Publicidade   
 você está aqui: phpbrasil.com    artigos    artigo  
 
:: novos artigos ::

:: recomendado ::

MYSQL & MSQL

Compre esse livro no Submarino.com.br

:: publicidade ::


:: novos scripts ::

:: elenco phpbrasil ::

fccd
Pontos: 10353

Visite a página de perfil de André de Castro ZorzoCertificação Oficial para Programadores PHP
por André de Castro Zorzo Esse usuário pertence aos 10 usuários mais ativos do site
Lista de Categorias  |  Contribua um Novo Artigo  |  Entre em Contato Conosco

A Zend Technologies, a Revista PHP|Architect e a SAMS lançaram neste mês de Agosto a Certificação Oficial para Desenvolvedores PHP.
Vote aqui!
Média de Votos Atual: 7.35
Total de Votos: 31
Nota:   

A Zend Technologies, a Revista PHP|Architect e a SAMS lançaram neste mês de Agosto a Certificação Oficial para Desenvolvedores PHP, confira em:
http://www.phparch.com/cert/

As provas podem ser em várias cidades do Brasil e além de tudo em Breve a SAMS e a PHP|Architect estaram disponibilizado a versão em PDF do guia oficial. Bom para nós que não iremos precisar pagar os terríveis impostos brasileiros.

Sobre o guia de estudo, Zend PHP Certification Guide, disponível na versão impressa em http://www.amazon.com, por USD 29.99, veja o conteúdo em, http://www.phparch.com/cert/explore_toc.php. Creio ser o livro mais completo sobre PHP, disponível atualmente no mercado.

Para localizar um dos centros de testes no Brasil, habilitados a fazer a prova, acesse este sítio, http://www.vue.com/zend/

Vamos lá certificação é tudo o que grandes empresas querem, pois sem isso não podemos provar o quantos somos profissionais.

Postada por: Anunakin (Marcus Fazzi) anunakin(NOSPAM)yahoo.com.br
em http://www.noticiaslinux.com.br/nl1092667222.html


<< Anterior 1 Próxima >>

 
Imprimir  |  Enviar para um Amigo


Comentários de Usuários

Me lembra
publicado por EvandroH - 2004-08-22 17:26:13

Isto me faz lembrar da fabula dos urubus diplomados.

re:Me lembra
publicado por Murilo de Souza Lopes - 2004-08-22 23:15:09

urubus ou profissionais ?? isso é um bom crescimento , um profissional certificado no mercado ganha mais , alem do curriculum ficar mais apimentado.
Para quem vai começar os estudos para certificação boa sorte. =)

Conteudo
publicado por Leandro Maniezo - 2004-08-23 08:18:08

Sem dúvida é um certificado muito interessante...
André vc sabe sobre o conteudo o que cai, Cai classes e objetos???? Dei uma olhada o valor é esse mesmo U$ 200,00 né??

Grato

Re: Conteudo
publicado por André de Castro Zorzo Esse usuário pertence aos 10 usuários mais ativos do site - 2004-08-23 08:36:42

http://www.phparch.com/cert/explore_toc.php

eles dizem para você estudar apartir deste guia...

[]s

Re: re:Me lembra
publicado por fabiosc - 2004-08-23 12:27:40

Profissionais alucinados prontos para encher a parede com certificações WALITA ??? Ou empresas endinheiradas(ou querendo chegar lá) atrás de mais uma fatia do mercado, prontas para abocanhar cada centavo, cada vez mais suado de nós que somos os verdadeiros PROFISSIONAIS?

Certificação Oficial para Programadores PHP
publicado por Julian Dagolofi - 2004-08-23 13:59:59

Caro André,

Independentemente da opinião de cada um de nó sobre certificar-se ou não, agradeço-lhe pela iniciativa de informar-nos sobre essa possibilidade.

Creio que aprender com técnica e como deve ser bem realizado vale para qualquer tipo de profissional, especialmente no desenvolvimento.

Se conseguirmos evoluir na preparação para a certificação já terá valido a pena. Sinto pelo baixo poder aquisitivo que temos em relação ao dólar, pois determinadas cifras para nós já fará falta aos herdeiros!!!

