+4

Usando PHP/Eclipse no Windows – Parte 1

criado por Wescley Costa - a.k.a Narixx em 10/08/2006 7:30pm
Pré-requisitos:
PHP 4.x ou superior
Apache Web Server

Para início de conversa vamos fazer o download do Eclipse(Recomendo a versão 3.1.2 por questões de compatibilidade com a atual versão do PHPEclipse) acessando a URL: http://www.eclipse.org/downloads/

Após terminar o download, descompacte o Eclipse e o coloque na pasta que você achar melhor, eu por exemplo deixo o meu eclipse na minha segunda partição pois tenho vários plugins instalados e assim não corro o risco de perder caso haja uma pane no sistema... ;-)

Certo, agora que já fizemos o download e descompactamos vamos executar o Eclipse para dar início as configurações dos outros aplicativos. Navegue até a pasta onde descompactou o Eclipse e execute o arquivo “eclipse.exe” e o mesmo se abrirá pronto para usar, isso mesmo, o Eclipse não precisa ser instalado, essa é uma das grandes vantagens dele, você pode ter um eclipse todo configurado, cheio de plugins e armazená-lo em seu pendrive por exemplo e usa-lo em qualquer lugar. Continuando... Agora vamos instalar o PHPEclipse. Se você pensou: “O que é isso???”

É simples, o PHPEclipse é um plugin desenvolvido para que programadores PHP possam usufruir do poder que o Eclipse tem a oferecer aos desenvolvedores. Um plugin muito bom com navegação entre os métodos, auto-complete e etc.

Para instalar o PHPEclipse você tem duas opções, ou faz o download dos arquivos, descompacta e nos diretórios de plugins e features do Eclipse ou simplesmente use o gerenciador do Eclipse para fazer isso para você(É o que eu recomendo).

Por tanto, vá em:
Help / Softwares Updates / Find and Install

Na janela que se abrirá marque a segunda opção, “Search for new features to install” e clique em Next. Agora clique no botão “New Remote Site” e na janela que se abrirá coloque as seguintes informações:

Name: PHP Eclipse
URL: http://phpeclipse.sourceforge.net/update/releases

Agora clique em Finish e aguarde enquanto o Eclipse procura pelos arquivos de instalação do PHPEclipse. Logo após será exibida uma outra janela, então marque a caixa de seleção que está ao lado do nome do PHPEclipse e deixe o Eclipse fazer todo o trabalho para você e aproveite para ir ao banheiro. Agora, será exibida uma janela perguntando se você deseja que o Eclipse seja reiniciado agora e etc, clique em “Yes” e pronto, seu Eclipse será reiniciado e partiremos para o terceiro passo.

Pronto, o PHP já está funcionando no seu Eclipse e vice-verso.

Crie um novo projeto clicando em: File / New / Project

Uma janela se abrirá, expanda a pastinha “PHP” e então selecione “PHP Project”, clique em “Next”, dê um nome para o seu projeto no campo “Project name”, logo abaixo especifique o local onde será ou está armazenado o seu projeto ou deixe como default para que o eclipse guarde os arquivos no seu diretório padrão e clique em Finish. Pronto, agora crie um arquivo clicando em: File / New / PHP File

Uma janela se abrirá e você verá no primeiro campo o caminho do seu Projeto que acabou de criar e no campo de baixo será onde você colocará o nome do arquivo que está criando agora.

Chame-o de “info.php” e adicione o seguinte script:
<?php
phpinfo();
?>

Pronto, é só rodar no seu navegador normalmente como já fazia antes.

No próximo artigo falarei sobre como personalizar os comentários automáticos, como usar o PHP Browser no Eclipse e como fazer Debug no PHP através do Eclipse.

Referencias:
PHP -> http://www.php.net
Apache -> http://www.apache.org
Eclipse -> http://www.eclipse.org
PHPEclipse -> http://www.phpeclipse.de

Até o próximo artigo!

Wescley Costa – AKA Narixx

Comentários:

Mostrando 1 - 10 de 27 comentários
Galera, pelo q eu saiba, e eu tou usando o eclipse agora... pq eu usava o dreamweaver mesmo, na parte de código eh claro... o Eclipse nessa versão 3.2.1 tem um complete code mto bom ... complete code ou insight code tanto faz !!! O q importa eh q nessa versão o plugin de php pra eclipse tah mto bom, o q as vezes eu axo ruim nesse plugin eh q ele não tem um padrão pra fazer o encoding dos arquivos q salva, por ex: qdo vc instala o wtp, q tem html e o caramba a 4 ele tem lá na window->preferences na opção web&xml, vc escolhe por ex html, e ele deixa vc mudar o padrão de encoding do arquivo html...

Se vc criar e salvar um arquivo html, ele vai ser salvo em forma utf8 ... o q gera akeles problemas de acento se vc não usar os &acute da vida !!!

Só isso q eu axei de ruim, o resto tá mto bom o plugin de php pra eclipse atual ... mto bom usem eclipse pq tah bom de + da conta !!!!
18/01/2007 3:55am (~10 anos atrás)

Muito bom o artigo "Usando PHP/Eclipse no Windows", deu praticamente tudo certo, mas na hora de compilar o arquivo(info.php)salvo ele deu problema. Creio que seja problema, na configuração do Browser, tenho tanto o Internet Explore, quanto o Firefoz Mozzila. Alguém poderia me ajudar??? E dizer se tenho q configurar também o browser p/ rodar meus arquivos ".php" Desde já agradeço pela ajuda.



Rodrigo Bernaola
24/10/2006 7:42am (~10 anos atrás)

Já ouviram falar do EasyEclipse for PHP???

http://www.easyeclipse.org/site/distributions/php.html

Acho que ele já vem com mais recursos, ou não!? :P

Bom, ta ai a dica! ;)

Abraços
03/10/2006 7:48pm (~10 anos atrás)

Gostaria de saber se esse plugin tb aceita tag html...muito obrigado.
02/10/2006 1:55pm (~10 anos atrás)

Diego Hellas disse:
Eu nunca tinha usado o eclipse, mas comecei a usar essa semana, e é muito bom mesmo, o melhor dele é de não precisar instalar nos micors, eu carrewgo no pem drive e ta tudo funcionando :)

Abraços!
27/09/2006 5:59pm (~10 anos atrás)

Olha gostei muito do Plugin que permite que você trabalhe no eclipse com aplicações PHP. Mais preciso do Debug que não veio junto com o Plugin que eu baixei...

falow

Emerson Lima de Paula
21/09/2006 12:27pm (~10 anos atrás)

Calma pessoal... já está quase no jeito...
já coloquei os ingredientes e já levei ao forno...
só falta assar e servir...
já já estarei colocando a 2ª parte do artigo aki...

Té mais...

Wescley Costa
25/08/2006 5:57am (~10 anos atrás)

muito bom meswmo seu artigo, mas falta uma parte tão importante quanto .. ;)

estamos na espera
abraços
24/08/2006 7:23am (~10 anos atrás)

olá!
meu caro e a parte 2???
Fiz a parte 1 e queria continuar o processo. Nem tive tempo de tentar aprender sozinho ai enquanto isso fico na espera

[ ]s
Jonatas Damasceno
22/08/2006 6:10pm (~10 anos atrás)

Fala Jonatas,
é necessário ter o JRE para o funcionamento do Eclipse, pois o mesmo é desenvolvido em Java.

Att,
Wescley Costa
17/08/2006 12:27pm (~10 anos atrás)

Novo Comentário:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)