-1

Atualizando o Anti-Vírus no Linux com PHP

criado por Alexandre Strube em 28/04/2002 11:38pm
Para evitar que os usuários - de um provedor, de uma empresa, etc - causem problemas por recebimento de e-mails contaminados com vírus, é fato que não se pode contar com os usuários atualizarem seus pacotes de anti-vírus, de fato, é difícil contar com eles até para ter um anti-virus qualquer.

O linux vem atualmente sendo utilizado como plataforma servidor por motivos óbvios, e irei descrever a atualização automática do antivírus com um pequeno script php. Ele demonstra como fazer uma conexão FTP pelo php, como demonstrar ao administrador o que está acontecendo durante esta conexão, e como executar comandos do unix dentro do php.

Softwares utilizados:

Qmail - http://qmail.usp.br/top.html - o servidor de e-mails. É xarope, difícil de utilizar e cricri com permissões de arquivos. Mas é seguro, provavelmente o mais seguro deles, e rápido.

AMaViS - http://www.amavis.org - é quem faz o serviço abrir os e-mails para verificar se os mesmos possuem vírus. Utilizo a versão 0.2

Mcafee Viruscan command line for linux - http://www.mcafeeb2b.com/naicommon/buy-try/try/products-evals.asp - Sim, esta é a versão de avaliação. Que eu tenho utilizado há quase um ano sem problemas.

A instalação destes softwares foge ao escopo do artigo. Se você não usa o qmail, sem problemas. O AMaViS suporta outros servidores de e-mail. Se você quer utilizar outro anti-vírus, tudo bem. Veja no AMaViS quais os pacotes suportados.

Detalhe: A execução deste script requer alteração de permissões em alguns diretórios, além da compilação do módulo FTP do php. Leitores sem estas capacidades podem até ler o artigo, mas não poderão fazer uso completo dele.

Comentários:

Mostrando 1 - 2 de 2 comentários
concordo com o é!!!
13/09/2003 6:24am (~13 anos atrás)

Devido ao fato do e-mail enviado por esta funcao ser extremamente rudimentar, o spamassassin ( http://www.spamassassin.org )pode considera-lo spam caso a nota de corte esteja muito baixa e nao entrega-lo...
15/05/2002 6:45pm (~14 anos atrás)

Novo Comentário:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)