Um abraço,

Julian Daglofi

lado bom!!!
publicado por Newton Wagner - 2004-08-23 15:42:34

Vejam pelo lado bom: Com a certificação, mais empresas vão passar a utilizar o PHP, com a certificação, as empresas vão passar a confiar mais na linguagem (é o que eu acho). É o PHP querendo entrar no mercado de vez.

Pra nós desenvolvedores, fica a opção de certificar ou não, assim como os que programam em Java, Delphi e etc. Acho que se houver uma integração do PHP com Java ou .NET, teremos uma grande evolução no mercado de trabalho.

Grupo de estudos
publicado por Luiz Jesus Pires da Silva Jr. - 2004-08-23 21:09:27

E ai galera agente poderia montar um grupo de estudos para os que tiverem intereçados em tirar a certificação

Valew

Parabens pessoal..
publicado por Marcelo Pereira Fonseca da Silva Esse usuário pertence aos 10 usuários mais ativos do site - 2004-08-24 07:21:39

Gostei de ver os ultimos comentarios...

fico feliz que alguns conseguem ver o lado bom da coisa.

O essencial.. com a zend metida nisso dando o impacto que precisava pra toda empresa usar
cada vez mais.

sobre integração com java acho que já tem viu :P

Grupo de estudos
publicado por Leandro Maniezo - 2004-08-24 07:27:59

Acho que seria legal um grupo de estudo talvez até uma categoria no faq para certificação... de repente fazer um projeto em grupo passando por todos topicos da certificação...

Grupo de estudos
publicado por Felipe Luís Tonon - 2004-08-24 09:00:03

Acho ótima a idéia do grupo de estudos e da FAQ.

Não tem como negar que o profissional certificado estará competitivamente muito à frente dos não-certificados.

Re: Parabens pessoal..
publicado por Rodrigo Rodrigues - 2004-08-25 23:51:47

Marcelo já que vc tocou no assunto da integração com java...
Atualizei meu script caso alguém queira "http://www.phpbrasil.com/scripts/download.php/id/2556" leia o README.txt para maiores informações.

Em Português
publicado por Jorge Jardim - 2004-08-27 01:52:57

Existe algum livro ou guia de estudo para certificação em português?

preço salgado
publicado por Newton Wagner - 2004-08-27 16:37:55

Pois é galera.. andei vendo o site lá novamente, o custo para fazer a prova é de 200 dólares. Um pouco caro.

Certificação da Borland, se não me engano, são 150 ou 120 dólares, e da Microsoft, apenas 90 dólares...

Mas sempre tem o lado bom.. vai limitar ainda mais o grupo de profissionais certificados. Pra quem se interessar e pagar os R$ 600,00 (mais ou menos) pra fazer a prova e conseguir passar, vai ser um grande diferencial.

Re: Em Português
publicado por André de Castro Zorzo Esse usuário pertence aos 10 usuários mais ativos do site - 2004-08-27 16:41:30

Olá,

pelo site, o guia de certificação que eles oferecem por 30 doletas.. é em inglês, por enquanto...

mas creio que logo, haveram cursos e o guia em português...

[]s

.,.,.,.,.,
publicado por cbov - 2004-08-28 04:07:43

bá para o pessoal emocionado que pensa que o php ainda não entrou no mercado desculpem mas o php entrou brincando a mais de 5 anos tanto que fazem quase 5 anos que programo nesta linguagem e a considero a minha linguagem nativa no micro pois apartir dela que fui aprender algoritimos e logica para depois chegar na faculdade e descobrir que estou "aprendendo" o que ja sabia

Prestígio à Linguagem
publicado por Misael Silveira - 2004-08-29 10:58:43

Olá creio que a certificação em si não irá trazer prestígio algum à linguagem, e sim ao programador certificado.
Se certificação desse prestígio à alguma coisa, que não seja o profissional, todos nós em unanimidade elegeríamos os servidores windows como os melhores, visto que tem cursos e certificação pra todos eles, desde o 3.11.
A linguagem em si já é muito prestigiada, pois o custo/benefício dela é muito grande, desde que rodade em uma plataforma totalmente free, como por exemplo em algumas distribuições linux usando apache/mysql. Detalhe, a maior parte dos servidores web rodam apache, só pra lembrar o diferencial, e o servidor IIS com certificação ocupa um nicho pequeno.
Não adianta de nada alguma coisa ser certificada, se o custo é alto, se a segurança é baixa entre outros fatores.
O que prestigia alguma coisa são as características e não certificações.

