+14

A carreira de um programador

criado por Murilo Moreira em 26/03/2006 11:36am
Algumas palestras me fizeram refletir sobre o que pensam os grandes executivos a nosso respeito.

Vocês sabiam que somente 20% do nosso sucesso vem do nosso conhecimento técnico?

Pois é, o principal item para alcançarmos o sucesso é a nossa atitude.

Oportunidades nunca serão oferecidas a programadores que, são experts no código, porém na relação interpessoal são péssimos.

Antigamente, media-se a inteligência de uma pessoa através do seu Qi, que determina o grau de raciocínio lógico do indivíduo. Porém, com o tempo, fomos percebendo que existe algo chamado “aptidão”.

Com isso, trocamos o Qi pelo “Relacionamento Interpessoal”.

Mas o que é isso? É a forma como você se relaciona com as pessoas. E isto é muito exigido de um profissional hoje em dia.

Veja só estes dados:

Nossos resultados, nosso sucesso, vêm de:

> 10% de nossas habilidades,
> 20% de nossos conhecimentos e
> 70% de nossas atitudes.

O que eu tinha dúvidas, era em relação ao que um programador deve estudar, e é esta resposta que venho dar hoje.

Assim como um executivo, um programador deve ter cursos técnicos, ser autodidata, ler muito, ser especialista numa linguagem, porém ter noções de tudo um pouco. Ter uma graduação, se possível, uma certificação que com certeza fará a diferença. Falar o inglês se possível fluentemente, ter uma Pós-Graduação seria muito bom, um MBA será muito bem vindo.

Tudo isso amplia sua visão, e claro, num ambiente acadêmico, é quase impossível não se adquirir um bom Relacionamento Interpessoal.

Ora, mais como eu vou conseguir tudo isso? È o que você deve ter se perguntado. A resposta é simples: - “Se esforçando!”.
O que vem fácil vai fácil. Não se iluda. Os maiores executivos trilharam este caminho e, com suor, obtiveram sucesso.
Mas lembre-se, a cada etapa concluída, você será recompensado.

A graduação e a certificação lhe garantirão um bom salário e, com isto, você já poderá ser um programador líder de equipe.

Depois, investir numa Pós-Graduação deixará os olheiros de sua empresa muito contentes, te tornando um forte candidato para um cargo de gerente ou coordenador.

E um MBA, tornará fixa, a idéia na cabeça dos diretores da empresa, que você tem um timbre especial para ser o diretor de TI, porquanto, você conhece a fundo os sistemas da empresa, você tem um ótimo relacionamento interpessoal dentro da empresa, você é uma pessoa de atitudes, idéias, e mesmo tendo sido um programador, você conhece um pouco de marketing, um pouco de economia, um pouco de administração, você fala inglês, é dinâmico, muito educado e popular, logo, será um ótimo diretor.

Agora, se você fosse aquele “cara”, que vai trabalhar de qualquer jeito, fala de qualquer maneira, se acha o “neo do matrix” porque cria classes de olhos fechados, domina Java, conecta com qualquer banco de dados e enfim, você seria meramente um programador!

Nós somos como empresas;

As empresas que nos contratam, estão comprando nosso produto, que é o conhecimento sobre uma determinada linguagem e um determinado banco de dados e talvez ainda, sobre um determinado sistema.
Toda empresa, tem seu sistema de qualidade, seu serviço de atendimento ao cliente, seu departamento de cobrança, seu departamento pessoal, marketing e etc.

Estes departamentos, são os nossos estudos. Nossa Graduação, nossa Pós-Graduação, o MBA, uma Certificação de uma determinada linguagem, emfim.

Espero ter ajudado. Principalmente os que estão começando.



Acredite no seu valor em vez de agir tentando provar seu valor

Você age segundo sua auto-imagem. Se você se vê como um vencedor, você age como um vencedor. Se você se acha um fracassado, age como fracassado. Abomine viver sobre o vício de aprovação, se falsificando para ser aceito. Ao contrário, fortaleça suas potencialidades, suas virtudes e suas habilidades. Invista nos seus pontos fortes. Acredite que você pode: pense alto, alto e ainda mais alto. Atinja as nuvens! Por que não voar? Ouse! Dê mais um passo! Vá além! Saia do lugar comum! Assim, sua vida valerá a pena ser vivida.

Um abraço a todos,


Murilo Moreira

Comentários:

Mostrando 1 - 10 de 36 comentários
Parabéns pelo artigo.

