Para mais informações acesse: http://returnvoid.com.br/.

22/12/2012 7:19am (~4 anos atrás)

joel machado disse:
Programador Php a mais de 3 anos atuo na área de desenvolvimento de web sites, portais, sistemas web e otimização de sites.

http://www.phpfreelancer.com.br
31/08/2012 1:54am (~4 anos atrás)

Patrick Otto disse:
Precisando de um programador PHP, para grande Florianópolis?

http://www.patrickotto.com

Acesse e confira meu portifólio.
25/02/2012 2:25pm (~4 anos atrás)

"Seria interessante também que os programadores não se sujeitassem a valores tão baixos. Entendo que isso envolve outras coisas, mas se nos unirmos provavelmente vamos melhorar este quadro."

Concordo plenamente! Essa semana fui procurado por um cliente que me encontrou através do meu site http://www.landoweb.com.br e ofereceu 400 reais para que eu realizasse o desenvolvimento de sistema para ele, sendo que o mesmo serviço havia orçado em 3 mil reais por outro programador. É claro que eu não aceitei, mas é possível que, se ele continuar procurando na web, acabe encontrando alguém que aceite tal oferta, dependendo da situação financeira de cada um. Infelizmente, por ser uma profissão que não dispõe de um sindicato organizado, o programador php ainda está sujeito a isso nos dias atuais.
13/12/2010 11:29pm (~6 anos atrás)

Bom sou programador PHP a 3 anos novinho ... e creio que o ambiente que faz o cara ou seja se ele tiver aperriado precisando pagar suas contas ... ele irá sim aceitar 1 salario de 1.000,00 afinal é a unica oportunidade que ele necessitado tem, o que pode ocorrer é: Quando ele se reestabelecer tentar se valorizar, pedir aumento ou até mesmo procurar outro e também acredito que em cada empresa é um novo desafio, principalmente quando são em ramos diferentes por exemplo. Eu trabalhava em um provedor de internet do meu estado como programador web, e lá me pagavam R$800,00 2 expedientes e ainda ia aos sábados eu necessitado fui ... Aprendi muita coisa lá ... a grana não era boa mais o conhecimento que adquiri foi gratificante ... hoje trabalho em uma transportadora e continuo como programador só que hoje trabalho desenvolvendo sistema para gerenciamento da mesma claro meu sálario aumentou hoje consegui me reerguer ou me re valorizar, mais se estou hoje aqui é foi por que trabalhei no provedor que me pagava mal, pois foi através deles que cheguei até meu novo emprego. Hoje o mercado exige profissionais eficientes e eficazes, por isso devemos ser versatil e se adequar as necessidades impostas por ele. Cada porta aberta é um novo mundo, para o saber.
12/12/2006 8:25am (~10 anos atrás)

Boa tarde a todos, sou programador PHP a 5 ano e não troco a linguagem por ASP. Recentemente entrei em uma empresa onde os sistemas eram feitos em ASP, direto havia problema (também programo em ASP), sugeri então a troca de todos os sistemas em ASP para PHP e estou realizando o trabalho.

PHP é uma linguagem versátil, fácil e com uma poderosa estruturação, devido ao ASP ter se propagado primeiro por causa da Microsoft muitos não gostam do PHP e não fazem a mínima idéia de todo o seu potencial.

Pra se ter idéia, uma das disciplinas exigidas pelo MEC é programação para Web mas usando ASP, fazer o que...

O grande problema é que nós PROGRAMADORES, e não os "programadores" que se auto intitulam desvalorizam nossa área, sou formado em ciencia da computação, pós-graduado em redes de computadores, sei muito bem elaborar um projeto documentado, bem elaborado, integrado, com ergonomia, banco de dados relacionado e documentado, mas me digam, o usuário quer saber disso? claro que não, ele quer saber do menor $$$. bom eu sei quanto vale meu serviço, o tempo que vou dispor pra realizar tal tarefa então quando pego um sistema freelancer eu cobro o meu preço pois sei que depois serei elogiado pelo serviço, eu me valorizo.

Acho que muitos deveriam pensar assim, pois somente assim iremos valorizar nossa área.

Abraços
30/11/2006 4:45am (~10 anos atrás)

Concordo plenamente com a frase "Assim, temos MUITOS programadores PHP, mas POUCOS programadores BONS." Tem programador PHP que nunca viu orientacao a objetos, nao usa transacao de banco de dados, nao sabe Linux, nao tem a menor noção de sistemas distribuídos, nao sabem UML nem qualquer método de planejamento e documentacao, apenas sabem fazer sites pequenos,(COPIANDO da grande comunidade PHP existente no Mundo), afinal, o PHP nunca anda sozinho, tem o javascript, CSS, HTML, flash, bash script e por aí vai... Eu particularmente uso PHP/ajax/Mysql transacional/Debian só para sistemas gerenciais, que rodam na intranet de empresas.
25/10/2006 5:23pm (~10 anos atrás)

Estamos contratando programador PHP para trabalhar em Curitiba.

Favor enviar currículo para phpprogramador@yahoo.com.br
23/10/2006 8:08am (~10 anos atrás)

ola amigo, realmente, o que recebemos como programdo PHP é terrivel, não valorizam nossos conhecimentos, so pq acham na internet que é uma linguagem de facil aprendizado e acabam subjugando nois programadores da area por isso. eu sou programador PHP e JAVA, sei a diferenca entre um e outro em relação a salario. fico preocupado. mais vamos esperar por dias melhores... braços
20/10/2006 6:29am (~10 anos atrás)

lucas al disse:
Pra começar, qualquer empresa que se preze irá fazer um teste básico sobre PHP para o programador que ela for contratar, a não ser que a empresa seje do seu pai. Com seu português você não passaria nem numa prova de redação. Não é com uma semana que a pessoa se torna um programador, no máximo você vai fazer um serviço básico como instalar scripts prontos como Phpbb, oscommerce, entre outros de código aberto e modificar o nome, nada além disso, aqui estamos discutindo sobre programadores e não enganadores. Trabalhar dependendo de outros pra fazer o serviço, o dia que você não tiver a quem socorrer você pede demissão? Parece que você postou unicamente com o intuito de pregar a discórdia fazendo com que os programadores não ajudem outros programadores, o que obviamente acho uma palhaçada, já que sou iniciante em PHP e dependo muito da ajuda de terceiros com dúvidas muitas vezes simples, mas que pesam para um iniciante. E ninguém dá o código pronto pra ninguém, muitas vezes tiram dúvidas, ninguém conseguiria trabalhar assim como você está dizendo. E nunca vai ter como saber a quem você está ajudando, a não ser que conheça pessoalmente a pessoa que está pedindo ajuda, ou seja, ninguém ajudaria ninguém em site algum. A organização dos sites estão perfeitas, o único problema é pessoas como você de mentalidade pequena. Quer ser um miserável enrolador de PHP pro resto da sua vida, problema seu, mas muitas pessoas pensam em aprender a programar e se aperfeiçoar, por isso pedem ajuda. É por pessoas como você que faz o Brasil a piorar cada vez mais na distribuição gratuita de conhecimento, por isso que pesquiso em fóruns de outros países, onde a mentalidade das pessoas são anos luz superior a do nosso país.
20/10/2006 3:43am (~10 anos atrás)

Novo Comentário:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)