+5

Profissional PHP: Networking e Conhecimento

criado por Renato Sousa em 10/08/2006 7:26pm
Uma das grande dificuldades dos programadores PHP, principalmente os que trabalham como freelancers, é encontrar projetos. Por muitas vezes a falta de conhecimento é um fator importante, por isso a atualização de conhecimentos do programador PHP deve ser constante. Também outro grande problema de toda a comunidade é a presença de programadores ruins que levam projetos de bons programadores por ter um preço muito abaixo do mercado. Mais o maior fator de conquista de novos projetos vem sendo negligenciado pela grande maioria da comunidade PHP-Brasil: networking.

Pesquisas mostram que de 50% a 90% dos projetos vêm por indicação de algum contato ou de alguma empresa, enfim, da rede de contatos do programador. Mas até onde a comunidade PHP vem fazendo esforços para fortalecer e crescer a rede de contatos de cada programador ? Há programadores que já estão muito ocupados e que não conseguem pegar novos projetos e acabam não indicando ninguém ao cliente simplesmente por falta de opção. Há casos em que o programador não têm experiência no tipo de aplicação pedida e simplesmente não sabe quem poderia ajudá-lo. Enfim, existem projetos, que estão caindo nas mãos de pessoas erradas ou deixados de lado simplesmente porque a o networking de nossos programadores é muito baixo. Onde estão os projetos OpenSource brasileiros que poderiam ser criados nesse tempo ocioso dos programadores ?

As ferramentas de networking existem! A lista não é tão longa, mas muito eficiente. Temos o velho telefone, cartões de visita, msn, fóruns online ou plataformas online totalmente voltadas a isso, como a brasileira Syxt (http://www.syxt.com.br) ou o americano LinkedIn (http://www.linkedin.com). A prática de networking e fortalecimento da comundiade PHP é uma necessidade. A relação entre os programadores (e deles com o resto da comunidade profissional) deve ser mais forte do que pergunta-resposta. Devemos nos conhecer e nos fortalecer, compartilhar habilidades. Todos ganham.

E vocês, estão prontos para começar seu networking ?

Comentários:

Mostrando 1 - 10 de 10 comentários
Marcelo Veras disse:
Atenção Programadores PHP / MySQL

Tenho uma consultoria que atende empresas em toda a América Latina, tenho como principais clientes a Alcatel e a Ford. Uma das principais ferramentas de minha empresa é baseada em PHP/MySQL (http://www.workforcesys.com) e minha precisa a cada venda precisa de um profissional para customizá-la. Enviem seus CV's para:
marcelo.veras@workforcesys.com

Não importa o estado onde vc more (temos projetos no Brasil todo e para fora do Brasil inclusive)

É importante possuir alguma experiência em implementação de sistemas de gestão e habilidade para aplicar treinamentos aos usuários. Desejável disponibilidade para viagens.
24/11/2006 10:48am (~10 anos atrás)

Tambem concordo com o Renato...é preciso networking sim...pois quem compra e quem utiliza qualquer produto ou serviço são as pessoas, é preciso conhecer as pessoas para vender qualquer um dos dois.
Faço parte tb do site Syxt, e é uma grande ferramenta para networking e colaboração.
Vamos nos conhecer!!!
13/11/2006 10:39am (~10 anos atrás)

Estamos contratando programador PHP para a Cidade de Curitiba.

Com experiência e conhecimentos em OO.

Favor enviar curriculos para phpprogramador@yahoo.com.br
23/10/2006 8:27am (~10 anos atrás)

lucas al disse:
Eu sei por que isso acontece, o brasileiro é egoista, quem sabe uma coisinha a mais já acha que sabe tudo, ninguem gosta de ajudar ninguem, eu mesmo consigo mil vezes mais ajudas em foruns americanos do que brasileiros, e sou iniciante em PHP, não é coisa dificil que procuro entender, há pessoas que não gostam de dar soluções bobas como muitas vezes uma condição IF, por que em vez de pensar em crescer e aperfeiçoar seu trabalho, ele pensa em não deixar outros desenvolver. Óbviamente não são todos programadores, mas há uma grande maioria que jamais ajudou ninguem e nem pensa nisso, enquanto os brasileiros não mudar seu modo de pensar não teremos nunca o networking, ja que a maioria dos programadores consideram os outros programadores como rivais, pra não dizer inimigos.
07/10/2006 9:53am (~10 anos atrás)

Meu irmão, na minha opinião você falou de uma forma resumida o que realmente é a realidade. Gotei muito do artigo. Parabéns.
02/10/2006 9:09am (~10 anos atrás)

Achei interessante esta rede de relacionamento do syxt.com.br.
19/09/2006 10:54am (~10 anos atrás)

Renato disse:
Procuramos programador PHP na Cidade de São Paulo. Experiencia em ERP, Sistemas de gestão e Web commerce fundamentais...

Mande seu currículo com pretensão salarial e resumo de suas experiência para correiorenato@gmail.com

Sucesso !
25/08/2006 12:48pm (~10 anos atrás)

Boa a indicação do Syxt.
Apesar de pouco conhecido, o serviço pode potencializar as oportunidades para todos que desejam aumentar sua rede de relacionamentos profissionais.
20/08/2006 8:02pm (~10 anos atrás)

hinom disse:
olá Renato Shira!

bom artigo!

enfoca um ponto de vista que poucos alcançam por inexperiência. Não basta ter experiência apenas na parte técnica. Experiência de vida é fundamental.

Sempre recebo indicações de colegas e até gente que nunca vi na vida.. E sempre indico algum colega quando recebo um serviço no qual nao consigo dar conta sozinho.

Para o networking ter uma boa lista é preciso que essa lista tenha um controle sério, senão acaba se tornando um orkut, tudo zoneado...






19/08/2006 10:50am (~10 anos atrás)

Concordo que um bom Networking ajuda bastante, mas acho que um dos maiores problemas do programador é a falta de versatilidade, como foi comentado num artigo anterior um bom profissional não é aquele que é o fodão, mas sim aquele que tem a solução que o cliente precisa e isso não se limita ao PHP, mas sim a uma gama de conhecimento. Acho que para evoluir e ter um bom respaldo no mercado devemos ser maleáveis e ter várias opções e soluções a oferecer para os clientes, isso sim vai provocar um bom marketing viral e fazer o nome crescer e ser reconhecido.

Att,
Wescley Costa - AKA Narixx
11/08/2006 12:21pm (~10 anos atrás)

Novo Comentário:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)