[]'s

Prestígio, sim! eu acho
publicado por Newton Wagner - 2004-08-30 15:19:55

Respondendo aos dois ultimos comentários:

Quando eu disse que uma linguagem ganharia prestígio, digo isso justamente por que o desenvolvedor terá a certificação. Se você tem desenvolvedores certificados, a linguagem ganhará prestígio.

Com este prestígio, empresas que antes não acreditavam no PHP podem passar a se interessar. E por isso eu disse que ele entraria no mercado de vez.

E que prestigio !!
publicado por Enio Antonio Manfroi Filho - 2004-08-31 07:53:50

Se alguém ainda estiver interesse em montar um grupo de estudos eu gostaria de fazer parte..
vejo a maioria se debater e falar mal, mais eu lhes pergunto.
Se vocês fossem donos de uma empresa e estariam interessados em contratar este tipo de serviço , quem vocês contratariam ?
Um profissional certificado ou alguém que quem vcs ouviram falar que programa bem ????

Se somos tão bons assim que mal tem além de ser bom, ser bom e certificado ???

Se alguem quiser estudar to por ai !!

Será que vai dá mais R$ ??
publicado por Olavo Alexandrino - 2004-09-01 10:36:03

Moro em Recife e PHP é amplamente usado...porém financeiramente para o programador está longe, muito longe de programadores Java!

Será que vai mudar?

Mais um pró
publicado por Newton Wagner - 2004-09-01 13:25:48

Pois é Olavo, mais um pró. Se a linguagem se popularizar e passar a ser mais utilizada, com certeza teremos uma valorização maior dos desenvolvedores, e ainda mais para os certificados.

Grupo de estudo
publicado por Leandro Maniezo - 2004-09-01 18:39:19

Pois é galera como Enio falou tmb estou interessado no grupo de estudo se alguem tiver alguma idéia de montar um grupo ou não sei se possivel o faq no proprio phpbrasil sei la de alguma forma poderiamos reunir os interessados...

O negocio é esse mesmo diferencial como citado porque não ser um bom programador e por cima certificado!!!

Re: E que prestigio !!
publicado por Misael Silveira - 2004-09-01 21:13:55

Eu diria que contrataria o que tivesse o melhor currículo. Não importando se o cara fosse certificado ou não.
Cito um exemplo de falha nas certificações no caso do java, que com 50% de acerto o cara é aprovado.
A certificação é boa sim. Mas entre um cara que já trabalhou em vários projetos e funcionais (se tivesse mais que alguém certificado) e alguns anos a mais de experiência, com certeza a vaga seria do não certificado. Justo que com a prática se chega á perfeição. :)

Re: Grupo de estudo
publicado por Luiz Jesus Pires da Silva Jr. - 2004-09-01 21:46:48

Como ninguem tomou iniciativa aqui vai é aberto para todos.
Vamo estuda galera heheheheh

http://br.groups.yahoo.com/group/certificacaophp

re:Re: Grupo de estudo
publicado por Murilo de Souza Lopes - 2004-09-01 22:12:37

já me cadastrei ,vou estudar tambem já baixei o pdf :D , começei a ler hoje já no começo fala sobre MVC uii show... só não gostei da propagando do dreamweaver MX no pdf

Vamos nos profissionalizar...
publicado por Diogo Gomes Esse usuário pertence aos 10 usuários mais ativos do site - 2004-09-02 18:41:33

Até a algum tempo, um desenvolvedor php que quisesse ter um status no mercado, ou melhor, um papel que certificasse esse status tinha que recorrer a certificações em outros produtos ou linguagens, com essa possibilidade não precisamos agora mudar de ramo pra ganhar um canudo.
Mas vale lembrar, que é uma novidade, então a maioria das empresas também não conhece como é feita a certificação, diferente por exemplo das certificações Microsoft que são reconhecidíssimas... O fator a favor é que a avaliação está nas mãos da Vue, o que determina a qualidade.

Vou pensar duas vezes em fazê-la agora, apenas devido ao preço. Uma certificação Java ou MS é mais barata e o retorno parece vir mais rápidamente...