Criei o usuário só para dar os parabéns...
26/09/2014 12:14pm (~2 anos atrás)

Nota 10.
18/12/2006 3:24pm (~10 anos atrás)

muito bom o artigo parabéns ;)
08/11/2006 9:40am (~10 anos atrás)

Acho que todos concordam com o que o Murilo escreveu, e que é muito importante não só pra um programador, devemos trazer isto apra a nossa vida, isso serve para qualqer profissional em qualquer área. Ainda não sou bom em programação, mas tenho vontade. Tive que para a faculdade, mas depois de ler este artigo vi que não da pra esperar muito tempo, mesmo "nunca sendo tarde pra começar", agora tenho o objetivo de terminar o superior, fazer uma pós e MBA. Não quero ser um mero "ótimo programador". O que o Guilherme comentou também é uma verdade a ser observada, existem os caras que se acham os "expert", conheço alguns deles. Tive o Prazer de assitir a uma palestra do Waldez Ludwig sobre "conhecimento", na palestra ele afirma: "De nada vale o conhecimento se não é compartilhado! Se você guarda o conhecimento só pra você, qual a importância dele? Nenhuma. Ninguém sabe de sua existência." Hoje mesmo, dia 10 de agosto, irei a uma palestra com o mesmo, Wladez, o assunto é "Trabalho em equipe".'Me cadastrei hoje no PHPBrasil e estou vendo que vai ser ótimo estar com pesoas que possuem conhecimento.
Murilo Moreira, parabéns!
10/08/2006 6:50am (~10 anos atrás)

Você foi otimo, sou uma prova , voltei a faculdade para ter o diploma superior, e agora estou valorizando o marketing pessoal.
Só acrescentaria um pensamento:
"Não adianta você fazer o melhor bolo do mundo, se você não souber verder, não vale nada."
Você pode fazer o melhor programa do mundo, se não souber vender, não vale nada.

Faça como Bill Gates, pegou o sistema operacional DOS inacabado de outra pessoa,foi vende-lo a IBM, e conseguiu participação nas vendas.
Assista "Piratas do Vale do silicio" e veja a história do homem mais rico do mundo.
15/07/2006 3:56pm (~10 anos atrás)

Marcos disse:
É atraves de artigos como o q vc postou q temos a certeza que todas as coisas giram em torno de pessoas, pois se mantemos bons relacionamentos, se pensamos como ajudar a pessoas em suas tarefas do cotidiano,
amadurecemos e conseguimos realizar nossas tarefas da melhor forma possivel, pois ao auxiliar pessoas aprendemos sua realidade, adicionando conhecimento a nossa cultura. Podemos ser especialistas em qualquer ferramenta, linguagem, etc... Mas sendo especialistas em relacionamento, realizamos nossas tarefas em plenitude profissional e pessoal.
Obrigado pelo artigo...
14/07/2006 7:32am (~10 anos atrás)

Olá Murilo,

Estou começando na àrea de programação e seu artigo me deu muita motivação. Muito bom mesmo.

Abraço
Leandro
04/07/2006 9:08am (~10 anos atrás)

Em primeiro quero parabenizar pelo excelente trabalho em segundo, realmente isso vai em direto com nossas carreiras, me vi quando começei em progamaçao nao sabia nada mais sempre consegui bons empregos. pela minha força de vontade e principalmente pela minha facilidade de lidar com as pessoas e uns cursos ajudam e muito o primeiro que eu conclui foi um do senai Excelencia em atendimento ao publico.
Parabens amigo. sem sombra de duvidas precisamos mais de progamadores que saibam lidar com as pessoas menos entendidas.
20/06/2006 5:30pm (~10 anos atrás)

Achei excelente sua dica, principalmente para os programadores iniciantes como eu.
Muitas vezes pensamos que temos que chegar desenvolver e pronto, mais na verdade esse não é o ponto principal, o relacionamento com as pessoas tem sido um grande diferencial em qualquer equipe.

Obrigada pelas dicas.

07/06/2006 9:57am (~10 anos atrás)

a carreira do programador, no meu ponto de vista, nãopossui um tempo limite, contudo este tem que ser bom, não só bom, mas o melhor no qye faz, pois assim a sua vida profissional não tem um limite, terá um salario digno. Outro ponto, nunca abaixem seu preço porque outro cobra barato, valorize-se. Sabe sei, enão faço, que os outros sejam outros. O mercado tem espaco pra todos, conquiste a sua fatia, seja de ouro, prata, o que for, as linguagens não morrem, os algoritmos tabém não, estas são aperfeiçoadas. FRANCISCO DE ASSIS NETO - ANALISTA DE SISTEMAS
22/05/2006 7:57am (~10 anos atrás)

Novo Comentário:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)