-1

Turbine o seu MySQL!

criado por Paulo Assis em 08/01/2003 5:04pm
A partir da versão 3.23.49, a dupla MySQL/MyISAM foi declarada estável para utilização. Conheça suas características

Desde a versão 3.23.6 o MySQL suporta três tipos de tabelas: ISAM, HEAP e INNODB. As versões mais recentes também suportam o tipo MyISAM e MERGE.

ISAM
Este tipo de tabela provavelmente será desativado no MySQL 4.1. Utiliza dois arquivos para guardar os dados de cada tabela, .ISM (índice) e .ISD (dados), além do .FRM que guarda a estrutura da tabela. Estes arquivos são limitados e dependem do sistema operacional, não sendo possível enviar os arquivos de um sistema para outro.

HEAP
É guardada na memória. Muito rápida, porém volátil. Perfeita para tabelas temporárias ou de trabalho, pois todos os clientes têm acesso à mesma tabela como se fosse uma tabela normal.

INNODB
É o formato padrão adotado pelo MySQL desde a versão 3.23. É baseado no formato ISAM, mas com muitas características adicionais. Utiliza também dois arquivos para cada tabela, .MYI (índice) e .MYD (dados), e possui um formato independente da máquina e/ou sistema operacional. Existem vários utilitários que são distribuídos junto com o MySQL para compactar (myisampack), verificar e corrigir (myisamchk) as tabelas. As inserções e exclusões, assim como as queries, são extremamente rápidas, pois o tipo INNODB foi construído para ser rápido e fácil de utilizar, além de robusto.

MERGE
Adicionado ao MySQL desde a versão 3.23.25, ainda está em desenvolvimento. Uma tabela "MERGE" é uma coleção de tabelas INNODB idênticas, que são utilizadas como se fossem apenas uma tabela. As vantagens de se utilizar este tipo de tabela são: Maior velocidade com tabelas somente leitura muito grandes; facilidade em reparos e a possibilidade de se trabalhar com tabelas maiores que o permitido pelo sistema operacional utilizado, pois divide os dados em mais de um arquivo. Note que, neste caso, cada tabela indicada na tabela "MERGE" continua a ser limitada ao tamanho máximo suportado pelo SO.

BDB
Suporta recuperação de falhas e transações, é uma versão modificada do banco de dados BerkeleyDB para funcionar com o MySQL.

MyISAM
Adicionado ao MySQL desde a versão 3.23.34a, já está sendo utilizado por sites que recebem muitos acessos e que necessitam de alta perfomance, como é o caso do Slashdot.org. Foi considerado estável desde a versão 3.23.49, e são esperadas muitas melhorias na versão 3.23.50. Segue na próxima página algumas características adicionadas ao MySQL quando se utilizam as tabelas MyISAM.

Comentários:

Mostrando 1 - 2 de 2 comentários
Paulo Assis disse:
O tipo INNODB é o mais rápido de todos mas com menos recursos que os demais. Agora entre Firebird e MyISAM é uma questão de gosto (retirando triggers e stored procedures). Mas em breve o MySQL terá suporte a tudo isso.
05/05/2003 10:44am (~21 anos atrás)

Juan Roldán disse:
Adorei o seu artigo, so que não consegui entender o lance da funcao COMMIT, mais eu vo dar umas relidas e verei se entendo, qual quer coisa do um toque.

E parabens pelo artigo, tava meio dificil achar alguem que explique um poco de mysql nao sendo os livros.
09/01/2003 1:23pm (~21 anos atrás)

Novo Comentário:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)