Sobre a integração com .NET, veja http://www.php.net/manual/pt_BR/ref.dotnet.php (requere o Mono)

eu também
publicado por Newton Wagner - 2004-09-03 17:06:54

me cadastrei no grupo também! Também estou só avaliando a questão do preço, mas acho que vou estudar pra me certificar tb.

PDF completo do GUIA
publicado por Misael Silveira - 2004-09-04 13:46:16

Alguém tem o link para o download do PDF completo do GUIA??
Abração...

URUCUBACA DE LOSER
publicado por tiagofd - 2004-09-09 01:07:05

Só pra relembrar:
http://www.phpbrasil.com/faqs/faq.php/id/1107

no link acima alguns senhores talvez por não ter exata consciência do que se trata software livre estavam dissertando sobre a impossibilidade de o PHP ter algum tipo de certificação, bom ao meu ver , software livre, não quer dizer que se trata de um bando de hippies de uma "comunidade" brincando de salvar o mundo, trata-se sim de um grupo profissionais extramente conscientes do impacto econômico e social causados pela tentativa de extinção do fenomeno das patentes de softwres e que sim porque não dizer !! possuem como finalidade em seu trabalho atingir mudanças que visem a democratização da informação, mas tb não esqueçamos, Comercial e Corporativo , visa desenvolver softwares de alta qualidade e aceitabilidade no mercado de livre disponibilidade do código, para divulgação da tecnologia e consequentemente ampliação de sua UTILIZAÇÃO pelo mercado(leia-se Corporativo), portanto não existe nada mais óbvio e ao mesmo tempo interessante do que esta boa nova que o colega aqui dipos

Logo vejo que a regra não muda, hj empresas grandes de TI, optam por profissionais certificados, como sempre fizeram na era de ouro da Microsoft, hj em dia vc não ascende a uma posição de gerência de projeto em uma grande empresa de sotwares sem um PMI que suporte o teu currículo e legitime as tuas ações.

Portanto, acredito simplismente que com o PHP vai ser a mesma coisa ...:)

RS
publicado por rafaelsilva - 2004-09-09 14:39:45

Aqui no sul procurei alguma empresa para isto, mas elas ainda não estão dando informações sobre a certificação!! Muito estranho isto!

+ uma certificação
publicado por Karluz - 2004-09-09 15:14:10

Vamos ver quantos obtem esse certificado após passar toda essa empolgação, grupos de estudo, etc..., certificados como esse tem pouquissimo valor para empresas e não fazem diferença alguma para quem já possue um trabalho estavel, essa certificação parece coisa de Micro$oft e não tem nada a ver com software livre.
Pagar U$$ 200,00 por isso (como andam dizendo) só pode ser piada.

Valor
publicado por Diogo Gomes Esse usuário pertence aos 10 usuários mais ativos do site - 2004-09-09 18:16:17

Não quero colocar em questão a validade da certificação, mas uma coisa tem que se admitir, o valor está massacrante, isso claro para nós que vivemos num país cuja moeda é bem desvalorizada quanto o dólar e isso reflete no que podemos gastar com produtos lá de fora. Imagine tentar se certificar num país cuja desvalorização é 3 vezes maior que a do Brasil, se eu não me engano o Peru tem algo parecido.

A Zend deveria tentar regionalizar o custo ou trabalhar a valorização do certificado junto ao mercado.

Só informando
publicado por Newton Wagner - 2004-09-14 12:13:35

Só informando que o preço já caiu de $200 para $100, agora acho que é um preço mais justo.
Concordo em partes com o Karluz. Não sei se a certificação em PHP vai valer tanto a pena assim, já que o PHP é uma linguagem pouco comercial. Vale mais uma ceritificação Java, com certeza.. mas nada impede um crescimento no PHP, com o PHP 5 e as constantes atualizações. Se nós, desenvolvedores, dermos valor ao nosso trabalho, a linguagem também se valorizará.

Re: Só informando
publicado por André de Castro Zorzo Esse usuário pertence aos 10 usuários mais ativos do site - 2004-09-14 16:25:50

mas, isso só para quem fizer até o final deste mês!

É galera!!!
publicado por Marcos V. Frade - 2004-09-16 14:05:25

Vamos mostrar a que viemos e estudar pra valer! Abraços

Certificação X Profisisionais
publicado por Fabricio Pelloso Piurcosky - 2004-09-24 13:18:47

Muito se falou sobre a certificação, mas gostaria de saber a opinião de vocês qto à legalização profissional da Informática.
A SBC é contra.Existe uma pauta já há muito tempo no Congresso Brasileiro, mas até hoje nada se fez...

