+2

Desenvolvendo Aplicações AJAX com o framework SAJAX

criado por Benjamin Grando Moreira em 19/12/2005 4:26pm
O SAJAX (Simple Ajax Toolkit) é um framework para AJAX que possui implementações além do PHP, para ASP, ColdFusion, Perl, Python, Ruby entre outros. Tem por objetivo facilitar o desenvolvimento das aplicações AJAX.

Para ler mais sobre o AJAX consulte os links:

http://www.robsonjunior.com.br/post/juntao-ajax/
http://www.linhadecodigo.com.br/dicas.asp?id_dica=1253&sub=46
http://www.adaptivepath.com/publications/essays/archives/000385.php

Para mais informações sobre o SAJAX consulte os link:

http://www.modernmethod.com/sajax/

Outros links estou deixando na última página do artigo. Na penúltima página escrevo como usar o SAJAX com o Smarty Template.

O exemplo que vou explicar é um que vem com o SAJAX. Eu já encontrei um artigo que explicou sobre o mesmo exemplo, mas não considerei tão explicativo.

Comentários:

Mostrando 1 - 10 de 25 comentários
Senhores,

Conheço um framework muito interessante chamado "Scriptcase", onde tem uma grande liberdade para programar, utilizando eventos tanto em javascrit, php, AJAX, e agora com a utilização do Jquery. e a utilização de SAJAX

É um ambiente completo de desenvolvimento de aplicações Web em PHP com uso da tecnologia AJAX. O desenvolvimento é feito diretamente no browser, permitindo integração da sua equipe além de possibilitar o desenvolvimento colaborativo.

Suporta os Bancos de Dados mais usados no mercado (Oracle, DB2, MS SQLServer, MySQL, PostgreSQL, Sybase, MS Access, etc) e as aplicações geradas são totalmente independente da ferramenta, sendo compatíveis com Windows, Linux, AS/400 entre outros.

O ScriptCase permite criar novos sistemas ou agregar aplicações WEB a sistemas já existentes. Para o usuário profissional, o ScriptCase permite a programação avançada (regras de negócio), permitindo até a criação de sistemas complexos. Para o usuário final, devido a facilidade de manuseio - o ScriptCase requer apenas conhecimento básico de SQL - torna-se forte gerador de relatórios e consultas em diversas saídas, destacando-se os formatos PDF, XLS e RTF.


http://www.netmake.com.br/
22/04/2010 10:40pm (~14 anos atrás)

Gostaria de saber se alguem sabe alguma forma de eu ter uma variavel q não recarregue toda vez q eu chamar uma função, +- assim tenho uma função q toda vez q euchamo ela eu informoum novo valor a ser add num array, cada vez q eu chamar essa função e cria um novo indice no array mas mantendo os valores antigos do array, para somente no final dos meus processos eu utilizar o array num submit normal.

não sei se fui claro o suficiente mas acho q da pra entender o q eu preciso
19/11/2007 5:08am (~16 anos atrás)

Ja fiz uns 5 projetos usando AJAX , mas todos eu fiz na mão , nunca usei framework , agora fica a duvida , como eu passo o dados de um form para um banco de dados ? nao adianta falar que eu pego usando document.getElementById e passo os dados pelo ajax.open() e ajax.post() ..quero algum codigo fonte que use formluario e utilize o framework Sajax
05/10/2006 10:02am (~17 anos atrás)

Alguem sabe ou já tentou fazer essas funções do php estarem dentro de uma classe...

+- assim o javascript chamar um objeto de uma classe php????

se for possivel alguem sabe me dizer se é vantagem ou não utilizar esse recurso dessa maneira????
10/08/2006 10:15am (~17 anos atrás)

Roda sim. O que precisa para rodar é de um interpretador como o PHP.
08/06/2006 7:04pm (~18 anos atrás)

Miro Batista disse:
O Sajax roda com IIS?
08/06/2006 8:41am (~18 anos atrás)

Qual seria a melhor opção SAJAX ou XAJAX usando o Smarty?
10/05/2006 7:08am (~18 anos atrás)

Muito bom o Artigo.
Podeira mostrar um outro exemplo com Smarty?

Flw!
10/05/2006 7:06am (~18 anos atrás)

Olá pessal, blz?

Estou com um problema, quando chamo uma aplicação feita com Sajax, passando por parametro alguma variável(principal.php?/id_menu=teste_ajax), não obtenho o valor de retorno da minha função. Com este id_menu, eu chamo a aplicação teste_ajax.php. Fiz alguns testes, e se eu simplesmente chamo a aplicação sem passar parametros, dá certo.
Alguem tem alguma sugestao?
25/03/2006 4:46am (~18 anos atrás)

function do_Teste_cb() {
setTimeOut('do_Teste',1000)
}
function do_Teste() {
x_Teste('',do_Teste_cb);
}
do_Teste();
24/03/2006 9:45am (~18 anos atrás)

Novo Comentário:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)