Conselho nacional
publicado por brunolutti - 2004-10-07 11:17:34

isso ai Fabricio, temos que lutar, pois o projeto ta entrando na pauta de votacao e sem a nossa pressão os deputados vão fazer como eles bem entenderem...MOVIMENTO A FAVOR do CONIN, Conselho Nacional de Informatica.

Grupo de Estudo
publicado por Filipe Gomes Esperandio - 2004-10-21 21:00:12

Alguns comentários diziam a respeito de um grupo de estudos de PHP.

Estou com um espaço para isso no servidor do Colégio Batista (http://www.colegiobatista.org.br), é um grupo voltado para iniciantes, mas qualquer um pode participar e colaborar.

Basta acessar http://www.colegiobatista.org.br/teleduc/pagina_inicial/mostra_curso.php?&cod_curso=6&tipo_curso=A&extremos=
e fazer sua inscrição...

Blz?
Abraços...

ZEND À PARTE
publicado por Elói Leonardo E. M. da Silva - 2004-11-06 23:38:17

Gente sabe o que acho sobre a certificação? É o seguinte... Zend é Zend CLAAARO! Mas antes de tudo, na minha opinião, vem várias outras coisas importantes... não vou discutir a certificação ZEND propriamente dita. A minha discussão gira mais entorno da profissão como um todo. Vejam:

Ter uma certificação em uma linguagem é muito útil mas como diferencial e não como determinante. O que quero dizer com isso é que um cara com um curso superior seja ele Graduação ou Sequencial tem um valor alto no mercado de trabalho uma vez que ele é habilitado não à apenas uma linguagem mas à "lógica da coisa" como um todo.

Hoje com o linux tomando espaço o php vem junto. Já tive conhecimento de várias universidades que vem adotando o PHP como linguagem de estudo em iniciação cientifica e outros projetos... isso não chega a ser uma certificação mas já dá um booommm enorme pro cara que deseja trabalhar na área do php. Com as faculdades tomando essa iniciativa rapidinho irão inserir o php como linguagem nativa no estudo das materias voltadas a desenvolvimento web como é feito, hoje, com java. Claro que a grade de estudos vai variar de curso para curso mas isso mais cedo ou mais tarde acontecerá... inclusive se não me engano exite uma faculdade no sul do país (UNIVATES) que já tem projetos avançadissimos como SAGU, Sistema Aberto de Gestão Unificada em php e experiencias em código aberto.

Outra coisa que pesa a meu ver é o caso da desvaloriazação social da profissão. TODO MUNDO FALA:
Informática dá dinheiro... só se for pros gringos... eu pagava R$ 650,00 reais no meu curso superior (sem contatar gastos inerentes) e quando estagiava via caras formados ganhando R$ 600,00 / mês para fazer projetos avançados em php usando até GeoProcessamento e monitoramento via satélite (detalhe como estagiário eu ganhava R$ 300,00 hehehe). Por que? Por nao temos o CONIN. Qualquer cara que fala eu programo vira Desenvolvedor e isso sucateia a profissão seja tendo ela certificação ou não... antes de brigarmos por certificações (sei que aqui a discussão não é exatamente essa) temos que brigar pela profissão.

Se não nossa discussão será sempre assim:

- Não sou certificado e ganho R$ 600,00...
- Que isso EU SOU CERTIFICADO e ganho R$ 700,00

A profissaõ esta desgatada
publicado por morimoto - 2004-11-09 19:06:52

Galera vamos colocar os pès no chão, informatica virou putero, todo mundo que acha que etende alguma coiza, mexe faz cagada, desvaloriza nossa profissão, e depois que realmente sabe ganha uma mixaria pra ficar concertando erro dos outros, certificação so seceria, se todas as empresas obrigassem seus funcionarios a ter.
Eu antigamente sem saber php ganhava R$800,00, hoje que eu sei estou desempregado.
Putz né.

Re: A profissaõ esta desgatada
publicado por Rafael Torres - 2004-11-10 08:08:37

Morimoto, concordo com você! Hoje em dia qualquer pessoa que acha que sabe programar desenvolve sistemas extremamente baratos e de baixa qualidade, e isso faz com que as pessoas que realmente sabem programar sejam obrigadas a baixar o valor do serviço para concorrer com eles.

O problema é que muitos clientes não se importam com a qualidade do sistema, se ele poderá ser expandido no futuro, se possui um bom tratamento de erros, etc. O que muitos clientes querem é um sistema "bonitinho" e que funcione. Quem nunca ouviu a frase: "Tudo isso? Mas meu sobrinho faz a mesma coisa pela metade do preço!".

Pra muita gente não interessa se você é certificado. O que eles querem é gente que saiba muito e cobre pouco por isso. Se você tem um certificado, com certeza vai querer um retorno, e cobrará mais caro pelo seu serviço. Mas será que isso não seria uma desvantagem?

Dependendo do ponto de vista, a certificação pode até piorar sua situação, ou então não melhorar nada. A vantagem seria encontrar alguma empresa disposta a pagar mais por funcionários certificados. Nesse caso, a certificação teria muito valor e o retorno seria garantido.

Sobre o CONIN
publicado por Wanddah - 2004-11-12 09:37:42

Axo bom começar a agilizar essa parada do conselho senaum agt vai passar o resto da vida com um trampo de segunda classe, e o pior, MAU PAGO...Ng merece...
Se alguém tiver mais alguma novidade ou idéia de como agilizar essa parada, Tamos aí!!! Quanto mais gente tiver por dentro da história melhor...

Puro Marketing!
publicado por Henrique Melo - 2004-11-25 10:11:29

Boa tarde Pessoal!

Sou Prof. e profissional atuante na área de informática. O que posso dizer a respeito desta má remuneração na nossa área é que falta um marketing melhor. Nós, por natureza somos pessoas que sabemos fazer e muitas vezes não sabemos vender o nosso peixe pelo preço que queremos, mas pelo o que nos pagam.
Aprendi e estou sempre aprendendo coisas em relação a isto, já que na cidade onde moro é muiiitto difícil alguém ganhar bem. Ainda mais nesta área. No entanto, tenho várias idéias e projetos que com muito esforço consigo realizar alguns pra ajudar aos que acreditam neles a também ganhar um dimdim legal.

Abraços

Já existe?
publicado por Keynes Fernandes do Nascimento - 2004-12-08 18:40:58

Pessoal eu to começando agora com programacao PHP, gostei da ideia do grupo de estudo... ja existe?

Somos certificados!
publicado por Alessandro do Valle Nunes - 2005-02-11 14:43:25

Olá pessoal,

Eu e meu sócio Daniel somos os primeiros profissionais certificados da américa latina pela Zend:

Daniel de Oliveira Santos Neto
Zend PHP Certification - Authentication
http://zend.com/zce.php?c=ZEND001318&r=209210010

Alessandro do Valle Nunes
Zend PHP Certification - Authentication
http://zend.com/zce.php?c=ZEND001289&r=210256171

Temos também uma comunidade no Orkut:

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1317578

Um abraço.

Obrigado pela informação.
publicado por Fernando dos Santos Amador - 2005-05-30 09:44:13

Agora um temos mais um diferencial.

Material para Certificação
publicado por diego silva - 2005-07-06 14:34:26

Alguem pode me enviar um link para download de um material bom para estudo, para mim preparar para a certificação da Zend. . .Pode até mandar para o email

Preciso Também
publicado por tmarsiglia - 2005-11-01 05:46:41

Também preciso de um material bom pra estudar!!! Se alguém tiver pode me enviar um e-mail!!! Grato desde já!!!

Bom saber + eh muito caro
publicado por brasilio thomazo - 2006-01-15 19:39:00

Eh bom saber sobre esse certificado mas 200 dolares eh um preco alticimo soh p/ vc poder dizer eu sou um proficional em php com certificado.
Pq vc nao vai aprender nada com esse certificado e nao tera garantias seguras q tera um retorno.
Pq com ou sem certificado o verdadeiro programador de php faz o servico.
Mas cada um cada um.
Alguns tem certifacado ou certificao o seu trabalho.

Publique os seus Comentários

Nome:
Email:
Título:
Comentário:

NOTA: Cadastre-se no site para poder publicar comentários.

 
webmaster: João Prado Maia   © 2000 - 2005 phpbrasil.com
Gerado em 2.229 segundos